Guest - paula.ma - Postado Abril 22, 2004 Denunciar Share Postado Abril 22, 2004 Boa tarde Pessoal Estou abrindo este tópico para tirar duvidas sobre actionscript.Consegui um material bem legal e vou colocando aqui, aos poucos, para colaborar com os outros estudantes como eu. Paula Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 paula.ma Postado Abril 22, 2004 Denunciar Share Postado Abril 22, 2004 Opa, esqueci de logar antes de postarPaula Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 paula.ma Postado Abril 22, 2004 Denunciar Share Postado Abril 22, 2004 Operadores simbólicos:-- - decremento++ - incremento! - NOT lógico!= - diferença!== - diferença estrita% - módulo%= - atribuição de módulo& - AND bit a bit&& - AND de curto circuito() - parênteses- - subtração* - multiplicação*= - atribuição de multiplicação, - virgula. - ponto?: - condicional/ - divisão// - delimitador de comentário/* - delimitador de comentário/= - atribuição de divisão[] - acesso de matriz^ - XOR bit a bit^= - atribuiçãoa XOr bit a bit{} - inicializador de objeto| - OR bit a bit|| - OR lógico|= - atribuição de Or bit a bit~ - NOT bit a bit+ - adição+= - atribuição de adição< - menor que<< - deslocamento para esquerda bit a bit<<= - deslocamento para esquerda bit a bit e atribuição<= - menor ou igual a<> - diferença= - atribuição-= - atribuição de subtração== - igualdade=== - igualdade estrita> - maior que>= - maior ou igual a>> - deslocamento para direita bit a bit>>= - deslocamento para direita bit a bit e atribuição>>> - deslocamento para direita não assinado bit a bit>>>= - deslocamento para direita não assinado bit a bit e atribuiçãoPara facilitar o entendimento destes operadores quando aparecem nos códigos das aulasPaula Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 §tRuTe® Postado Abril 22, 2004 Denunciar Share Postado Abril 22, 2004 hehe...isso é de grande ajuda mesmo paula,e só pra complementar...todos esses operadores.....e o resto das actions........tem pra baxar nso dics oficiais de AS da macromedia....hehehttp://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=18416ae tem o link pra download dos dois....pro de AS1 e pro de AS2...falow!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Thuran Postado Abril 23, 2004 Denunciar Share Postado Abril 23, 2004 muito bom mesmo paula! ....só hj q eu li o seu mail (rs - não foi por má vontade!!!) ....já te respondio e talvez nós nos encontremos on pra conversar melhor//antes q alguém diga q eu podia ter enviado uma pm pra ela, esse assunto tem a ver com o tópico q ela abriu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 GameOver Postado Abril 24, 2004 Denunciar Share Postado Abril 24, 2004 Ótima iniciativa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 paula.ma Postado Abril 26, 2004 Denunciar Share Postado Abril 26, 2004 (editado) Bom dia,Segue aqui uma breve explicação do operadores simbólicos aritméticosDECREMENTO:Ele serve para subtrair 1 da expressão utilizada.pré-decremento: -> subtrai 1 da expressão e retorna o resultado;exemplo: se x=4 e y=pré-decremento, então y=--x <=> y=3pós-decremento: -> sibtrai 1 da expressão e retorna o valor original.exemplo: se x=4 e y=pós-decremento, então y=x-- <=> y=4.Neste caso, o y será sempre igual ao x, porque ele retorna o valor inicial.INCREMENTO:Ele serve para adicionar 1 à expressão, esta expressão pode ser uma variável, um elemento de uma matriz ou uma propriedade de um objeto.exemplo de pós-incremento:i=0;while(i++ < 5){trace("isto é execução" + i);}neste caso ele faz com que o loop WHILE seja executado cinco vezes.começa no zero, e, a cada volta adiciona 1, sendo menor que cinco executa, quando chega no cinco, ele para.exemplo de pré-incremento:var a = [];var i = 0;while (i < 10){a.push(++i);neste caso ele calcula a variável a para i=0, sendo que a cada volta acrescenta 1 em a retornando os valores até atingir 10.! (NOT LÓGICO)inverte o valor booleano de uma variável ou expressão. Se a expressão tem valor true, aparecer como ! true seu valor real é falseSe a expressão tem valor false, aparecer como ! false seu valor real é true.Exemplo:saída às 17:00 horas = true;If(!saída às 17:00 horas){trace ("ainda não está na hora de sair");}!