mkboy Postado Abril 23, 2004 Denunciar Share Postado Abril 23, 2004 Estou fazendo um catalogo dinâmico, e preciso de algumas dicas.Essa é a home do catalogo: http://www.pescaki.com.br/kreative/Esta é a área de admin: http://www.pescaki.com.br/kreative/painel.aspExemplo:Eu quero criar uma categoria nova no site, por exemplo INFORMATICA:- Clico em categorias, e em inserir categoria.Essa informação eu salvei no banco que tem a tabela "categoria" que tem dois campos: "id" e "categoria"Quando eu faço o insert eu adiciono um id autonumeração e a palavra que digitei no campo.Essa categoria eu listo no menu do site assim: <a href="produtos.asp?id=<%=RS("ID")%>"><%=rs("categoria")%></a>Agora a dúvida.Eu quero inserir um produto na categoria criada. O que faço? Crio outra tabela para cadastrar esse produto?E como farei para saber que o produto cadastrado na outra tabela é de determinada categoria? Qual a estrutura da tabela para esse item?(ACESS) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 mkboy Postado Abril 23, 2004 Autor Denunciar Share Postado Abril 23, 2004 Meu banco: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Victor Postado Abril 23, 2004 Denunciar Share Postado Abril 23, 2004 conecta.asp<% local=Request.ServerVariables("SERVER_NAME") if local="nome_do_pc" or local="localhost" then conexao= "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=C:\Inetpub\wwwroot\pasta\bd.mdb;Persist Security Info=False" endereco_virtual="http://"&local&"/pasta" endereco_fisico="C:/Inetpub/wwwroot/pasta" end if set conn = Server.CreateObject("adodb.connection") conn.open conexao %> pagina.asp <!--#include file="conecta.asp"--> <%Set RecSet = Server.CreateObject("Adodb.RecordSet") if request.form("acao") <> "" then conn.execute "insert into categoria (categoria) values ('"&request.form("categoria")&"')" %> <form action="pagina.asp" method="post"> <table> <tr> <td>Categoria: </td> <td><input name="categoria" size="35"></td> </tr> <tr> <td><input type="hideen" name="acao" value="cadastrar"><input type="submit" name="cadastrar" value="Cadastrar"></td> </tr> </table> </form> <table border=1 bordercolor="#CCCCCC" cellpadding=0 cellspacing=0 style="border-collapse: collapse"> <tr bgcolor=#336699> <td width="100%" align=center height="25"><b><font size="-1" color=#FFFFFF face=verdana><center>Categorias</center></font></b></td> </tr> <% RecSet.open "select categoria from categoria order by id DESC", conn if not RecSet.EOF then while not RecSet.EOF%> <tr bgcolor=#336699> <td width="100%" align=center height="25"><b><font size="-1" color=#FFFFFF face=verdana><center><%=RecSet("categoria")%></center></font></b></td> </tr> <%RecSet.movenext wend end if RecSet.close%> <%end if set RecSet = nothing%> Tente esse dai, caso tenha mais dúvidas poste ae, que te ajudaremos!!! []'sVictor Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 dark0 Postado Abril 23, 2004 Denunciar Share Postado Abril 23, 2004 Cara,..acho que o melhor a fazer, é criar mais uma tabela..tenta assim:- cria uma tabela produto. Com os campos: nome (guardara o nome do produto), cod_produto (codigo do produto), cod_cat (codigo da categoria)porque assim, na tabela dos produtos, quando você cadastrar, você coloca o codigo da categoria junto!assim, quando você for fazer o select, você usa o where, na categoria!entendeu?t+ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest - mkboy - Postado Abril 23, 2004 Denunciar Share Postado Abril 23, 2004 Victor, só vou poder testar seu código a noite, valeu!Por hora vou tirando outras dúvidas:Vou criar então a tabela produtos:produtos- nome- cod_prod- cod_catE agora, como faço para identidicar o produto a categoria?Pois quero fazer o select e imprimir todos produtos de determinada categoria.E o que faço para selecionar a categoria na hora de cadastrar o produto?Tem como fazer um combo dinâmico, que a medida de incluir uma nova categoria seja incluida a categoria no combo para escolher? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 dark0 Postado Abril 23, 2004 Denunciar Share Postado Abril 23, 2004 E agora, como faço para identidicar o produto a categoria?como assim?na hora que você cadastrar o produto, o codigo do produto fica como autonumeração.. e é preenchido automaticamente! E antes de cadastrar, você seleciona a categoria!E o que faço para selecionar a categoria na hora de cadastrar o produto?Tem como fazer um combo dinâmico, que a medida de incluir uma nova categoria seja incluida a categoria no combo para escolher?Tem como fazer sim!você cria o combo, e quando vai colocar os valores dele, faz um loop, trazendo os dados do banco, e montando!E assim, no valor dele, você coloca o codigo da categoria!entendeu? