Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

O Laravel do João Ribeiro


Frank K Hosaka

Pergunta

Em 2020, o João Ribeiro fez um excelente vídeo sobre o Laravel. Eu estou estudando o vídeo Laravel #061 (Laravel - 061 - Preparando um projeto para exercício de login - parte 1 - YouTube) e o Laravel #062 (LARAVEL #062 CONSTRUÇÃO DO FORMULÁRIO DE LOGIN E ROUTES - YouTube).

O correto é começar o estudo pelo vídeo #001, mas a minha prioridade não é o Laravel e sim o PHP.

O meu problema com o PHP é que eu não sei nada de HTML, eu só sei usar <input> e <table>. Aqui no fórum, eu precisei aprender a usar o <div> para trabalhar com modal.

Já o João Ribeiro sempre bate na mesma tecla: para estudar o Laravel você precisa saber o que é classe, o que é HTML e o que é PHP. Eu não sei nada disso, mas graças ao João Ribeiro eu já aprendi a usar a tecla <k> para parar e executar o YouTube, também aprendi a usar a tecla ! no Visual Studio Code para montar um HTML básico, e o tutorial do João Ribeiro sempre confronta o código com o que aparece na tela do navegador, ou seja, o vídeo é bastante didático e eu já aprendi muita coisa.

O problema é que o resultado não é o mesmo. O João Ribeiro usa a versão 8, e eu estou usando a versão 9 do Laravel. Ele conseguiu fazer a rotina Route funcionar, mexendo no código RouteProviderServices.php, mas o meu código é bem diferente. Assim precisei usar o Google para saber como o Route vai enxergar o Controller em 2022, e um dos rapazes deu a dica de usar todo o espaço de trabalho na linha do código do Route até chegar na classe desejada, e a dica dele funcionou e assim consegui acompanhar o vídeo do João Ribeiro.

Nesses dois vídeos em particular, o João Ribeiro tenta ensinar como montar uma página HTML para fazer a tela de login. O João gravou na pasta public, o Bootstrap CSS e o JQuery JS. Eu já preferi colocar todo o link no <link> e <script>. Resultado: a minha página não saiu nada igual ao do João Ribeiro. Mesmo assim, valeu a pena ver o vídeo, eu ainda não aprendi como montar uma página HTML de login, mas eu achei muito engenhoso a teconologia do Laravel, o de usar duas páginas HTML para montar uma página. No tempo do PHP, eu aprendi a colocar um <input> dentro de um HTML, já o Laravel é capaz de botar um HTML dentro de um outro HTML. O chato é como configurar o Laravel para fazer o HTML carregar o código CSS lá da internet e não dentro de suas pastas.

Editado por Frank K Hosaka
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1

De plain php para laravel é um salto muito grande.
já tentou a playlist do João Ribeiro de Codeigniter 4
Acredito que aprender um framework intermediário vai te ajudar a fazer uma transição mais suave para o laravel.
Mas se preferir, seguir direto pro laravel, tenha em mente que é uma curva de aprendizado muito íngreme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Os vídeos do João Ribeiro duram apenas 15 minutos, mas muitos deles dão sono, e eu acabo esquecendo de tudo e na hora de prosseguir, eu me sinto desmotivado a continuar assistindo. Eu sou um péssimo aluno, não tenho paciência.

O problema é que já alterei muita coisa nos meus projetos do PHP pensando em usar o Laravel. Todo o meu projeto usava o método POST, aos poucos estou mudando para o método GET.

De repente, eu me perguntei como o Laravel pega o valor do <input>. Por sorte, encontrei um vídeo no YouTube, e o rapaz começou usando o método GET, mas logo adiante o rapaz explicou que o Laravel também suporta o método POST. Ou seja, eu entendi errado a mensagem do Laravel, e alterei os meus códigos PHP sem nenhuma necessidade, mas encontrei vários erros de lógica, mas o PHP não reclamou.

Tentei seguir o tutorial, e o resultado saiu tudo diferente. Apanhei muito, até aprender a escrever @csrf dentro do <form> e não fora dele. Outra coisa difícil de aprender é o Route, definir um Route para executar um Controller é fácil de entender, mas definir um outro Route para executar o mesmo Controller para receber os valores que foram encaminhados pelo método POST, isso sim é difícil de engolir. Não sei se vou conseguir traduzir o meu código PHP na gramática do Laravel, mas já consegui pegar o valor do <input>, usando o Laravel e o método POST:

 

routes > web.php
---------------------------------------------
<?php
use Illuminate\Support\Facades\Route;
use App\Http\Controllers\diarioController;
Route::get('/',[diarioController::class,'index']);
Route::post('/',[diarioController::class,'index']);

app>Http>Controllers>diarioController
---------------------------------------------
<?php
namespace App\Http\Controllers;
use Illuminate\Http\Request;
class diarioController extends Controller
{
public function index(request $request) {
   $senha=$request->input('senha');
   if($senha!=1045){$mensagem="senha incorreta";} else {$mensagem="Acertou";}
   return view('index',['mensagem'=>$mensagem]); }
}

resources > views > index.blade.php
-----------------------------------------------
<form method=post>
    @csrf
    <input type="password" name="senha" placeholder="senha" autofocus><p>
    <input type="submit" value="Confirmar"><p>
</form>
<label>{{$mensagem}}</label>

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Obrigado pela dica. Mas o meu comentário é para valorizar o método da tentativa e erro, usar o Laravel como se fosse um programa comum. Os vídeos do YouTube são muito bons, mas eles dão sono.

Eu estou contente com o Laravel, ele conseguiu executar todos os meus códigos PHP, eu só precisei fazer alguns ajustes e usar a tecnologia do Route do Laravel.

O Laravel encontrou erros de lógica no meu PHP.

Você pode gravar o projeto do Laravel em qualquer lugar, não precisa mais ser mais debaixo da pasta C:/wamp64/www, ou seja, o melhor lugar para mim é a janela do OneDrive, assim eu não preciso mais me preocupar em fazer a cópia de segurança, já que o "php artisan serve" consegue conectar o projeto de dentro do OneDrive.

Claro que é besteira induzir o curioso a estudar o PHP pelo Laravel, mas você pode obrigar o usuário a instalar o Visual Studio Code, acrescentando o depurador do PHP bem como ativando o autosalvamento, para tornar o estudo do PHP bem mais produtivo. Eu perdi muito tempo com o Notepad++ e o navegador, o VSC faz tudo isso, ele só não ensina como criar um código em Laravel, mas aí já é pedir demais. O que eu achei fantástico no VSC é você criar um modelo de HTML só com a tecla !

Enfim, o meu objetivo não é criar uma framework, mas eliminar o trabalho chato que eu fazia na hora de fazer a cópia de segurança. Eu eliminava a cópia da pasta "frank" do OneDrive e depois botava uma nova cópia da pasta no OneDrive. Como o projeto do Laravel pode ser executado dentro do OneDrive, eu consegui eliminar um serviço chato.

Agora, transformar o PHP em Laravel, isso é uma grande besteira. São duas gramáticas e tecnologias diferentes, mas nada impede de incorporar os recursos do Laravel dentro do PHP, principalmente porque o PHP agora está dentro de um outro ambiente, até chegar o dia que poderei tirar o marcador <?php de dentro de um arquivo blade.php, tudo pelo famoso método da tentativa e erro. Claro que o método YouTube é bem melhor,  o problema é como ficar acordado e guardar tudo o que o narrador fala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...