Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Script em Python para Bot em Telegram

yawgmoth
 Share

Question

Olá turma. Bom dia.

Bem, sou da área de humanas mas gosto bastante de informática e sou muito curioso em linguagem de programação. Estou começando com o python e estou gostando bastante. Estou começando no codecademy (alguém tem uma indicação melhor para um iniciante em progamação?), mas um amigo me disse que eu deveria já pegar um "problema" real e ir pensando em soluções.

Bom. Estou brincando com uma API para bots no telegram e estou me divertindo bastante. Mas estou com algumas dúvidas...

Nisso aqui:

@bot.message_handler(func=lambda message: message.text == "cachorro")
def command_text_cachorro(m):
   bot.send_message(m.chat.id, "Você gosta de cachorro?")

O que é feito aqui, basicamente, é quando alguém - em um grupo - digita cachorro, o bot envia a mensagem. O que eu gostaria era que a mensagem a ser enviada fosse aleatória dentro de algumas que eu escrevesse. Uma outra coisa é que o bot só lê cachorro se a palavra estiver sozinha. Gostaria de saber como posso encontrá-la em uma frase maior (testei o find mas acho que terei que usar regex, certo)?

Abraços

Edited by yawgmoth
esqueci um detalhe

6 answers to this question

Recommended Posts

• 0

você deve saber que tipo de dados você recebe, se é string, bytes ou qualquer outra coisa

Apos isso você pode converter para string, se já não estiver, e usar o in

'b' in 'abc' # este comando retorna verdadeiro 

Com isso fica independente o tamanho da mensagem

• 0

Realmente. 

No código eu não consegui identificar onde são recebidos. Esse trecho que te colei é apenas um "monitor" do script que printa, no console, o que está sendo escrito no grupo.

Você poderia dar um pequeno exemplo sobre o in ou passar algum link? Agradecido.

• 0

Opa olha dois exemplos que você pode fazer no terminal do python

com listas:

# in em listas
lista = [1, 2, 3, 4, 5]
n = 2 # faça um teste colocando um numero maior que 5

if n in lista:
    print(n , 'esta na lista')

else:
    print(n, 'não esta na lista')
# in em strings

frase = 'O rato roeu a roupa do rei de roma'
palavra = 'rato'

if palavra in frase:
    print('usa chumbinho que não roe mais')

else:
    print('roeu e correu')

você pode achar mais informações na documentação

• 0

Olá pessoal,

Eu estou querendo aprender a programar, só que ao pesquisar há respeito de programação aparecem tantas coisas, tantas linguagens e eu fiquei bem confuso e perdido. Mas em uma das matérias que eu li eu descobri que Python é uma boa linguagem para quem está começando e recentemente eu descobri o telegram e seus BOTs que são extraordinários. Então resolvi unir tudo isso aqui é pedir a ajuda de vocês para começar, tenho dúvidas bem amadoras, mas que são de extrema importância para que eu compreenda como tudo funciona, vamos lá.

Esse script a cima é inserido onde para que o BOT funcione? Pois no próprio telegram não tem onde colocar esse código aí. Eu acho né rs

Pelo que vi o script fica hospedado em algum lugar e usamos o token do telegram para ativar o BOT lá no site/servidor que ele esteja hospedado, estou certo? Se sim me digam onde posso hospedar meu BOT.(gratuitamente claro)

Tenho diversas dúvidas mas não sei exatamente quais preciso de imediato para começar, essas foram as que vieram à cabeça no momento.

Se a pergunta estiver em local errado eu peço desculpas e peço que me indiquem onde perguntar. Lembrando que é a primeira vez que venho nesse site.