renato.adl Postado Fevereiro 2, 2017 Denunciar Share Postado Fevereiro 2, 2017 (editado) Pessoal, peço licença para abrir este tópico. Sou novo no fórum e fiquei na dúvida se era melhor criá-lo em "outros assuntos" ou em "apresentações". Como a ideia é me apresentar já pedindo algumas orientações mais específicas, resolvi abrir o tópico por aqui mesmo. ;) Tenho 29 anos, moro em São Paulo (Capital) e nunca mexi com programação ou qualquer área da computação. Até então venho trampando com Teatro, Audiovisual e algumas outras aventuras. Trocando em miúdos: não tenho qualquer tipo de estabilidade no que diz respeito à carreira profissional. De algum tempo pra cá, venho pensando seriamente em dar uma chacoalhada e uma guinada geral: mergulhar por completo no universo da programação. Andei pesquisando um bocado de coisas sobre desenvolvimento (front-end & back-end), diferentes linguagens de programação, bancos de dados, etc. Depois de fazer uma espécie de "mapeamento geral", resolvi me matricular no curso de Introdução à Lógica de Programação oferecido pela Impacta. Começo no dia 20 deste mês. A ideia (a missão!) é dar um destes três passos após o término desse curso introdutório: 1. Fazer um módulo introdutório de Linux (na Impacta, na 4Linux ou na Green) para estar apto a ingressar no curso de Python (Python Fundamentals + Python Programming for SysAdmins) oferecido pela 4Linux (www.4linux.com.br/cursos/python). 2. Fazer o curso de formação para desenvolvedor front-end (HTML5 & CSS3 Fundamentals + Desenvolvimento Web com JavaScript e jQuery + Mobile Apps para iOS e Android com HTML5 e PhoneGap) oferecido pela 4Linux (www.4linux.com.br/cursos/front-end). 3. Fazer o curso de formação para desenvolvedor front-end (Desenvolvimento Web com HTML, CSS e JavaScript + Web Apps Responsivas com JavaScript e jQuery) oferecido pela Caelum (www.caelum.com.br/cursos-web-front-end), que pelo que pude entender, indica mais três módulos complementares (não inclusos!): Aplicações Web em JavaScript com Node.JS e Express + AngularJS para WebApps RESTful + UX e Usabilidade aplicados em Mobile e Web. Aí aparecem algumas questões: - Vocês me aconselham a começar pelo Python pra depois somar a formação front-end? Ou fazer o contrário? - Alguém pode opinar sobre qual escola (entre a 4Linux e a Caelum) oferece a melhor formação front-end? - Sei que independente das escolhas e dos caminhos na área, vou precisar estar sempre estudando, me atualizando e aprendendo coisas novas... mas gostaria de saber o seguinte: caso eu não tenha condições de fazer um curso universitário (Ciência da Computação, por exemplo)... é possível construir uma carreira "apenas" com cursos específicos, certificados e autodidatismo? Consigo entrar no mercado e trilhá-lo dessa forma? Oportunidades como freelas, estágios... para mais tarde, com experiências e aprendizados, conseguir um cargo júnior, pleno, sênior, etc.? Vocês acham que com a minha idade, com o meu contexto... dá pé? Agradeço muitíssimo se puderem me responder. Inclusive com dicas e demais orientações. =) Abraços!(Espero que seja o início de uma jornada muito proveitosa aqui no fórum!) Editado Fevereiro 2, 2017 por renato.adl Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jhonas Postado Fevereiro 2, 2017 Denunciar Share Postado Fevereiro 2, 2017 é possível construir uma carreira "apenas" com cursos específicos, certificados e autodidatismo? é possivel sim ... mas se quiser um cargo senior, além de experiência vai precisar de um diploma universitário ( o que ajuda muito no curriculum e no salário ) mas se quiser trabalhar como freelancer, voce tambem vai ganhar bem ( só não pegue serviços que não poderá entregar no prazo do cliente ) com relação aos cursos, sempre escolha escolas com boa reputação de ensino e com diplomas certificados por orgãos competentes. já que voce não tem conhecimento algum sobre programação, sugiro a sua 1ª opção abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
renato.adl Postado Fevereiro 4, 2017 Autor Denunciar Share Postado Fevereiro 4, 2017 (editado) @Jhonas, muito obrigado! Valeu pelo esclarecimento em relação à necessidade de um diploma universitário para alguns tipos de vagas. Quanto ao Python... entrei em contato com a escola que oferece o curso e eles me disseram que é um curso voltado para SysAdmin, e não para programação (que é meu principal interesse). Sendo assim, você ainda acha que vale a pena fazer o curso de Python pra depois fazer o curso de Front-End (HTML5 + CSS3 + JavaScript + jQuery)? Ou caio dentro do curso de Front-End pra depois complementar com PHP e demais linguagens Back-End?P.S. Só pra esclarecer: a hipótese-Python só surgiu porque me interessei demais ao ler sobre a linguagem, sua simplicidade, versatilidade, etc. Abraço. Editado Fevereiro 4, 2017 por renato.adl Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jhonas Postado Fevereiro 4, 2017 Denunciar Share Postado Fevereiro 4, 2017 se voce não entender lógica de programação, as outras coisas ficarão mais dificeis vejas esses links https://www.google.com.br/search?q=cursos+de+lógica+de+programação&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b&gws_rd=cr&ei=TCqWWKKJDIm5wAShspfwCg para quem não tem conhecimento algum sobre linguagens de programação, começe por aquela que seja de mais facil entendimento e aprendizado exemplo: alguns sites tem cursos basicos gratis para voce aprender ( algoritmos e fluxogramas .. etc ) https://www.google.com.br/search?q=cursos+de+lógica+de+programação&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b&gws_rd=cr&ei=TCqWWKKJDIm5wAShspfwCg#q=cursos+basicos+de+informatica+gratis como autodidata, esses cursos vão te dar o empurrão para começar depois faça os cursos em escolas com certificados legais por fim, a área de informática é bem ampla .... tudo vai depender de sua disposição, dedicação, paciencia, e muita determinação para alcançar esse objetivo P.S. Só pra esclarecer: a hipótese-Python só surgiu porque me interessei demais ao ler sobre a linguagem, sua simplicidade, versatilidade, etc. se voce gostou, faça ... tudo o que voce aprende, em algum dia lhe será util o sucesso vem com a experência abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.