Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Melhora na performance de select em tabelas grandes


Bregnoles

Pergunta

Boa tarde!

Gostaria de saber, no configurador do postgresql.conf tem alguns parametros no menu QUERY TUNING: são esses:

# - Planner Method Configuration -

#enable_bitmapscan = on       
#enable_hashagg = on            
#enable_hashjoin = on        
#enable_indexscan = on        
#enable_mergejoin = on
#enable_nestloop = on        
#enable_seqscan = on            
#enable_sort = on
#enable_tidscan = on

# - Planner Cost Constants -

#seq_page_cost = 1.0                   # measured on an arbitrary scale
#random_page_cost = 2.0            # same scale as above

Se eu descomentar, isso é ativá-los, podemos dizer que isso pode melhorar a performance dos meus select com grande quantidade de dados sequenciais por Index ou por PK?
Por gentileza, o que eu quero saber é:
Esses parâmetros qual é sua finalidade em questão de melhoria na performance em selects de tabelas grandes, com join, hash, etc? 

Fico no aguardo!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Boa noite, por padrão essas opções já estão on e se mudar para off, você diminuirá as opções para que o PostgreSQL tente selecionar o melhor plano de execução das consultas e isso não vai resolver o problema de performance. Verifique a modelagem do seu banco, provavelmente é onde está seu problema, e principalmente, arquivos de índices não se restringem a chaves primarias e estrangeiras.

Há alguns anos fui na empresa de distribuição de energia elétrica, e o sistema de faturamento levava horas processando para começar a imprimir os relatórios. As tabelas não possuíam os índices necessários para emissão dos relatórios, na época usavam o firebird, criei tais índices e a impressão passou a ser instantânea.
 

Editado por Ronivaldo Lopes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...