Gabrielvt14 Postado Novembro 9, 2016 Denunciar Share Postado Novembro 9, 2016 Olá. Estou iniciando meus conhecimentos em OO e também na linguagem PHP. Estou tento problemas para executar o seguinte código. Ele até executa o código porém ele me retorna uma NOTICE que não consigo encontrar onde esta o erro. A NOTICE diz o seguinte: Notice: Use of undefined constant saldoInicial - assumed 'saldoInicial' in C:\wamp64\www\PHP\ContaBancaria.php on line 11 Meu código é uma simulação de operações bancarias. Segue o código abaixo: <?php class Conta{ protected $nroConta; protected $titular; protected $saldo = 0; public function __construct($titular, $saldoInicial = 0){ $this->titular = $titular; $this->saldo = saldoInicial; $this->gerarNroConta(); } public function depositar($valor){ $this->saldo += $valor; echo "Depositando o valor de R$ {$valor} reais."; } public function sacar($valor){ $this->saldo -= $valor; echo "Sacando o valor de R$ {$valor} reais."; } public function verSaldo(){ echo "Saldo atual de R$ {$this->saldo} reais."; } public function verTitular(){ echo "Titular da conta: {$this->titular}."; } public function verNroConta(){ echo "Numero da conta: {$this->nroConta}"; } } class ContaCorrente extends Conta{ private $chequeEspecial = false; public function liberaChequeEpecial(){ $this->chequeEspecial = true; } protected function gerarNroConta(){ $this->nroConta = 'cc'. rand(); } } class ContaPoupanca extends Conta{ const JUROS = 0.5; public function previsaoProximoMes(){ $previsao = $this->saldo + (($this->saldo * self::JUROS)/100); echo "Previsao para proximo mes"; } public function gerarNroConta(){ $this->nroConta = 'cp'. rand(); } } echo "Conta Corrente:"; $cc = new ContaCorrente('Joao',500); $cc->verNroConta(); $cc->verSaldo(); $cc->liberaChequeEpecial(); echo "<hr>"; echo "Conta Poupanca:"; $cp = new ContaPoupanca('Joao',20); $cp->verNroConta(); $cp->verSaldo(); $cp->previsaoProximoMes(); ?> Desde já, grato! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Beraldo Postado Novembro 9, 2016 Denunciar Share Postado Novembro 9, 2016 faltou o cifrão: $saldoInicial Se não usar o cifrão, o PHP busca por uma constante em vez de uma variável Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Gabrielvt14 Postado Novembro 9, 2016 Autor Denunciar Share Postado Novembro 9, 2016 Era isso mesmo Beraldo. Muito Obrigado! :) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Gabrielvt14
Olá. Estou iniciando meus conhecimentos em OO e também na linguagem PHP. Estou tento problemas para executar o seguinte código.
Ele até executa o código porém ele me retorna uma NOTICE que não consigo encontrar onde esta o erro. A NOTICE diz o seguinte:
Notice: Use of undefined constant saldoInicial - assumed 'saldoInicial' in C:\wamp64\www\PHP\ContaBancaria.php on line 11
Meu código é uma simulação de operações bancarias. Segue o código abaixo:
<?php
class Conta{
protected $nroConta;
protected $titular;
protected $saldo = 0;
public function __construct($titular, $saldoInicial = 0){
$this->titular = $titular;
$this->saldo = saldoInicial;
$this->gerarNroConta();
}
public function depositar($valor){
$this->saldo += $valor;
echo "Depositando o valor de R$ {$valor} reais.";
}
public function sacar($valor){
$this->saldo -= $valor;
echo "Sacando o valor de R$ {$valor} reais.";
}
public function verSaldo(){
echo "Saldo atual de R$ {$this->saldo} reais.";
}
public function verTitular(){
echo "Titular da conta: {$this->titular}.";
}
public function verNroConta(){
echo "Numero da conta: {$this->nroConta}";
}
}
class ContaCorrente extends Conta{
private $chequeEspecial = false;
public function liberaChequeEpecial(){
$this->chequeEspecial = true;
}
protected function gerarNroConta(){
$this->nroConta = 'cc'. rand();
}
}
class ContaPoupanca extends Conta{
const JUROS = 0.5;
public function previsaoProximoMes(){
$previsao = $this->saldo + (($this->saldo * self::JUROS)/100);
echo "Previsao para proximo mes";
}
public function gerarNroConta(){
$this->nroConta = 'cp'. rand();
}
}
echo "Conta Corrente:";
$cc = new ContaCorrente('Joao',500);
$cc->verNroConta();
$cc->verSaldo();
$cc->liberaChequeEpecial();
echo "<hr>";
echo "Conta Poupanca:";
$cp = new ContaPoupanca('Joao',20);
$cp->verNroConta();
$cp->verSaldo();
$cp->previsaoProximoMes();
?>
Desde já, grato!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
2 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.