Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

botão DELETE

joanita
 Share

Question

tenho este codigo:

<?
//liga-se à base de dados
require_once("ligabd.php");
include("style.css");

// executa a CONSULTA AZUL CÉU
$sql = "SELECT * FROM suites WHERE (suite = 'azul céu')";
$azul_ceu = mysqli_query($con, $sql);

// conta o número de registos da CONSULTA DA SUITE AZUL CÉU
$total_azul_ceu = mysqli_num_rows($azul_ceu);

echo "<p align='center'><titulo>SUITE AZUL CÉU (" .$total_azul_ceu. ")</titulo></p><hr>";

// exibe os registos da CONSULTA DA SUITE AZUL CÉU
while ($f = mysqli_fetch_array($azul_ceu)){

echo "<table align='center' width='500' border='0' cellpading='3' cellspacing='3' bgcolor='#004221'>

<tr><td align='right' width='150' height='32'><txt1>Nome:&nbsp;    </txt1></td><td bgcolor='#004221'><txt2>&nbsp;&nbsp;<font color='yellow'><b><i>".$f['nome'].    

"</b></i></txt2></td></tr>",
    "<tr><td align='right' width='150'><txt1>Telefone:&nbsp;        </txt1></td><td bgcolor='#00572c'><txt2>&nbsp;&nbsp;".$f['telefone'].                  

"</txt2></td></tr>",
    "<tr><td align='right' width='150'><txt1>Email:&nbsp;            </txt1></td><td bgcolor='#004221'><txt2>&nbsp;&nbsp;".$f['email'].                  

"</txt2></td></tr>",
    "<tr><td align='right' width='150'><txt1>Suite Reservada:&nbsp;        </txt1></td><td bgcolor='#00572c'><txt2>&nbsp;&nbsp;".$f['suite'].                 

"</txt2></td></tr>",
    "<tr><td align='right' width='150'><txt1>Tipo de Reserva:&nbsp;        </txt1></td><td bgcolor='#004221'><txt2>&nbsp;&nbsp;".$f['tipo_reserva'].             

"</txt2></td></tr>",
    "<tr><td align='right' width='150'><txt1>Data Check-in:&nbsp;        </txt1></td><td bgcolor='#91c200'><txt2>&nbsp;&nbsp;".$f['checkin'].                 

"</txt2></td></tr>",
    "<tr><td align='right' width='150'><txt1>Data Check-out:&nbsp;        </txt1></td><td bgcolor='#ff1f1f'><txt2>&nbsp;&nbsp;".$f['checkout'].                 

"</txt2></td></tr>",
    "<tr><td align='right' width='150'><txt1>Late Check out:&nbsp;        </txt1></td><td bgcolor='#004221'><txt2>&nbsp;&nbsp;".$f['late_checkout'].             

"</txt2></td></tr>",
    "<tr><td align='right' width='150'><txt1>Valor já Pago:&nbsp;        </txt1></td><td bgcolor='#00572c'><txt2>&nbsp;&nbsp;<b>".$f['pagamento'].             "

€</b></txt2></td></tr>",
    "<tr><td align='right' width='150'><txt1>Hora de Chegada:&nbsp;        </txt1></td><td bgcolor='#004221'><txt2>&nbsp;&nbsp;".$f['hora_chegada'].             

"</txt2></td></tr>",
    "<tr><td align='right' width='150'><txt1>Nº Camas Extra:&nbsp;        </txt1></td><td bgcolor='#00572c'><txt2>&nbsp;&nbsp;".$f['camas_extra'].             

"</txt2></td></tr>",
    "<tr><td align='right' width='150'><txt1>Nº Berços:&nbsp;        </txt1></td><td bgcolor='#004221'><txt2>&nbsp;&nbsp;".$f['berco'].                 

"</txt2></td></tr>",
    "<tr><td align='right' width='150'><txt1>Peq. Alm. no Quarto:&nbsp;    </txt1></td><td bgcolor='#00572c'><txt2>&nbsp;&nbsp;".$f['pequeno_almoco'].             

"</txt2></td></tr>",
    "<tr><td align='right' width='150'><txt1>Jantar Incluído:&nbsp;        </txt1></td><td bgcolor='#004221'><txt2>&nbsp;&nbsp;".$f['jantar'].                 

"</txt2></td></tr>",
    "<tr><td align='right' width='150'><txt1>Data do Jantar:&nbsp;        </txt1></td><td bgcolor='#00572c'><txt2>&nbsp;&nbsp;".$f['data_jantar'].             

"</txt2></td></tr>",
    "<tr><td align='right' width='150'><txt1>Nº Animais:&nbsp;        </txt1></td><td bgcolor='#004221'><txt2>&nbsp;&nbsp;".$f['numero_animais'].             

