Olá, sou novo no fórum e não consegui encontrar resposta para minha dúvida.
Estou aprendendo PHP OO e minha dúvida é a seguinte.
Tenho a seguinte classe (a função principal aqui é a de "adicionar" e a de "existeEmail":
<?php
include_once '../conection/config.php';classUsuarios{private $pdo;private $id;private $permissoes;publicfunction __construct($pdo){
$this->pdo = $pdo;}publicfunction fazerlogin($email, $senha){
$sql ="SELECT * FROM usuarios WHERE email = :email AND senha = :senha";
$sql = $this->pdo->prepare($sql);
$sql->bindValue(":email",$email);
$sql->bindValue(":senha",$senha);
$sql->execute();if($sql->rowCount()>0){
$sql = $sql->fetch();
$_SESSION['logado']= $sql['id'];returntrue;}else{returnfalse;}}publicfunction adicionar($email, $senha =''){//verificar se o e-mail já está cadastradoif($this->existeEmail($email)==false){
$sql ="INSERT INTO usuarios (email, senha) VALUES (:email, :senha)";
$sql->bindValue(':email', $email);
$sql->bindValue(':senha', $senha);
$sql->execute();returntrue;}else{returnfalse;
$msg ='Email já cadastrado';}}publicfunction setUsuario($id){
$this->id = $id;
$sql ="SELECT * FROM usuarios WHERE id = :id";
$sql->bindValue(":id",$id);
$sql->execute();if($sql->rowCount()>0){
$sql = $sql->fetch();
$this->permissoes = explode(',', $sql['permissoes']);}}publicfunction getPermissoes(){return $this->permissoes;}publicfunction temPermissao($p){if(in_array($p, $this->permissoes)){returntrue;}else{returnfalse;}}//função auxiliar criada para verificar se existe o email cadastrdoprivatefunction existeEmail($email){
$sql ="SELECT * FROM usuarios WHERE email = :email";
$sql->bindValue(':email', $email);
$sql->execute();if($sql->rowCount()>0){returntrue;}else{returnfalse;}}}?>
Tenho o arquivo "insertUser.php" que de acordo com a classe Usuarios faz a inserção dos dados e em seguida retornar para a página de cadastro de usuários
<?php
session_start();require'../conection/config.php';require'../classes/usuarios.class.php';if(!isset($_SESSION['logado'])){
header("Location:pages/login.php");exit;}
$usuarios =newUsuarios($pdo);
$usuarios->setUsuario($_SESSION['logado']);//verifica se houve o recebimento dos dadosif(!empty($_POST['email'])){//se houve o recebimento dos dados adiciona em variáveis
$email = $_POST['email'];
$senha = $_POST['senha'];//utiliza a classe criada para adicionar
$usuarios->adicionar($email, $senha);
header("Location: cadUsuarios.php");}
Como faço pra inserir mensagem de alerta informando quando o usuário foi cadastrado ou quando o usuário já existe, no caso a validação é pelo e-mail.
Como a validação é feita pela função que verifica se o e-mail já está cadastrado, não estou conseguindo inserir a mensagem de alerta, creio que seja no arquivo de insertUser, mas não estou conseguindo fazer.
Pergunta
Rubens Meirelles
Olá, sou novo no fórum e não consegui encontrar resposta para minha dúvida.
Estou aprendendo PHP OO e minha dúvida é a seguinte.
Tenho a seguinte classe (a função principal aqui é a de "adicionar" e a de "existeEmail":
Tenho o arquivo "insertUser.php" que de acordo com a classe Usuarios faz a inserção dos dados e em seguida retornar para a página de cadastro de usuários
E a página de cadastro de usuários:
Como faço pra inserir mensagem de alerta informando quando o usuário foi cadastrado ou quando o usuário já existe, no caso a validação é pelo e-mail.
Como a validação é feita pela função que verifica se o e-mail já está cadastrado, não estou conseguindo inserir a mensagem de alerta, creio que seja no arquivo de insertUser, mas não estou conseguindo fazer.
Alguém pode me ajudar?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
0 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.