= (DIFERENÇA)testa o oposto o operador, executando uma comparação entre os dados apersentados:- números, sequencias de caracteres e valores booleanos são comparados por valor, exemplos:10 != 8 retorna true (dez é diferente de oito?, retorna sim)10 != 10 retorna false (dez é diferente de dez?, retorna não)- variáveis, objetos, matrizes e funções são comparadas por referência, exemplo:a = "Eu";b = "não gosto de estudar";if(a != { -letra B e ) e não o emoticon, não consegui tirá-lo daqui na edição-trace ("Eu gosto de estudar");!== (DIFERENÇA ESTRITA)testa o oposto exato do operador, executa a mesma comparação entre os dados, exceto a conversão dos tipos de dados dependendo dos tipos de dados apresentados:- números, sequencias de caracteres e valores booleanos são comparados por valor.- variáveis, objetos, matrizes e funções são comparados por referência.O exemplo a seguir exibe valor retornado de operações que usam os operadores de igualdade, igualdade estrita e diferença estrita:s1 = new String("5");s2 = new String("5");s3 = new String("Hello");n = new Number(5);b = new Boolean(true);s1 == s2; //trues1 == s3;//falses1 == n;//trues1 == b;//falses1 === s2;//trues1 === s3;//falses1 === n;//falses1 ===b;//falses1 !== s2;//falses1 !== s3;//trues1 !== n;//trues1 !== b;//trueDesculpe os exemplos bobos, mas acho que dá pra entenderPaula Editado Abril 26, 2004 por paula.ma Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 paula.ma Postado Abril 26, 2004 Denunciar Share Postado Abril 26, 2004 Parte 2:% (MÓDULO)Calcula o resto da expressão1 dividida pela expressão2. Se um dos parâmetros não for numérico, o operador módulo tentará convertê-lo em números. Pode ser um número ou uma sequencia de caracteres convertidos em um valor numérico.%= (ATRIBUIÇÃO DE MÓDULO)atribui a expressão o valor do modulo da mesma expressão. exemplo:x %= yx = x % y& (AND BIT A BIT)converte as expressões em inteiros não assinados de 32 bits e executa uma operação AND booleana em cada bit dos parâmetros inteiros. O resultado é um novo inteiro não assinado de 32 bits.&& (AND DE CURTO CIRCUITO)Operador lógico que executa uma operação booleana nos valores de uma ou de ambas as expressões. Avalia a expressão da esquerda, e, se for false, retorna como false; se for true, avalia a expressão da direita. Se esta expressão for avaliada como true, o resultado final será true, caso contrário, será false.Exemplo do livro:Este exemplo usa o operador && para realizar um teste e determinar se um jogador venceu o jogo. As variáveis turns e score são atualizadas quando for a vez de um jogador ou quando esse marcar um ponto durante o jogo. O script "Você venceu o jogo!" será exibido na janela de saida quando a pontuação do jogador atingir 75 ou mais, em 3 voltas ou menos.turns=2;score=77;winner = (turns <= 3) && (score >= 75);if (winner){trace("Você venceu o jogo!");elsetrace("Tente novamente");}&= (ATRIBUIÇÃO AND BIT A BIT)Operador de atribuição composta bit a bit, ele atribui a expressão1 o valor da expressão1 & expressão2.Paula Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 paula.ma Postado Abril 26, 2004 Denunciar Share Postado Abril 26, 2004 Parte 3:() (PARÊNTESES):Executa uma função de agrupamento em um ou mais parâmetros, ou envolve um ou mais parâmetros e os passa como parâmetros para a função fora dos parênteses.Uso 1: controla a ordem de execução dos operadores na expressão. Segue a regra de que os parênteses mais internos são processados primeiro, e, assim sussecivamente até que acabem.Uso2: envolve um ou mais parâmetros que devem ser executados antes dos resultados serem transferidos como parâmetro para a função fora dos parênteses.exemplo:(2 + (3 - (4 * (10 / 2)))); // retorna -15(2 + (3 - (4 * 5))) (2 + (3 - 20))(2 + (-17))-15- (SUBTRAÇÃO):Operador aritimético usado para negação ou subtração.Uso 1: usado para negação reverte o sinal da expressão numérica;Uso 2: usado para subtração, executa uma subtração aritimética em duas expressões numéricas. Quando ambas as expressões são inteiras, a diferença é um inteiro, quando são números de ponto flutuante, a diferença é um número de ponto flutuante.* (MULTIPLICAÇÃO)Operador aritimético usado para multiplicar duas expressões numéricas. Se ambas forem inteiras, o produto será inteiro, se forem números de ponto flutuante, será número de ponto flutuante.