"</txt2></td></tr>",
    "<tr><td align='right' width='150'><txt1>Atividades Incluídas:&nbsp;    </txt1></td><td bgcolor='#00572c'><txt2>&nbsp;&nbsp;".$f['atividades'].             

"</txt2></td></tr>",        
    "<tr><td align='right' width='150'><txt1>Serviço de Transporte:&nbsp;    </txt1></td><td bgcolor='#004221'><txt2>&nbsp;&nbsp;".$f['transporte'].             

"</txt2></td></tr>",        
    "<tr><td align='right' width='150'><txt1>Pedido Especial:&nbsp;        </txt1></td><td bgcolor='#00572c'><txt2>&nbsp;&nbsp;".$f['pedido_especial'].            

"</txt2></td></tr>",
    "<tr><td align='right' width='150'><txt1><font color='#91c200'>Nº ID Reserva: ".$f['id']."&nbsp;</font></txt1></td><td bgcolor='#00572c' ><txt2>&nbsp;<form action='apagar.php'

method='post'>&nbsp;<input type='submit' value='Eliminar esta Reserva'></form></txt2></td></tr>

</table><br>"
;}

// fecha ligação
//mysqli_close($con);
?>

com este codigo ele lista todas as reservas para essa suite uma abaixo da outra, mas eu quero que em cada uma apareça o botao "Eliminar esta Reserva" do form acima (a vermelho) e que ao clicar nele elimine apenas essa entrada individual dessa reserva. vai ter varias reservas e não estou a conseguir criar esse botão :( preciso de ajuda! tou a dar em doida e so falta isso pra terminar o script...

17 answers to this question

Recommended Posts

• 0

1 - o padrão é você ter uma coluna chave primaria na tabela do banco de dados
(vamos chamar essa coluna de "id");
2 - no formulário, é só passar esse "id" para a próxima página. ex:

<form action='apagar.php?id=<?php echo $f['id']; ?>'
method='post'>&nbsp;<input type='submit' value='Eliminar esta Reserva'></form>

3 - mesma lógica p/ pesquisar, editar etc. pesquise sobre querystrings.

Edited by Marcelo_2

• 0

A forma que o Beraldo ensina no tuturial não posso adaptar ao meu codigo porque teria que alterar toda a estrutura, Marcelo_2 como disseste também deu erro, coloquei assim:

<form action='apagar.php?id=(".$f['id'].")' method='post'>&nbsp;<input type='submit' value='Eliminar esta Reserva'></form>

não dá erro mas também não está a eliminar nada :/ , o meu /apagar.php?id=4 esta assim:

<?PHP

$id = $_GET["id"];    
$sql = "DELETE FROM suites WHERE id = $id";

?>

Edited by joanita

• 0

Não apaga nada porque estás a colocar parêntesis desnecessários no URL do formulário. Se fizeres um echo de $sql, o ID da reserva está a ser passado neste formato: (1). O que significa que estás a mandar o SGBD apagar um registo cujo ID não existe na tabela (uma vez que na tabela constará o ID 1 e não (1)).

• 0

bem eu removi os parentesis pelo que na barra de endereços já me aparece.../apagar.php?id=4

mas continua sem apagar o registo... quando verifico no lista.php aprece na mesma la.

eu precisava mesmo que isso funcionasse, tal como da mesma forma eliminasse as reservas das lista automaticamente após passar a data de checkout, mas não é só... necessitava que as coisas desaparecessem da lista, mas também que permanecessem num registo para mais tarde poder fazer o balanço... por exemplo no final do mês ou do ano, que desse para ver todas as reservas de determinado periúdo de tempo. passa-me o teu mail por mensagem wootzor, assim posso enviar-te os ficheiros para veres e ajustares é mais fácil, são poucos, não vou dar muito trabalho prometo.

• 0

isso eu sei, mas não faz qualquer sentido porque estou a usar o ficheiro do login com os dados de acesso que é usado em tudo e está corréto em tudo, mas neste esta a dar esse erro não percebo porquê...

• 0

Eu tenho um file.php com os dados de acesso, servidor, user e pass... é o file que é usado para todas as outras funções do script como listar, inserir etc... se funciona bem em todas porque nāo funciona nesta? É chamado com "require" no file apagar... não percebo

• 0

se colocar assim: $sql = "DELETE FROM suites WHERE id=$id"; não me dá erro, mas também não apaga...

<?PHP

$id = $_GET["id"];
$sql = mysql_query("DELETE FROM suites WHERE id=$id");

?>

Assim da-me o tal erro de acesso... :(

o meu ligabd.php está assim e funciona lindamente com tudo o resto:

<?PHP
// ligação e seleção da base de dados
$con=mysqli_connect(

// SERVIDOR