Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Me Ajudem Com Pesquiza


ALAOGC

Pergunta

Alo pessoal,

Sou novato em delphi e estou fazendo um sisteminha usando um banco de dados em acesss, gostaria de saber como faço para fazer pesquiza no banco tipo:

Tenho uma tabela de produtos e gostaria que me mopstrasse apenas os produtos com a letra A, como faria isso? Eu só sei usando o dbgrid e ele mostrando todo o conteudo da tabela, como faria para coloca um dbedite em que o usuario colocasse o nome do produto e mostrasse no dbgrid o produto, e eu colocasse um botao "detalhes" e abriria os detalhes daquele produto, como faço para fazer essa pesquiza funcionar?

Me ajuda por favor,

Tiago Clemente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Existem diferentes formas de se fazer isso, uma delas é a suguinte:

- Adicione um novo formulário ao seu projeto

- Vai no data modulo e coloca 2 componentes: uma Query(paleta BDE) e um DataAccess(paleta DataAccess)

-Na Query seta as seguintes propriedades:

-SQL --> Select * from NomeDaTabela

- DatabaseName --> é o Alias interno, seleciona o mesmo nome que tá na propriedade DatabaseName do componente DataBase

- Active --> True

- Name --> QrProdutos

Propriedades do componente DataAccess:

- DataSet --> QrProdutos

- Name --> DsQrProdutos

Aí no formulário que você criou coloca um DBGrid, um Edit e dois botões

Propriedade do DBGrid:

- DataSource --> DsQrProdutos

Botão1

OnClick:

DM.QrProdutos.Close;

DM.QrProdutos.SQL.Text := 'Select * from Produtos ' +

'where Upper(Nome) =:NomeBusca Like (edit1.text)';

DM.QrProdutos.Params[0].AsString := UpperCaseUpperCase('%' + Edit1.Text + '%');

DM.QrProdutos.Open;

Botão2:

DataModulo.Tabela.Edit;

FormularioDeCadastroDeProdutos.ShowModal;

Caso dê algo errado posta ae e posta tb seu e-mail pra eu te mandar as imagens pra botões, valeu. tongue.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Só tem uma coisa... Ali no botao2 você ta dando um edit... Mas se ele estiver visualizando uma query o edit não vai estar num outro lugar? (o ponteiro na tabela vai estar no lugar errado)

não teria que fazer algo do tipo:

dm.tabelaProdutos.FindNearest([dados.DsQrProdutos

.FieldByName('Código').asinteger]);

Pra ele pular o ponteiro da tabela produtos pro mesmo produto que esta com o ponteiro na query produtos??????????????????????????????????????????????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Cara, eu nunca ouvi falar em 'FindNearest', não sei nem pra q q serve esse comando, eu tb estou começando em Delphi agora.

Eu estou fazendo um sistema aqui e eu faço o seguinte:

-uma busca com uma query

-mudo em tempo de execução o dataset do dbgrid de tabela para a query

tem o botão de editar o registro(DM.TBProdutos.Edit) e funciona normalmente. Só não sei se eu deveria jogar algum código pra evitar um possível erro, mas até agora tá funcionando direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O problema que eu tinha (e tive que resolver com o find) era o seguinte:

O grid tb mudava de source em tempo de execucao e mostrava a query

então se o usuario movesse o para o segundo registo(o proximo produto) e apertasse o botao editar, ele na verdade ia editar ainda o primeiro registro da tabela (porque o ponteiro não acompanhaca a query)

então eu fui forçado a fazer o ponteiro da tabela pular para o produto que estava selecionado na query smile.gif

Nem sei se isso vai acontecer contigo, depende de como e pra que você usa o Grid.. So tou falando do meu prob e que talvez você tv tivesse wink.gif

Falow!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...