*= (ATRIBUIÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO):Atribui a expressão1 o valor da expressão1 * expressão2., (VÍRGULA):Avalia a expressão1, depois a expressão2 e retorna o valor da expressão2. Esse operador é usado principalmente com o comando de loop forexemplo:var a=1, b=2, c=3; é a mesma coisa que dizer que var a=1;var b=2;var c=3;. (PONTO):Usado para navegar por hierarquias, acessar movieclips, variáveis ou propriedades. É também usado para testar ou definir as propriedades de um objeto ou criar um estrutura de dados.exemplos de usos:objeto.propriedade_ou_métodonome_da_intância.variávelnome_da_instância.instância_filha. variávelobjeto - pode ser qualquer objeto ActionScript interno ou personalizado. Esse parâmetro está sempre à esquerda do operador ponto (.).proriedade_ou_método - nome de uma propriedade ou método associado ao objeto. Este parâmetro está sempre à direita do operador pnto(.).nome_da_instância - o nome da instância de um movieclipinstância_filha - uma instância do movieclip que seja filha do movieclip principal, ou que nele esteja aninhada.variável - uma variável na linha do tempo, que seja do nome do movieclip à esquerda do operador ponto (.).Pelo que dá para perceber, esses operadores simbólicos são utilizados da mesma forma que os utilizamos na matemática (+, -, /, *).Paula Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 paula.ma Postado Abril 26, 2004 Denunciar Share Postado Abril 26, 2004 Parte 4:?: (CONDICIONAL):instrui o flash a avaliar a expressão1 e, se o valor for true, ele retornará o valor da expressão2; caso contrário, retornará o valor da expressão3.exemplo:uso: expressão1 ? expressão2 : expressão3x=5; y=10;z = (x<6) ? x: y;trace(z); // reorna 5/ (DIVISÃO):operador aritimético que divide a expressão1 pela expressão2. O resultado da operação de divisão é um número de dupla precisão e ponto flutuante. // (DELIMITADOR DE COMENTÁRIO):indica o início de um comentário de script. Qualquer caracter que apareça entre o delimitador de comentário // e o caracter de fim de linha será interpretado como comentário e ignorado pelo interpretador ActionScript. Usa-se apenas para comentários de uma linha/* (DELIMITADOR DE COMENTÁRIO):uso: /* comentário */, este tipo é usado para comentários de diversas linhas, tudo o que for colocado antes do fechamento */ será interpretado com parte do comentário. Se não for usado o fechamento, será retornada uma mensagem de erro./= (ATRIBUIÇÃO DE DIVISÃO):atribui a expressão1 o valor da divisão da expressão1 pela espressão2.formas equivalentes representar a mesma coisa: x /= y; e x = x / y;.Paula Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 §uiciDa£ Postado Abril 27, 2004 Denunciar Share Postado Abril 27, 2004 jesussssss qnt parteeeeeeeeee uhahuauhahu muito legal paula, continua postando mais partes pra nois tah ?? t.+ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 paula.ma Postado Abril 29, 2004 Denunciar Share Postado Abril 29, 2004 Parte 5:[] (ACESSO DE MATRIZ):é um operador inicilaiza uma matriz comum ou multidimensional com os elementos especificados (a0, a1, ...), ou acessa elementos de uma matriz que permite deinir e recuperar deinamicamente nomes de instância, de variável e de objeto, perimitindo ainda o acesso às propriedades de objeto.O primeiro elemento de um amtriz é sempre 0:exemplo de descrição de matriz:myArray[0] = 20;myArray[1] = "Tudo bem";myArray[2] = "true";Para adicionar outro elemento na matriz faz-se da seguinte forma:myArray[3] = "Tudo";^(XOR BIT A BIT)operador que converte a expressão1 e a expressão2 em inteiros não assinados de 32 bits e retorna 1 em cada posição onde os bits correspondentes na expressão1 ou na expressão2, mas não em ambas, sejam 1.exemplo:// 15 decimal = 1111 binário// 9 decimal = 1001 bináriox = 15 ^ 9;trace(x);// 1111 ^ 1001 - 0110// retorna 6 decimal ( = 0110 binário)^= (ATRIBUIÇÃO XOR BIT A BIT):operador de atribuição composta bit a bit que atribui a expressão1 o valor da expressão2.exemplo:// 15 decimal = 1111 bináriox = 15;// 9 decimal = 1001 binárioy = 9;trace(x ^= y);//retorna 6 decimal ( = 0110 binário){} (INICIALIZADOR DE OBJETO):operador que cria incializa um novo objeto com os pares de prorpiedades (nome e valor) especificados. É o mesmo que usar a sintaxe newObject e preencher os pares de propriedades com o operador de atribuição.