Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Script para criar tabela mysql


marycdb

Pergunta

Olá! Sou iniciante em php e estou tentando desenvolver meu primeiro projeto pessoal em php. A dúvida está em um script php para criar uma tabela mysql. Tenho o seguinte script:

<?php
include_once("conexao.php");

    $query_create_table = "CREATE TABLE IF NOT EXISTS minha_tabela (
                            id int AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY,
                            nome varchar(60) NOT NULL,
                            email varchar(60) NOT NULL)"
    or die("Error in the create table ... " . $conexao->connect_error);
    $result_create_table = $conexao->query($query_create_table);
    if($result_create_table == TRUE)
    {
        echo "<p>criou a tabela</p>";
    }
    else
    {
        echo "<p>não criou a tabela</p>";
    }
?>

O que preciso fazer é substituir o nome da tabela (minha_tabela) por uma variável cujo objetivo é permitir que na hora de criar a tabela o usuário do sistema possa ele próprio escolher o nome da tabela através de input em um formulário. O form eu já tenho e o script acima funciona perfeitamente, só não sei como substituir o nome da tabela no script por uma variável. Já tentei algumas coisas, mas no meu ainda modesto conhecimento não obtive sucesso. Já tentei das formas abaixo (também usando parênteses, aspas simples e duplas, etc) mas não funcionou:

<?php
include_once("conexao.php");

$tabela = filter_input (INPUT_POST, 'tabela', FILTER_SANITIZE_STRING);

    $query_create_table = "CREATE TABLE IF NOT EXISTS $tabela (
                            id int AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY,
                            nome varchar(60) NOT NULL,
                            email varchar(60) NOT NULL)"
    or die("Error in the create table ... " . $conexao->connect_error);
    $result_create_table = $conexao->query($query_create_table);
    if($result_create_table == TRUE)
    {
        echo "<p>criou a tabela</p>";
    }
    else
    {