// O algoritmo se resume na criação de um jogo da velha, que contenha um menu com 5 opções: Jogar; nome dos jogadores; placar atual; estatisticas gerais e finalização do programa.
repita
escreval("O que o usuário deseja fazer?")
escreval("-")
escreval("1 - Jogar uma partida")
escreval("2 - Insira o nome dos jogadores")
escreval("3 - Placar atual")
escreval("4 - Estatisticas gerais")
escreval("5 - Sair do programa")
leia(opc)
escolha(opc)
caso 1
limpatela
contador<-0
escreval("Para escolher as posições do jogo, siga esse padrão:")
escreval(" a | b | c ")
escreval("-------------")
escreval(" d | z | f ")
escreval("-------------")
escreval(" g | h | i ")
escreval("")
escreval("Digite para OK iniciar!")
leia(ok)
limpatela
repita
escreval(jogad1, ", é sua vez de jogar! Escolha uma posição.")
contador<-contador+1
leia(posum)
enquanto (posum<>a)e(posum<>b)e(posum<>c)e(posum<>d)e(posum<>z)e(posum<>f)e(posum<>g)e(posum<>h)e(posum<>i)faca
escreval("Dado Incorreto! Digite uma posicao valida!")
leia(posum)
fimenquanto
se(posum=a) então
a<-"X"
senao
se(posum=b) então
b<-"X"
senao
se(posum=c)então
c<-"X"
senao
se(posum=d) então
d<-"X"
senao
se(posum=z) então
z<-"X"
senao
se(posum=f) então
f<-"X"
senao
se(posum=g) então
g<-"X"
senao
se(posum=h) então
h<-"X"
senao
se(posum=i) então
i<-"X"
se(((((((a=b)))e(a=c)))ou((a=z)e(a=i)))ou((d=z)e(d=f)))ou((g=h)e(g=i)))ou((a=d)e(a=g)))ou((b=z)e(b=h)))ou((c=f)e(c=i)))ou((c=z)e(c=g))) então
escreval("Vitória do Jogador 1!")
pontuacaoum<-pontuacaoum+1
senao
se((a="X")ou(a="O")e((b="X")ou(b="O"))e((c="X")ou(c="O"))e((d="X")ou(d="O"))e((z="X")ou(z="O"))e((f="X")ou(f="O"))e((g="X")ou(g="O"))e((h="X")ou(h="O"))e((i="X")ou(i="O")) então
escreval("Empate!(VELHA)")
totalvelha<-totalvelha+1
senao
escreval( a," | ", b," | ",c )
escreval("----------------")
escreval( d," | ", z," | ",f )
escreval("----------------")
escreval( g," | ", h," | ",i )
escreval("")
escreval(jogad2, ", é sua vez de jogar! Escolha uma posição.")
contador<-contador+1
leia(posdois)
enquanto (posum<>a)e(posum<>b)e(posum<>c)e(posum<>d)e(posum<>z)e(posum<>f)e(posum<>g)e(posum<>h)e(posum<>i)faca
escreval("Dado Incorreto! Digite uma posicao valida!")
leia(posdois)
fimenquanto
se(posdois=a) então
a<-"O"
senao
se(posdois=b) então
b<-"O"
senao
se(posdois=c) então
c<-"O"
senao
se(posdois=d) então
d<-"O"
senao
se(posdois=z) então
z<-"O"
senao
se(posdois=f) então
f<-"O"
senao
se(posdois=g) então
g<-"O"
senao
se(posdois=h) então
h<-"O"
senao
se(posdois=i) então
i<-"O"
caso 4
limpatela
escreval("-= Estatísticas Gerais =-")
se(pontuacaoum>pontuacaodois) então
maisvitorias<-jogad1
senao
maisvitorias<-jogad2
escreval("O jogador com mais vitórias é ", maisvitorias)
escreval("O número de jogos que deram velha é ", totalvelha)
caso 5
fimalgoritmo
outrocaso
escreval("Comando Incorreto! Tente novamente!")
fimescolha
ate opc=5
Pergunta
Arthur Xavier
Segue a baixo o algoritmo até então
// O algoritmo se resume na criação de um jogo da velha, que contenha um menu com 5 opções: Jogar; nome dos jogadores; placar atual; estatisticas gerais e finalização do programa.