| (OR BIT A BIT):operador bit a bit que converte a expressão1 e a expressão2 em inteiros não assinados de 32 bits e retorna 1 em cada posição de bit onde os bits correspondentes na expressão1 ou na expressão2 sejam 1.exemplo:// 15 decimal = 1111 bináriox = 15;// 9 decimal = 1001 binárioy = 9;trace(x | y);//1111 | 1001 = 1111// retorna 15 decimal ( = 1111 binário)|| (OR LÓGICO):operador lógico que avalia a expressão1 e a expressão2. O resultado será "true" se uma ou ambas as expressões forem avaliadas como true; o resultado será false apenas se ambas as expressões forem avaliadas como false. Com expressões booleanas, o operador lógico OR faz com que o flash avalie a expressão da esquerda, se ela puder ser convertida e, true, o resultado será true. Caso contrário, ele avaliará a expressão direita e o resultado será o valor dessa expressão.Paula Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest - Jair - Postado Maio 31, 2004 Denunciar Share Postado Maio 31, 2004 Boa tarde Pessoal Estou abrindo este tópico para tirar duvidas sobre actionscript.Consegui um material bem legal e vou colocando aqui, aos poucos, para colaborar com os outros estudantes como eu. Paula Bom dia!!Será que alguém teria uma video-aula de Action Sript?Meu e-mail jgs1308@yahoo.com.brObrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Guest Postado Junho 17, 2004 Denunciar Share Postado Junho 17, 2004 Bom dia,Ter em video, eu não tenho, mas posso pensar em montar uma Paula Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 paula.ma Postado Junho 17, 2004 Denunciar Share Postado Junho 17, 2004 Bom dia,Ter em video, eu não tenho, mas posso pensar em montar uma Paula esqueci de logar de novo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 §tRuTe® Postado Junho 17, 2004 Denunciar Share Postado Junho 17, 2004 o hpaula...q xic heim....!!já ta avançada no flash heim!!hehehe....isso é pro povo v q na net tem tudo q é preciso pra se aprender algo heim....hehehehefalow!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 paula.ma Postado Junho 21, 2004 Denunciar Share Postado Junho 21, 2004 Bom dia Strute, Nem tanto, ttenho ainda que aprender uns 97% pra começar a ficar bom, mas vou tentando enquanto isso.Montar esses posts me ajuda e assimilar isso tudo e tb da uma forcinha pro pessoal que não tem o livro.Paula Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 reuris Postado Outubro 26, 2004 Denunciar Share Postado Outubro 26, 2004 monte mesmo paula mais por favor... num se esqueca de nós leigos neste assunto... passe ideias mais inicial.... ou monte um tópico para nós...oque você acha... valeu galera...reuris Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 darkfire Postado Outubro 27, 2004 Denunciar Share Postado Outubro 27, 2004 Carai daki a pouco esse tópico vai virar "tópico importante" Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Guest Postado Novembro 10, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 10, 2004 posso tentar retomar alguma coisa neste sentido, estive ocupada e acabei parando meus cursos, se o pessoal tiver interesse eu continuo postando.Obrigada Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 paula.ma Postado Novembro 10, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 10, 2004 caramba!!!!Esqueci de logar de novo!!!!Mas é isso ai, se o pessoal tiver interesse eu continuo postando.Obrigada Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 vinceplay() Postado Novembro 10, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 10, 2004 ai vei alguns que o pessoal sempre perguntaduplicateMovieClip Uso duplicateMovieClip(destino, novonome, profundidade) Parâmetros destino O caminho de destino do clipe de filme a ser duplicado. novonome Um identificador exclusivo do clipe de filme duplicado. profundidade Um nível de profundidade exclusivo para o clipe de filme duplicado. O nível de profundidade é uma ordem de empilhamento para os clipes de filmes duplicados. Essa ordem de empilhamento é muito parecida com a ordem de empilhamento das camadas na Linha de tempo; os clipes de filmes com um nível de profundidade inferior ficam ocultos abaixo de clipes com uma ordem de empilhamento superior. Você deve atribuir a cada clipe de filme duplicado um nível de profundidade exclusivo para evitar que ele substitua filmes em níveis ocupados. Retorna Nada. Descrição Ação; cria uma instância de um clipe de filme enquanto o filme é reproduzido. A reprodução em clipes de filme duplicados sempre começa pelo Quadro 1, independente da posição da reprodução no clipe de filme original (ou “pai”). As variáveis