Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Dúvida sobre declaração de variáveis em c

act57

Pergunta

Olá turma,

Sou novo na programação em c e eu estava vendo alguns tutoriais no youtube.

Percebi que em alguns códigos declara-se em uma única linha as variáveis.

por exemplo

int a;

int b;

int c;

em uma única linha:

int a,b,c;

Gostaria de saber qual a diferença/vantagem dessa forma de declarar em um única linha. Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

A diferencia é que ocupa menos linhas, somente essa... trata-se da declaração de 3 variáveis igualmente, só que de uma forma diferente.

Não são as únicas formas, essa é outra por exemplo....

int num1,
        num2,
        num3;

Mas todas fazem o mesmo.

Link para o comentário

• 0

Por muito espaço que economize procure sempre praticar o código de forma descomplicada e mais entendível possível. Bom programador não é aquele que complica o código, bom programador é aquele que faz o código legível para outros companheiros. Com o tempo você entenderá o que digo... se recordar claro. >_<

Link para o comentário

• 0
23 horas atrás, vangodp disse:

Por muito espaço que economize procure sempre praticar o código de forma descomplicada e mais entendível possível. Bom programador não é aquele que complica o código, bom programador é aquele que faz o código legível para outros companheiros. Com o tempo você entenderá o que digo... se recordar claro. >_<

Sim, é verdade. Esses dias comecei fazendo aqueles programas basicos de média, tabuada, contagem de 0 a 100, etc. Quando salvei e depois abri novamente o código no dia seguinte eu mesmo não entendia mais nada o que tinha feito kkkkkk. A partir dai eu adiciono comentários para tudo o que faço.

Cara me tira outra dúvida: eu comecei vendo C/C++, pois me disseram que as primeiras versões do Java foram feitas em C. Daí eu pensei se eu aprender C/C++ primeiro eu terei mais facilidade em aprender Java? Ou eu viajei na maionese ou poderia ter aprendido Java logo de cara?

Ps: Sei que para iniciantes qualquer linguagem é bacana pra começar, contanto que goste do que faz. Mas eu segui essa linha de raciocinio de que aprendendo C/C++ eu teria mais facilidade em aprender outras linguagens, principalmente o Java, que é o que eu quero no futuro.

E ai faz sentido?

Link para o comentário

• 0
...Daí eu pensei se eu aprender C/C++ primeiro eu terei mais facilidade em aprender Java?...

Cara certamente sim! Vou lhe contar minha experiência. e logo depois minha opinião.

Levo aprendendo C/C++ a mais de 3 anos. Um dia me deu a loca de provar Java quando um amigo me pediu ajuda nessa linguagem. Quando entrei em contato com Java a minha primeira impressão foi tipo "Ehhhh donde estou? Que tenho que fazer?" kkkk. O primeiro que fiz foi buscar tutoriais lógico, como falo español encontrei rapidamente bons vídeos sobre o tema. Depois de ver uns quantos vídeos já estava programando em Java, claro que com muitas deficiências, pois era um linguagem que tinha pegado faz apenas dois dias, mas já era capaz de usar classes, utilizar OO etc. Realmente me pareceu muito fácil programar em Java, é como se tivesse aprendido Java em uma semana. Decidi não continuar, porque não gosto do tal Java sabe, não faço isso(programar) de maneira profissional, programar é apenas um hobby para mim, achei C++ muito mais potente por isso fico com ele, mais admito que Java tem muitas coisinhas interessantes. Resumindo... sim é facil mudar de C/C++ para muitos linguagens que sejam baseados nesses mesmos linguagens, Java, phyton, C# objetiveC, etc. você teria que aprender coisas novas claro, mas nada comparado com aprender uma nova linguagem desde zero por primeira vez.

sobre:"...Ou eu viajei na maionese ou poderia ter aprendido Java logo de cara? "
Depende muito o que você quer fazer. Se você quer programar aplicações para celulares então acho que você tá perdendo tempo em aprender C/C++, você pode ir diretamente para essa linguagem pois o tempo de aprendizagem vai ser o mesmo em C++ que em Java. Por outro lado se o que você quer é aprender profundamente o que é programar e não lhe importa o tempo que vai levar isso, então você tá no lugar certo, C/C++ são sem duvida os linguagens mais potentes que você vai encontrar. E como você mesmo falou... aprender outro linguagem é questão de uns meses em aprender a nova syntax do linguagem, é um tempo de adaptação muito menor que o tempo de aprendizagem. Até lhe sugiro você fazer uns programas básicos em Java também para ver as diferenças. 

