Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Cuidado com o Delphi Commuity!!!


EmersonEN

Pergunta

Olá, pessoal.

Sempre fui um grande entusiasta do Delphi... desde a versão 1.
Trabalhei com praticamente todas as versões até o ano de 2016.

Continuei trabalhando com desenvolvimento, mas mudei de linguagem de programação.
Recentemente surgiu um cliente no qual poderia ser possível desenvolver um sistema, que eu optei por desenvolver em Delphi, que é uma linguagem e IDE no qual eu me sinto confortável em trabalhar.

Trabalho dentro dessa empresa, mas sou terceirizado (tenho meu próprio CNPJ e nenhum poder financeiro kkkk) então instalei a Community Edition para verificar a aderência em função das necessidades do cliente.
Em paralelo iniciei uma negociação junto à Embarcadero para, num futuro próximo, ter uma versão completa, já que eu poderia ter algum retorno APÓS esse desenvolvimento.
Nessa negociação recebi o valor da versão Enterprise (R$ 30k) e da Professional (R$ 12k).

Ocorre que, na mesma semana (semana passada), meu cliente recebeu um email da Embarcadero - mesmo tendo meus dados na licença, a Embarcadero mandou o email diretamente para o meu cliente; eu não fui colocado sequer em cópia - informando que meu cliente havia infringido um termo da licença e instalado a versão Community de forma indevida, pois não poderia ser instalada em ambiente corporativo.

Nesse mesmo email veio a bomba: a empresa estava obrigada a pagar R$ 77k para regularizar a situação.
Esse valor dava direito a 2 (!) licenças do Delphi Enterprise, cada uma com 2 anos de suporte (!).

Meu cliente faz máquinas e ferramentas e não têm qualquer interesse ou uso para o Delphi.
Argumentou-se junto à Embarcadero - na verdade seu representante no Brasil - que a instalação não foi para uso da empresa; que foi para MEU uso, meu CNPJ, somente para avaliar a viabilidade da ferramenta; que eu havia demonstrado interesse em comprar uma versão, mas estava avaliando a partir da Community - e era realmente esse o intuito da instalação.

Não teve jeito.

Nenhum argumento serviu e agora eu terei de pagar essas 2 licenças do Delphi Enterprise, cada uma com 2 anos de suporte cada uma, e que EU NÃO IREI USAR!
Então meu cliente vai pagar e EU TEREI DE REEMBOLSÁ-LO. Por sorte eu não perdi o cliente/emprego. Imaginem ter que pagar esse valor sem qualquer renda...

Segue o aviso: tomem muito cuidado! A versão Commnunity pode se tornar uma grande cilada pra vocês, como foi pra mim!!!
Leiam atentamente o contrato de licenciamento dessa versão para não terem problema.

Eu conhecia o Lazarus mas ainda não o tinha instalado. Fiz isso somente nesse fim de semana.
Sugiro que, ao menos para testes, optem pelo Larazus (em conjunto com o Rest Dataware https://www.restdw.com.br/, que é fantástico). Provavelmente você não dexará mais de utilizá-lo.

Nem preciso dizer que estou bem decepcionado com a postura da Embarcadero nesse caso.
Viram uma grande empresa e a oportunidade de "extorquir" sem dó (porque não foi uma negociação; foi uma imposição), sem pensar em quem realmente pagaria a conta, apesar dos argumentos.
Sei que para a Embarcadero eu não tenho qualquer valor, sou apenas um desenvolvedor, mas essa conta ficou bem cara pra mim e agora, além de não usar mais ferramentas Embarcadero, também não as recomendarei pra qualquer outra pessoa/empresa.

É isso.

A agora bora trabalhar porque tenho uma bela conta pra pagar!

Desculpem o desabafo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Até agora não há respostas para essa pergunta

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...