Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

O melhor tutorial para Lavarel Sail


Frank K Hosaka

Pergunta

Desde o começo desse mês é que venho tentando instalar o Lavarel no meu PC. Boa parte dos tutoriais falam do Linux, e o Linux não é a minha praia, mas de tanto tentar eu comecei a decorar algumas palavras como "sudo apt-get update", "ls", "~/", mas eu acabei me atrapalhando na hora de instalar o Composer, o PHP, o Docker, e no final não consegui instalar coisa alguma e nem aprendi a como lidar com o Linux.

Pelo menos eu aprendi como tirar o distro do Linux no Windows (leia-se Ubuntu) e desativar recursos meio que escondidos do Windows do tipo Plataforma de Máquina Virtual e Subsistema do Windows para Linux.

Quando comecei a desconfiar que o Windows não dá suporte para o Lavarel, eis que o Google mostrou um excelente tutorial: Kickstart your Laravel Web App using Laravel Sail (WSL2) | by Kidd Tang | Dev Genius - pode ser que não seja excelente para você, mas foi o único que conseguiu instalar o Lavarel Sail no meu PC.

Consegui executar o programa Docker Desktop, ele é um servidor que conecta o mundo com o Laravel. O problema do Laravel é que ele foi projetado para programadores que pensam em três dimensões (altura, largura e profundidade), esse não é o meu caso, eu só consigo pensar de forma linear, logo o WampServer+MySQL+PHP já está de bom tamanho.

E é aqui é que começa o problema. O meu WampServer deixou de funcionar, ele disse que alguém alterou as variáveis do ambiente Windows, criando dentro do Path a seguinte instrução: C:\wamp64\bin\php\php8.1.0. A solução mais óbvia que eu encontrei foi arrancar essa instrução dentro da variável Path do Windows. 

Graças a Deus, o WampServe começou a funcionar. Já o Docker Desktop não funciona mais. Eu até tentei colocar a instrução de volta na variável Path do Windows, mas isso não ajudou. Agora, vou pesquisar se é possível eu criar um "container" para os meus códigos PHP dentro do Docker Desktop e fazer o Laravel executar os meus códigos primitivos, e assim eu não vou precisar mais ficar na dependência do WampServer.

 

Editado por Frank K Hosaka
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1

Muito boa recomendação, nunca peguei o Laravel ou usei o composer, sem fui dos que vão direto no PHP.

Dependendo do seu projeto recomendo fortemente olha o desenvolvimento em NodeJS.

Hoje as soluções que eu trabalho são votadas a resolver problemas em JS usando apenas eles. E estou no mesmo barco que você, tentei usar o Docker recentemente e não consegui de jeito alguma e algumas pessoas que conheço se queixaram justamente dessa aplicação para de funcionar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O meu projeto já terminei só com o PHP. O JavaScript, o CSS e o HTML foram incorporados na última hora, ao longo da minha pesquisa aqui no fórum. Eu devo muito ao Iowys e o Wass que ajudaram bastante a entender o modal e a função assíncrona, melhorou bastante a funcionalidade e aparência do meu projeto, que é basicamente monousuário. Para fazer funcionar para mais de um usuário, isso eu não tenho a menor idéia.

O Laravel eu só peguei por curiosidade, o pessoal fala muito de "framework", mas até agora eu não sei o que é. Eu apanhei muito para instalar. Hoje eu só uso o Composer e o Visual Studio Code (com a extensão de depurar o PHP).

O Composer é usado apenas uma vez, só para instalar o example-app dentro da minha pasta de usuário do Windows. Ele tem um monte de subpastas, mas eu só aprendi a usar a pasta .env, controller, view e route, mas enfim o conjunto dessas pastas é que fazem a gramática do Laravel funcionar. Ou seja, o Laravel é basicamente uma janela dentro do Visual Studio Code.

Esse Visual Studio é muito bom. Quando eu salvo o arquivo, ele já me alerta que tem um monte de erros, eu teria aprendido o PHP bem mais rápido se eu tivesse conhecido esse programa. O mais bacana desse programa é que ele tem um terminal, por onde você pode executar vários comandos, do tipo ativar o servidor artisan ("php artisan serve"), ele abre a porta 8000 do notebook para a internet, enquanto que o WampServe trabalha com a porta 80. São dois servidores que trabalham simultaneamente, mas não dá para fazer isso se você acrescentar o Sail do Laravel.

O que eu mais gostei do Laravel é o "blade.php", ele é mais conhecido como "view", você pode misturar o HTML com a nova gramática do Laravel que o Laravel faz o mesmo serviço do PHP, mas dessa vez você não precisa usar o marcador <?php e nem mais enfrentar a dor de cabeça das aspas simples e duplas. O código fica bonito à beça. O problema é quando não funciona, e quando você vai buscar ajuda no Google, aí você fica no dilema: ver o manual do Laravel que é díficil de entender ou perder tempo com os palpites dos pseudo programadores que aparecem nesses fórum cheios de anúncios e pulgas. As duas soluções são difícies.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...