Por duas vezes eu estive a frente de um grupo de python, onde eu fiz uma apresentação de como programar, teve relativo sucesso, juntei muito material de apresentação, pena que acabou se perdendo, e alguns meses atraz eu resolvi recriar tal material que é uma introdução mega simples , porem já tem um tempo que não continuo, vou deixar aqui papa os amigos que tem curiosidade.
Python 3 de forma rápida e mega simples
Intro
O programa mais simples pode ser dividido em três etapas:
1. Receber ou buscar informação
2. Processar informação
3. Retornar o resultado do processo
Usando estas três etapas várias vezes teremos um programa complexo.
Na sequência uma apresentação dos tipos básicos de informação(valor).
Valores
Inteiros(<class ‘int’>) Ex: -2, -1 , 0, 1, 2
Flutuantes(<class ‘float’>) Ex: -0.2, -0.1, 0.0, 0.1, 0.2 Obs: No Brasil temos o costume de usar vírgula como separador decimal, em programação isso causa erros, use ponto
String(<class ‘str’>) Ex: ‘a’, ‘arara’, “R2D2”
Obs: Strings podem conter qualquer caractere ou grupos de caracteres entre aspas simples ou duplas
Booleana(<class 'bool'>) Ex: True ou False
Verdadeiro ou Falso, os inteiros 1 e zero, podem ser considerados como verdadeiro e falso respectivamente
Nenhum(<class ‘NoneType’>) Ex: None Este é um valor neutro, onde não pode ser negativo ou positivo
Guardando valores
Valores são guardados na memória através da criação de variáveis A variável tem um valor atribuído no momento da sua criação usando o sinal de =
O nome da variável fica a cargo do programador, mas deve se respeitar algumas regras:
Não deve conter espaços
Não use simbolos
Pode usar underline
Ex:
Var = 1
Var2 = ‘a1’
Teste_1 = True
Teste_2 = 4.5
Além da variável existem muitos tipos de estruturas que podem guardar mais de um valor ao mesmo tempo.
Tupla(<class ‘tuple’>)
Ex:
T = (1, 2.3, ‘String’, True)
Tupla podem conter inúmeros valores ao mesmo tempo, estes pode ser de qualquer tipo, porém tupla não podem ser alteradas depois de sua criação, apenas pode ser sobre escritas
Listas(<class ‘list’>)
Ex:
L = [1, 2.3, ‘String’, True]
A lista tem a possibilidade de ser alterada a qualquer momento, mudando valores, adicionando ou retirando valores
Tanto tuplas como listas podem conter outras tupla ou lista em meio a seus valores
Dicionários (<class ‘dict’>)
Ex:
D = {‘chave1’ : 1, ‘chave2’ : ‘string’}
Dicionários por sua vez se destaca por sua aproximação diferenciada, dando a impressão de se estar criando variáveis, definindo nomes para seus valores
Com o progresso do estudo da linguagem será visto que se pode criar elementos diferentes para se guardar valores, mas por enquanto ficaremos no uso nestas formas básicas
Pergunta
ArteEN
Por duas vezes eu estive a frente de um grupo de python, onde eu fiz uma apresentação de como programar, teve relativo sucesso, juntei muito material de apresentação, pena que acabou se perdendo, e alguns meses atraz eu resolvi recriar tal material que é uma introdução mega simples , porem já tem um tempo que não continuo, vou deixar aqui papa os amigos que tem curiosidade.
Python 3 de forma rápida e mega simples
Intro
O programa mais simples pode ser dividido em três etapas:
1. Receber ou buscar informação
2. Processar informação
3. Retornar o resultado do processo
Usando estas três etapas várias vezes teremos um programa complexo.
Na sequência uma apresentação dos tipos básicos de informação(valor).
Valores
Inteiros(<class ‘int’>)
Ex: -2, -1 , 0, 1, 2
Flutuantes(<class ‘float’>)
Ex: -0.2, -0.1, 0.0, 0.1, 0.2
Obs: No Brasil temos o costume de usar vírgula como separador decimal, em programação isso causa erros, use ponto
String(<class ‘str’>)
Ex: ‘a’, ‘arara’, “R2D2”
Obs: Strings podem conter qualquer caractere ou grupos de caracteres entre aspas simples ou duplas
Booleana(<class 'bool'>)
Ex: True ou False
Verdadeiro ou Falso, os inteiros 1 e zero, podem ser considerados como verdadeiro e falso respectivamente
Nenhum(<class ‘NoneType’>)
Ex: None
Este é um valor neutro, onde não pode ser negativo ou positivo
Guardando valores
Valores são guardados na memória através da criação de variáveis
A variável tem um valor atribuído no momento da sua criação usando o sinal de =
O nome da variável fica a cargo do programador, mas deve se respeitar algumas regras:
Não deve conter espaços
Não use simbolos
Pode usar underline
Ex:
Var = 1
Var2 = ‘a1’
Teste_1 = True
Teste_2 = 4.5
Além da variável existem muitos tipos de estruturas que podem guardar mais de um valor ao mesmo tempo.
Tupla(<class ‘tuple’>)
Ex:
T = (1, 2.3, ‘String’, True)
Tupla podem conter inúmeros valores ao mesmo tempo, estes pode ser de qualquer tipo, porém tupla não podem ser alteradas depois de sua criação, apenas pode ser sobre escritas
Listas(<class ‘list’>)
Ex:
L = [1, 2.3, ‘String’, True]
A lista tem a possibilidade de ser alterada a qualquer momento, mudando valores, adicionando ou retirando valores
Tanto tuplas como listas podem conter outras tupla ou lista em meio a seus valores
Dicionários (<class ‘dict’>)
Ex:
D = {‘chave1’ : 1, ‘chave2’ : ‘string’}
Dicionários por sua vez se destaca por sua aproximação diferenciada, dando a impressão de se estar criando variáveis, definindo nomes para seus valores
Com o progresso do estudo da linguagem será visto que se pode criar elementos diferentes para se guardar valores, mas por enquanto ficaremos no uso nestas formas básicas
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