Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Erro com algoritmo em C para multiplicar 2 matrizes...

Question

Olá, caros usuários, prazer! Faz pouco tempo que comecei a estudar programação em C, cheguei na parte de matrizes e me deparei com um problema num código para efetuar o produto das mesmas. Já comparei meu código com alguns outros que vi na internet, porém, não consegui achar o meu erro... Segue abaixo o meu código, caso alguém possa me ajudar, ficarei extremamente grato!

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#define TAM 2                                   //usei essa constante TAM para representar o tamanho das linhas e das colunas, que são iguais no meu algoritmo. 

main () {  

int matA[TAM][TAM], matB[TAM][TAM], matR[TAM][TAM];     //declaração das matrizes A e B, que serão multiplicadas, e, da minha matriz R que vai receber o resultado.

for (int n=1; n<3; n++) {                                         //esse for mais externo, é basicamente para efetuar a leitura das duas matrizes, A e B.
        for (int i=0; i<TAM; i++) {
            for (int j=0; j<TAM; j++){

printf ("Digite o valor %ix%i da matriz %i: \n", i+1, j+1, n);
                if (n==1)                                                                                           //com essa condicional, a maquina saberá quando guardar os valores de A e quando começar a guardar os valores de B
                scanf ("%i", &matA[j]);
                else
                scanf ("%i", &matB[j]);
            }
            printf ("\n");
        }
        printf ("\n");
    }

for (int n=0; n<2; n++) {                           /*esse conjunto de laços for aqui é para exibir os valores das matrizes A e B logo depois que o usuário inseri-los.
        for (int i=0; i<TAM; i++) {                             eu testei com somente essa parte, de pedir os valores das matrizes,

for (int j=0; j<TAM; j++) {                         armazena-los e de logo em seguida exibi-los, e até aqui, está tudo ok. Os valores são capturados e exibidos corretamente...*/

if (n==0)
                printf ("%i-", matA[j]);
                else
                printf ("%i-", matB[j]);
            }
        printf("\n");
        }
        printf("\n");
    }

for (int i=0; i<TAM; i++) {                                                               //essa parte é a que faz a multiplicação das matrizes, creio que o meu erro esteja aqui [...]
        for (int j=0; j<TAM; j++) {
            for (int k=0; k<TAM; k++) {

matR[j] = matR[j]+(matA[k]*matB[k][j]);

}
        }
    }

for (int i=0; i<TAM; i++) {                              //[...] ou aqui. Essa é para exibir a matriz com o resultado da multiplicação.
        for (int j=0; j<TAM; j++) {
            printf ("%i  ", matR[j]);
        }
        printf("\n");
    }

system ("pause");
    return 0;

}

1 answer to this question

Recommended Posts

• 0

Ao não usar o botao "code" para introduzir seu código ele perdeu algimas partes como

[i]

...já que isso é o comando para que as letras saiam em itálico(tombadas).

Por favor, volte a introduzir seu programa usando o botão code. É o o botão <> que está justo acima quando você estiver redatanto seu testo.Screenshot_2.png.0472f680afadf8a6d07d10f5efabb15e.png

Edited by vangodp