Editado por vangodp
Link para o comentário

• 0
12 horas atrás, vangodp disse:

...Daí eu pensei se eu aprender C/C++ primeiro eu terei mais facilidade em aprender Java?...

Cara certamente sim! Vou lhe contar minha experiência. e logo depois minha opinião.

Levo aprendendo C/C++ a mais de 3 anos. Um dia me deu a loca de provar Java quando um amigo me pediu ajuda nessa linguagem. Quando entrei em contato com Java a minha primeira impressão foi tipo "Ehhhh donde estou? Que tenho que fazer?" kkkk. O primeiro que fiz foi buscar tutoriais lógico, como falo español encontrei rapidamente bons vídeos sobre o tema. Depois de ver uns quantos vídeos já estava programando em Java, claro que com muitas deficiências, pois era um linguagem que tinha pegado faz apenas dois dias, mas já era capaz de usar classes, utilizar OO etc. Realmente me pareceu muito fácil programar em Java, é como se tivesse aprendido Java em uma semana. Decidi não continuar, porque não gosto do tal Java sabe, não faço isso(programar) de maneira profissional, programar é apenas um hobby para mim, achei C++ muito mais potente por isso fico com ele, mais admito que Java tem muitas coisinhas interessantes. Resumindo... sim é facil mudar de C/C++ para muitos linguagens que sejam baseados nesses mesmos linguagens, Java, phyton, C# objetiveC, etc. você teria que aprender coisas novas claro, mas nada comparado com aprender uma nova linguagem desde zero por primeira vez.

Muito obrigado. Acho que vou ficar no c/c++ mesmo. Comecei mais por interesse nessa área da programação, trabalhei numa empresa que usava sql firebird para banco de dados, foi meu primeiro contato com uma linha de código. Era o dia todo só no "select, update, delete" kkkkk. Mas depois, através de colegas de trabalho, conheci a linguagem de programação. Foi então que descobri que dava para criar vários programas, softwares, aplicativos, desenvolvimento web, jogos e uma infinidade de coisas através disso. Fiquei muito fascinado e me interessei em aprender alguma. Sei que cada linguagem tem um foco específico, mas o que me interessava era o conhecimento na lógica de programação. Tentei iniciar por java que me indicaram, mas vi no site da oracle que o suporte para XP (OS que uso) havia terminado em 2014. Não desanimei e fui atrás de outra, foi então que percebi que existia muitos tutoriais, fóruns e comunidades no brasil voltados para c/c++ do que qualquer outra linguagem. Decidi começar por essa já que material e apoio para me tirar dúvidas não irão faltar haha. Sei que existem fóruns e tutoriais para as outras linguagens, mas boa parte delas é em outro idioma. Fora que C/C++ achei muito mais fácil de interpretar e compilar, acho que não é a toa que tem tantos fóruns e comunidades sobre ela.

Programação é um campo fascinante, não sei porque eu não iniciei nessa área antes. Sempre tive aquele velho preconceito de achar que programador é quem faz um "programa de computador". Enfim vangodp obrigado por compartilhar sua história, ainda vou postar bastante coisa aqui para me tirar futuras dúvidas kkkkk. Abraços.

Link para o comentário

• 0

Um programador conforme a wikipedia: Em computação, programador, desenvolvedor, codificador ou engenheiro de software é alguém que faz programação de computadores e escreve, desenvolve ou faz manutenção de software em um grande sistema ou alguém que desenvolve software para uso em computadores pessoais.[1]

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...