Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Boa noite a todos! Alguém me ajuda a finalizar, e corrigir respectivos bugs de um jogo da velha no VisualG, sem a utilização de vetores ou matriz.


Arthur Xavier

Pergunta

Segue a baixo o algoritmo até então

// O algoritmo se resume na criação de um jogo da velha, que contenha um menu com 5 opções: Jogar; nome dos jogadores; placar atual; estatisticas gerais e finalização do programa.

Algoritmo "semnome"

Var
   opc: inteiro
   contador: inteiro
   jogad1, jogad2, maisvitorias: caractere
   a, b, c, d, z, f, g, h, i: caractere
   posum, posdois: caractere
   ok: caractere
   pontuacaoum, pontuacaodois, totalvelha: inteiro

Inicio
      jogad1<- "Jogador1"
      jogad2<- "Jogador2"
      pontuacaoum<-0
      pontuacaodois<-0
      contador<-0
      totalvelha<-0

      
       escreval(" -=-=- JOGO DA VELHA -=-=- ")
   
       repita
       escreval("O que o usuário deseja fazer?")
       escreval("-")
       escreval("1 - Jogar uma partida")
       escreval("2 - Insira o nome dos jogadores")
       escreval("3 - Placar atual")
       escreval("4 - Estatisticas gerais")
       escreval("5 - Sair do programa")
       leia(opc)

       
       escolha(opc)
       caso 1
       limpatela
       contador<-0

        
        escreval("Para escolher as posições do jogo, siga esse padrão:")
        
            escreval(" a |  b | c ")
            escreval("-------------")
            escreval(" d |  z | f ")
            escreval("-------------")
            escreval(" g |  h | i ")
            escreval("")
            escreval("Digite para OK iniciar!")
        leia(ok)
        limpatela
        

        escreval("=-= Jogo da Velha =-=")
        escreval("")

            escreval( a,"    |   ", b,"   |   ",c )
            escreval("----------------")
            escreval( d,"    |   ", z,"   |   ",f )
            escreval("----------------")
            escreval( g,"    |   ", h,"   |   ",i )
            a<- "a"
            b<- "b"
            c<- "c"
            d<- "d"
            z<- "z"
            f<- "f"
            g<- "g"
            h<- "h"
            i<- "i"
            
            repita
            escreval(jogad1, ", é sua vez de jogar! Escolha uma posição.")
            contador<-contador+1
            leia(posum)
            enquanto (posum<>a)e(posum<>b)e(posum<>c)e(posum<>d)e(posum<>z)e(posum<>f)e(posum<>g)e(posum<>h)e(posum<>i)faca
            escreval("Dado Incorreto! Digite uma posicao valida!")
            leia(posum)
            fimenquanto
            
             se(posum=a) então
            a<-"X"
             senao
                 se(posum=b) então
            b<-"X"
                  senao
                       se(posum=c)então
            c<-"X"
                       senao
                            se(posum=d) então
            d<-"X"
                            senao
                                 se(posum=z) então
            z<-"X"
                                 senao
                                      se(posum=f) então
            f<-"X"
                                      senao
                                           se(posum=g) então
            g<-"X"
                                            senao
                                                  se(posum=h) então
            h<-"X"
                                                   senao
                                                         se(posum=i) então
            i<-"X"
            
            fimse
            fimse
            fimse
            fimse
            fimse
            fimse
            fimse
            fimse
            fimse
            
                  se(((((((a=b)))e(a=c)))ou((a=z)e(a=i)))ou((d=z)e(d=f)))ou((g=h)e(g=i)))ou((a=d)e(a=g)))ou((b=z)e(b=h)))ou((c=f)e(c=i)))ou((c=z)e(c=g))) então
                  escreval("Vitória do Jogador 1!")
                  pontuacaoum<-pontuacaoum+1

                  senao
                   se((a="X")ou(a="O")e((b="X")ou(b="O"))e((c="X")ou(c="O"))e((d="X")ou(d="O"))e((z="X")ou(z="O"))e((f="X")ou(f="O"))e((g="X")ou(g="O"))e((h="X")ou(h="O"))e((i="X")ou(i="O")) então
                   escreval("Empate!(VELHA)")
                   totalvelha<-totalvelha+1
                 
                    senao
                     escreval( a,"    |   ", b,"   |   ",c )
                     escreval("----------------")
                     escreval( d,"    |   ", z,"   |   ",f )
                     escreval("----------------")
                     escreval( g,"    |   ", h,"   |   ",i )
                         escreval("")
                 escreval(jogad2, ", é sua vez de jogar! Escolha uma posição.")
                 contador<-contador+1
                 leia(posdois)
                 enquanto (posum<>a)e(posum<>b)e(posum<>c)e(posum<>d)e(posum<>z)e(posum<>f)e(posum<>g)e(posum<>h)e(posum<>i)faca
                 escreval("Dado Incorreto! Digite uma posicao valida!")
                 leia(posdois)
                 fimenquanto
                 
                 se(posdois=a) então
            a<-"O"
             senao
                 se(posdois=b) então
            b<-"O"
                  senao
                       se(posdois=c) então
            c<-"O"
                       senao
                            se(posdois=d) então
            d<-"O"
                            senao
                                 se(posdois=z) então
            z<-"O"
                                 senao
                                      se(posdois=f) então
            f<-"O"
                                      senao
                                           se(posdois=g) então
            g<-"O"
                                            senao
                                                  se(posdois=h) então
            h<-"O"
                                                   senao
                                                         se(posdois=i) então
            i<-"O"
            
                                                          fimse
                                                          fimse
                                                          fimse
                                                          fimse
                                                          fimse
                                                          fimse
                                                          fimse
                                                          fimse
                                                          fimse
                                                    fimse
                                                   fimse
            
       ...  


       caso 2
       limpatela
            escreval("Digite o nome do jogador 1 (X):")
            leia(jogad1)
            escreval("Digite o nome do jogador 2(O):")
            leia(jogad2)

       fimfuncao
               
       caso 3
       limpatela
             escreval("-= PLACAR ATUAL =-")
             escreval("O ", jogad1, " possui", pontuacaoum, " pontos.")
             escreval("")
             escreval("O ", jogad2, " possui", pontuacaodois, " pontos.")
             escreval("")
       fimfuncao

       caso 4
       limpatela
            escreval("-= Estatísticas Gerais =-")
                         se(pontuacaoum>pontuacaodois) então
                         maisvitorias<-jogad1
                         senao
                         maisvitorias<-jogad2
            escreval("O jogador com mais vitórias é ", maisvitorias)
            escreval("O número de jogos que deram velha é ", totalvelha)
            

            
       caso 5
       fimalgoritmo
       outrocaso
       escreval("Comando Incorreto! Tente novamente!")
       fimescolha
       ate opc=5
       

            


fimalgoritmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Até agora não há respostas para essa pergunta

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,3k
    • Posts
      652,2k
×
×
  • Criar Novo...