Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Dúvida Cruel, iniciante C++

ldsouza

Question

Bom dia a todo,

Estou iniciando em C++ e tenho utilizado URI Online Judge, vídeo aulas e um aplicativo celular chamado Learn C++

Meu problema é o seguinte, existe uma etapa do aplicativo que eu de fato "congelei", não estou conseguindo compreender de forma sólida o que acontece com o código para ter o output gerado.

Segue o código:

#include <iostream>

using namespace std;

int main()

{

int num = 1;

int number;

int total = 0;

while (num <= 5) {

cin >> number;

total += number;

num++;

}

cout << total << endl;

return 0;

}

Eu entendo que o resultado será a somatória de todos os valores exibidos dentro da variável total, mas como isso ocorre, por que isso ocorreu, eu não consegui compreender de forma sólida;

Gostaria que me explicassem minuciosamente a forma que o código trabalhou para que tenha as saídas que tem.

5 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Galera, estou quebrando a cabeça e estou começando a desmembrar esse código...

A linha "while (num <= 5)" conversa com a variável "int num = 1"; sendo o valor da variável "1", o loop "rodará" as cinco vezes, se "int = 2", o loop "rodará" 4 vezes e por ai adiante.

A linha "total += number" descreve que o valor inserido para a variável "number" determinará o valor para "total" pois, "int total = 0".

Já num++ determina que o loop seguirá uma sequencia de 1 por vez, já que ++ é o mesmo que dizer num = num + 1, correto? Assim ele não saltará nenhum valor dentro dos 5 loops máximos possíveis.

Mas ainda assim não entrou 100% na minha cabeça.

Perdão pelos posts em excesso, não estou conseguindo editar.

Mas complementando, estou em dúvidas em relação a última linha do while, o "num++".

Se ela é de fato a engrenagem que faz a relação de "int num = 1" e "while (num <= 5)" de torne "int num = 2", "int num = 3" e assim sucessivamente, até que tenhamos os 5 loops que somarão o "total".

Aguardo.

• 0
58 minutos atrás, ldsouza disse:

Se ela é de fato a engrenagem que faz a relação de "int num = 1" e "while (num <= 5)" de torne "int num = 2", "int num = 3" e assim sucessivamente, até que tenhamos os 5 loops que somarão o "total".

Sim, num vai sendo somada ++ até que saia do while. Se não fosse somado nada, ou fosse subtraído, o loop seria infinito. E esse cin >> num não é necessário no caso. Isso é para gravar um dado de entrada (do teclado).

• 0
 #include <iostream>

using namespace std;

int main()

{

int num = 1;

int number;

int total = ;

while (num <= 5) {//enquanto num for menor ou igual a 5 faz tudo o que esta entre as {}

cin >> number;//le a variavel number

total += number;//tota recebe total + number

num++;//num recebe num + 1;

}

cout << total << endl;

return ;

}