• 0
Sign in to follow this  
Jhonas

(Resolvido) HD fazendo tec, tec, tec...

Question

sintomas do HD em vias de apresentar falhas:

1 - O micro começa a desligar e reiniciar sozinho ( apesar de tambem ser um problema do sistema operacional  por arquivos corrompidos )

2 - Não roda mais programas, que anteriormente rodavam 

3 - O HD apresenta varios badblocks ou badclusters

4 - Fica lento para carregar ou executar programas

5 - O HD começa a esquentar, chegando a ficar acima dos 50º centígrados

6 - O HD começa a bater cabeçote ( Braço de Leitura faz o ruído de tec, tec, tec...)

7 - Mesmo reinstalando o sistema operacional ( Sem Formatar o HD ) , os problemas acima voltam a acontecer

dispositivos-de-armazenamento-6-638.jpg?

aid109152-v4-728px-Recover-a-Dead-Hard-D

OBS: Os procedimentos abaixo só são aplicados, quando  o HD é reconhecido pela BIOS e apareçe na tela. 

Pois bem, cheguei a ter todos esses problemas no meu HD ... achei que teria que jogá-lo no lixo

mas pesquisando um pouco na internet, encontrei alguns softwares que me ajudaram a ressuscitar o meu HD

um desses softwares foi o CristalDiskInfo

( Monitora o status dos discos rígidos que suportam a tecnologia SMART. Monitora e fornece uma avaliação global da "saúde" do seu disco. )

link para baixar o programa

http://programamam.com/pt/soft/4013-.html

image379.png

com ele descobri que a temperatura de meu HD estava passando dos 50º e que havia setores defeituosos no HD

outro software que usei tambem foi o HDTune Pro versão 5.70 ( a versão trial funciona por 15 dias  ,,, tempo suficiente para voce obter as informações que voce precisa do HD )

http://www.hdtune.com/

hdtune_errorscan.jpg

OBS: Os pontos vermelhos representam os badblocks encontrados no HD ... Vale lembrar que eles foram encontrados todos na Partição #0 do HD.

A Partição #1 que eu uso para Backup estava integra.

No entanto, acabei por usar o HDD Regenerator para tentar recuperar o HD 

https://www.google.com.br/search?source=hp&ei=hv9lWumnM8qqwAS8lp_ICA&q=hdd+regenerator+download&o que=hdd+rege&gs_l=psy-ab.1.1.0l10.1832.3312.0.7694.8.6.0.2.2.0.120.567.0j5.5.0....0...1c.1.64.psy-ab..1.7.590...0i131k1.0.PQFrutPeW-Y

maxresdefault.jpg

OBS: A imagem mostra algo muito semelhante encontrado no meu HD ...  ( encontrado 37 bad sectors ( B ) que foram recuperados ( R )

Para fazer essa recuperação, basta criar um CD de Boot pelo proprio programa

Depois de completado essa operação ( cerca de 1:30 hrs para um HD de 320 Gb ) fiz novamente um novo diagnostico no HD  ( antes voce deve dar um Clear Drive Map statistics para limpar o mapa )

o resultado foi ( 1 ) Delay encontrado no HD ( um Delay significa atrazo na leitura ) nada que vá comprometer o funcionamento dele.

o0652033813568826335.png?caw=800

ok ... para me livrar desse Delay, precisei formatar a partição do HD que havia apresentado esses problemas ( não use formatação rapida )  e reinstalar o sistema operacional 

Feito isso, o barulho do cabeçote  ( Braço de Leitura    ( tec, tec, tec  ))  parou e a temperatura do HD se manteve estáveis em 37º Centígrados

Ao usar novamente o CristalDiskInfo, vi que ele apresentou um Alerta no [ C6 ] Uncorrectable Sector Count ( ou seja ... Contagem Setorial Não Corrigível )]

Isso significa dizer, que aquele determinado setor não poderá mais ser utilizado pelo HD

Então o CristalDiskInfo sempre irá mostrar esse Alerta e o HDD Regenerator vai identificar como sendo um problema grave, pedindo para que se faça um Backup do HD imediatamente para evitar a perda dos seus dados.

Uma solução para esse caso, é zerar esses setores ( escrever zeros ) ... voce pode usar o HD Tune Pro para esse procedimento

ZeroFill - Um método de limpeza definitivo do disco é o chamado Zero Fill que, como o próprio nome sugere, consiste em colocar, em cada bit do HD, o valor binário zero, como quando o disco sai de fábrica.  ( Atenção ZeroFill apaga todo o conteudo do HD )

HD_Tune_Pro_3.00_-_Hard_Disk_Utility_tri

OBS: Zero Fill não é milagroso, mas se o problema no disco não for mecânico, normalmente este processo de limpeza pode resolver.  

Como sugestão, indico o software Speccy

O Speccy é uma avançada ferramenta de informações de sistema para o PC. Ele é capaz de informar sobre o hardware usado atualmente no PC do usuário, incluindo também informações sobre a CPU, placa mãe, memória RAM, Placa de Vídeo, Discos rígidos, Drivers ópticos e suporte de áudio.

speccy-1.jpg

http://www.piriform.com/speccy

Para mim resolveu, e espero que esta minha experiência, seja útil para aqueles que estejam passando tambem por esses problemas

Abraço

0 answers to this question

Recommended Posts

There have been no answers to this question yet