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest - mkboy - Postado Abril 23, 2004 Denunciar Share Postado Abril 23, 2004 você tem algum exemplinho do combo com o loop? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 dark0 Postado Abril 23, 2004 Denunciar Share Postado Abril 23, 2004 você tem algum exemplinho do combo com o loop? alguma coisa assim?<select size="1" name="combo"> <option>Escolha a opção do Combo</option> <%sql = "select campo from tabela" set rs = conexao.execute(sql) rs.MoveFirst do while not rs.eof %> <option value="<%=rs("campo")%>"><%=rs("campo")%></option> <% rs.movenext loop %> </select>mais ou menos isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Guest Postado Abril 23, 2004 Denunciar Share Postado Abril 23, 2004 Beleza heinn!!!!! Valeu, a noite vou testar.Mais uma pergunta: Posso ter quandos select em uma página? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Victor Postado Abril 23, 2004 Denunciar Share Postado Abril 23, 2004 Beleza heinn!!!!! Valeu, a noite vou testar.Mais uma pergunta: Posso ter quandos select em uma página? Depende de quantas vezes você for puxar as coisas do bd, mas sempre quando você abrir feche ele!!!! []'sVictor Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 dark0 Postado Abril 23, 2004 Denunciar Share Postado Abril 23, 2004 você pode ter quantos quiser!eu montei um site com uns 10 combobox desse tipo..e funciona beleza..conforme o que tem no banco, ele mostra ali!teste lá.. e boa sortehehet+ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 mkboy Postado Abril 27, 2004 Autor Denunciar Share Postado Abril 27, 2004 beleza!Comecei as alterações.Criei uma nova tabela ( produtos )já fiz o formulario de cadastro de novos produtos e já funcionou, já inclui um novo produto, e o combo ficou perfeito BRIGADAO!Veja o banco: Agora vou para outra parte, agora vou tentar quando clicar no item do menu listar os produtos da outra tabela...Vou tentar depois posto as novidades... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 dark0 Postado Abril 27, 2004 Denunciar Share Postado Abril 27, 2004 é isso aí..vai montando .. que se precisar de alguma dica/solução..to por aquit+ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 ursolouco Postado Abril 27, 2004 Denunciar Share Postado Abril 27, 2004 Nobre Senhores!!Já que esta sendo aceita sugestões, pode ser feito uma coisa, que particularmente achei impressionante, é realizar uma busca dentro do seu banco de dados, separa-los em vetores, armazenar em 'Application("")' [aberta para cada usuário] e ir mudando os valores e somente, lá no finalzinho, fazer login e tudo mais, realizar as alterações no banco de dados e reduzir o estoque (hehhehe, básicamente aprendi isso no livro de e-commercer com ASP).Se for de valor, fica aí a minha dica..Abraços!![urso] Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 mkboy Postado Abril 27, 2004 Autor Denunciar Share Postado Abril 27, 2004 hehe, enrroladão de tudo.Seguinte, o banco está assim: (Eu fiz a inclusão dos itens por formulário)Agora no menu de meu site, eu tenho os links, que são responses da tabela categoria.O link eu fiz isso:<a href="produtos.asp?id=<%=RS("ID")%>"><%=rs("categoria")%></a>E na página produtos.asp estou a fazer isso:<%url_conexao = Server.MapPath("geral.mdb")set conexao = Server.CreateObject("ADODB.Connection")conexao.open "DRIVER={Microsoft Access Driver (*.mdb)};DBQ="&url_conexaosql = "select categoria from categoria WHERE id=" & request.QueryString("id")set rs = conexao.execute(sql)%> <%do while not rs.eof %><%=rs("categoria")%><br> <%rs.movenextloop%>Ou seja, estou apenas imprimindo a categoria na tela.Gostaria de saber neste caso, como fazer para imprimir os dados que estão na tabela produtos?Acho que vocês já falaram, mas verdade, não entendi!O que devo fazer?Vejam o como está até o momento: http://www.pescaki.com.br/kreative/index.asp Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 dark0 Postado Abril 28, 2004 Denunciar Share Postado Abril 28, 2004 olá amigo!Bom.. uma ideia, é você criar outro sql, que faz o select na tabela produtos..tipo assim..sql2 = "select categoria from produtos"set rs2 = conexao.execute(sql2)geralmente eu monto assim.. um sql, um recordsetdois sqls, dois recordsetsaí, você vê como quer mostrar os dados.. se no mesmo loop, ou se em outroentendeu?até mais Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 mkboy Postado Abril 28, 2004 Autor Denunciar Share Postado Abril 28, 2004 não consegui:Veja: <%url_conexao = Server.MapPath("geral.mdb")set conexao = Server.CreateObject("ADODB.Connection")conexao.open "DRIVER={Microsoft Access Driver (*.mdb)};DBQ="&url_conexaosql = "select categoria from categoria WHERE id=" & request.QueryString("id")set rs = conexao.execute(sql)%><%sql2 = "select cat_id from produtos"set rs2 = conexao.execute(sql2)%><%do while not rs.eof %><%=rs("categoria")%> <br> <%=rs2("prod")%> <%rs.movenextloop%>E o loop, fica somente com rs e não com rs2?Veja o erro:Tipo de erro:ADODB.Recordset (0x800A0CC1)Item cannot be found in the collection corresponding to the requested name or ordinal./brindes/prod.asp, line 38 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 bolomaster Postado Abril 28, 2004 Denunciar Share Postado Abril 28, 2004 O link eu fiz isso:<a href="produtos.asp?id=<%=RS("ID")%>"><%=rs("categoria")%></a>E na página produtos.asp estou a fazer isso:<%url_conexao = Server.MapPath("geral.mdb")set conexao = Server.CreateObject("ADODB.Connection")conexao.open "DRIVER={Microsoft Access Driver (*.mdb)};DBQ="&url_conexaosql = "select categoria from categoria WHERE id=" & request.QueryString("id")set rs = conexao.execute(sql)%> <%do while not rs.eof %><%=rs("categoria")%><br> <%rs.movenextloop%>Ou seja, estou apenas imprimindo a categoria na tela. você não tem uma tabela de produtos que recebe o cod da categoria então .. talvez o erro esteja nessa linha ohsql = "select categoria from categoria WHERE id=" & request.QueryString("id")Tipo tenta buscar na tabela de produtos .. oh tiposql = "select Produtos from Cod_cat WHERE id=" & request.QueryString("id")Acho que assim vai funcionarAbraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 dark0 Postado Abril 28, 2004 Denunciar Share Postado Abril 28, 2004 mkboy, me explique:- você tem a tabela categoria, na qual guarda todas as categorias.- tem a tabela produtos, que guarda os produtos, e o codigo da categoria, na qual ele pertence.até aí, ok, eu entendi..Mas.. o que exatamente você quer mostrar na tela?eu vi, que você está fazendo um loop na tabela de categorias.. isso listará todas as categorias.. certo?então, o que você quer mais..? mostrar os produtos de cada categoria? nessa mesma pagina?to meio confuso com isso tudo.. e antes de postar qualquer coisa.. acho melhor esclarecer.. hehehet+ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 bolomaster Postado Abril 28, 2004 Denunciar Share Postado Abril 28, 2004 Grande Dark0, tipo eu tava olhando pela pagina dele e pelos scripts e acho que o que ele ta querendo é o seguinte ter um menu com as categorias.. e e quando clicar nas categorias.. mostrar os produtos referentes ah ela ... Tipo acho que é isso mesmo, pelo menos foi o que eu entendi .. ok Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 dark0 Postado Abril 28, 2004 Denunciar Share Postado Abril 28, 2004 Bolo.. se for isso mesmo.. ficaria quase como você falou:sql = "select prod from produtos WHERE cod_cat=" & request("id")set rs = conexao.execute(sql)explicando:- prod = ítem da tabela produtos (que no caso é o valor que você quer mostrar no loop)- produtos = tabela que contém o produto- cod_cat = ítem que guarda o código da categoria, para comparar com a categoria selecionadaapós esse sql aí.. você faz o mesmo loop..mas monta algo assim:<%rs.MoveFirst 'move para o primeiro registro da tabela..do while not rs.eof %><%=rs("produto")%><br><%rs.movenextloop%>olha.. eu coloquei, de acordo com o post que você mostrou as tabelas.. ok?se não for isso aí.. me esclareça as duvida que coloquei ali..ate mais Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
mkboy
Estou fazendo um catalogo dinâmico, e preciso de algumas dicas.
Essa é a home do catalogo: http://www.pescaki.com.br/kreative/
Esta é a área de admin: http://www.pescaki.com.br/kreative/painel.asp
Exemplo:
Eu quero criar uma categoria nova no site, por exemplo INFORMATICA:
- Clico em categorias, e em inserir categoria.
Essa informação eu salvei no banco que tem a tabela "categoria" que tem dois campos: "id" e "categoria"
Quando eu faço o insert eu adiciono um id autonumeração e a palavra que digitei no campo.
Essa categoria eu listo no menu do site assim: <a href="produtos.asp?id=<%=RS("ID")%>"><%=rs("categoria")%></a>
Agora a dúvida.
Eu quero inserir um produto na categoria criada.
O que faço? Crio outra tabela para cadastrar esse produto?
E como farei para saber que o produto cadastrado na outra tabela é de determinada categoria?
Qual a estrutura da tabela para esse item?
(ACESS)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
20 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.