Algoritmo "semnome"
Var
opc: inteiro
contador: inteiro
jogad1, jogad2, maisvitorias: caractere
a, b, c, d, z, f, g, h, i: caractere
posum, posdois: caractere
ok: caractere
pontuacaoum, pontuacaodois, totalvelha: inteiro
Inicio
jogad1<- "Jogador1"
jogad2<- "Jogador2"
pontuacaoum<-0
pontuacaodois<-0
contador<-0
totalvelha<-0
escreval(" -=-=- JOGO DA VELHA -=-=- ")
repita
escreval("O que o usuário deseja fazer?")
escreval("-")
escreval("1 - Jogar uma partida")
escreval("2 - Insira o nome dos jogadores")
escreval("3 - Placar atual")
escreval("4 - Estatisticas gerais")
escreval("5 - Sair do programa")
leia(opc)
escolha(opc)
caso 1
limpatela
contador<-0
escreval("Para escolher as posições do jogo, siga esse padrão:")
escreval(" a | b | c ")
escreval("-------------")
escreval(" d | z | f ")
escreval("-------------")
escreval(" g | h | i ")
escreval("")
escreval("Digite para OK iniciar!")
leia(ok)
limpatela
escreval("=-= Jogo da Velha =-=")
escreval("")
escreval( a," | ", b," | ",c )
escreval("----------------")
escreval( d," | ", z," | ",f )
escreval("----------------")
escreval( g," | ", h," | ",i )
a<- "a"
b<- "b"
c<- "c"
d<- "d"
z<- "z"
f<- "f"
g<- "g"
h<- "h"
i<- "i"
repita
escreval(jogad1, ", é sua vez de jogar! Escolha uma posição.")
contador<-contador+1
leia(posum)
enquanto (posum<>a)e(posum<>b)e(posum<>c)e(posum<>d)e(posum<>z)e(posum<>f)e(posum<>g)e(posum<>h)e(posum<>i)faca
escreval("Dado Incorreto! Digite uma posicao valida!")
leia(posum)
fimenquanto
se(posum=a) então
a<-"X"
senao
se(posum=b) então
b<-"X"
senao
se(posum=c)então
c<-"X"
senao
se(posum=d) então
d<-"X"
senao
se(posum=z) então
z<-"X"
senao
se(posum=f) então
f<-"X"
senao
se(posum=g) então
g<-"X"
senao
se(posum=h) então
h<-"X"
senao
se(posum=i) então
i<-"X"
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
se(((((((a=b)))e(a=c)))ou((a=z)e(a=i)))ou((d=z)e(d=f)))ou((g=h)e(g=i)))ou((a=d)e(a=g)))ou((b=z)e(b=h)))ou((c=f)e(c=i)))ou((c=z)e(c=g))) então
escreval("Vitória do Jogador 1!")
pontuacaoum<-pontuacaoum+1
senao
se((a="X")ou(a="O")e((b="X")ou(b="O"))e((c="X")ou(c="O"))e((d="X")ou(d="O"))e((z="X")ou(z="O"))e((f="X")ou(f="O"))e((g="X")ou(g="O"))e((h="X")ou(h="O"))e((i="X")ou(i="O")) então
escreval("Empate!(VELHA)")
totalvelha<-totalvelha+1
senao
escreval( a," | ", b," | ",c )
escreval("----------------")
escreval( d," | ", z," | ",f )
escreval("----------------")
escreval( g," | ", h," | ",i )
escreval("")
escreval(jogad2, ", é sua vez de jogar! Escolha uma posição.")
contador<-contador+1
leia(posdois)
enquanto (posum<>a)e(posum<>b)e(posum<>c)e(posum<>d)e(posum<>z)e(posum<>f)e(posum<>g)e(posum<>h)e(posum<>i)faca
escreval("Dado Incorreto! Digite uma posicao valida!")
leia(posdois)
fimenquanto
se(posdois=a) então
a<-"O"
senao
se(posdois=b) então
b<-"O"
senao
se(posdois=c) então
c<-"O"
senao
se(posdois=d) então
d<-"O"
senao
se(posdois=z) então
z<-"O"
senao
se(posdois=f) então
f<-"O"
senao
se(posdois=g) então
g<-"O"
senao
se(posdois=h) então
h<-"O"
senao
se(posdois=i) então
i<-"O"
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
...
caso 2
limpatela
escreval("Digite o nome do jogador 1 (X):")
leia(jogad1)
escreval("Digite o nome do jogador 2(O):")
leia(jogad2)
fimfuncao
caso 3
limpatela
escreval("-= PLACAR ATUAL =-")
escreval("O ", jogad1, " possui", pontuacaoum, " pontos.")
escreval("")
escreval("O ", jogad2, " possui", pontuacaodois, " pontos.")
escreval("")
fimfuncao
caso 4
limpatela
escreval("-= Estatísticas Gerais =-")
se(pontuacaoum>pontuacaodois) então
maisvitorias<-jogad1
senao
maisvitorias<-jogad2
escreval("O jogador com mais vitórias é ", maisvitorias)
escreval("O número de jogos que deram velha é ", totalvelha)
caso 5
fimalgoritmo
outrocaso
escreval("Comando Incorreto! Tente novamente!")
fimescolha
ate opc=5
fimalgoritmo
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