no clipe de filme pai não são copiadas para o clipe de filme duplicado. Se o clipe de filme pai for excluído, o clipe de filme duplicado também o será. Use a ação ou método removeMovieClip para excluir uma instância de clipe de filme criada com duplicateMovieClip. Exemplo Este comando duplica a instância do clipe de filme flower dez vezes. A variável i é usada para criar um novo nome de instância e uma profundidade exclusiva para cada clipe de filme duplicado. on (release) { amount = 10; while (valor>0) { duplicateMovieClip (_root.flower, "mc"+i, i); setProperty ("mc"+i, _x, random(275)); setProperty ("mc"+i, _y, random(275)); setProperty ("mc"+i, _alpha, random(275)); setProperty ("mc"+i, _xscale, random(50)); setProperty ("mc"+i, _yscale, random(50)); i++; valor--; } } getURL Uso getURL(url [, window [, "variables"]]) Parâmetros url O URL de onde o documento será obtido. window Um parâmetro opcional que especifica a janela ou quadro HTML em que o documento deve ser carregado. Você pode inserir o nome de uma janela específica ou escolher um dos seguintes nomes de destino reservados: • _self especifica o quadro atual na janela atual. • _blank especifica uma nova janela. • _parent especifica a origem do quadro atual. • _top especifica o quadro de nível superior na janela atual. variables Um método GET ou POST para envio de variáveis. Caso não haja variáveis, omitir esse parâmetro. O método GET anexa as variáveis ao final do URL e é usado para pequenos números. O método POST envia as variáveis em um cabeçalho HTTP separado e é usado com longas seqüências de caracteres. Retorna Nada. Descrição Ação; carrega um documento de uma URL específica em uma janela ou passa variáveis para outro aplicativo em uma URL definida. Para testar esta ação, certifique-se de que o arquivo a ser carregado esteja no local especificado. Para usar uma URL absoluta (por exemplo, http:// www.meuservidor.com), você precisa de uma conexão de rede. Exemplo Este exemplo carrega uma nova URL em uma janela em branco do navegador. A ação getURL direciona a variável incomingAd como o parâmetro url para que você possa alterar a URL carregada sem que seja necessário editar o filme do Flash. O valor da variável incomingAd é passado para o Flash no início do filme com uma ação loadVariables. on(release) { getURL(incomingAd, "_blank"); } gotoAndPlay Uso gotoAndPlay(scene, frame) Parâmetros scene O nome da cena para onde a reprodução é enviada. frame O número do quadro ou rótulo para onde a reprodução é enviada. Retorna Nada. Descrição Ação; envia a reprodução para o quadro especificado em uma cena e reproduz a partir desse quadro. Se não for especificada uma cena, a reprodução segue para o quadro especificado na cena atual. Exemplo Quando o usuário clica em um botão com a ação gotoAndPlay atribuída, a reprodução é enviada para o Quadro 16 e começa a reproduzir. on(release) { gotoAndPlay(16); } gotoAndStop Uso gotoAndStop(scene, frame) Parâmetros scene O nome da cena para onde a reprodução é enviada. frame O número do quadro ou rótulo para onde a reprodução é enviada. Retorna Nada. Descrição Ação; envia a reprodução para o quadro especificado em uma cena e a interrompe. Se não for especificada uma cena, a reprodução segue para o quadro especificado na cena atual. Exemplo Quando o usuário clica em um botão ao qual está atribuída a ação gotoAndStop, a reprodução é enviada para o quadro 5 e o filme pára de ser reproduzido. on(release) { gotoAndStop(5); } if Uso if(condição) { comando(s); } Parâmetros condição Uma expressão que seja avaliada como true ou false. comando(s) As instruções a serem executadas se ou quando a condição for avaliada como true. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 paula.ma Postado Novembro 16, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 16, 2004 Bom dia, Que legal Vinceplay, mais um para colaborar com os estudantes, parabéns!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 acs_junior Postado Novembro 16, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 16, 2004 Uaaaaaauuuuuuu!!!!!!!Que topicuzão!!!!!!haheuaheaueaheVlw.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Guest - paula.ma -
Boa tarde Pessoal
Estou abrindo este tópico para tirar duvidas sobre actionscript.
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Paula
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