Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

ATUALIZAR BANCO DE DADOS ATRAVÉS DO EXCEL


joshuat

Pergunta

Boa tarde, tenho uma dúvida de novato, me desculpem ai

 

Eu tenho uma tabela simples em Excel com código do produto (código de barras que não muda), título do produto, preço fornecedor, desconto fornecedor, preço de venda

Eu incluo produtos novos diariamente ao final desta plan e uma vez por semana faço alterações de preço e para isso tenho que usar PROCV, SEERRO, etc... 

O problema é que minha planilha já tem 400mil linhas e ficar atualizando no Excel é lento, etc

Seria simples criar um banco em SQL ou MYSQL com os dados originais e depois realizar os updates neste banco com os dados novos ou alterando os dados e preços via Excel?

Assim sempre que precisar gero um CSV desta base para consultas e análises.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Eu nunca pensei em usar o Excel como fonte de dados para o banco de dados. Eu faço o contrário, o Excel é que olha o banco de dados e compara com os valores que eu espero, e ele me calcula quanto falta para eu chegar lá.

Seja como for, migrar 400.000 linhas de informação num banco de dados não é nada fácil. A minha sugestão é trabalhar com o time que está ganhando, se o Excel sempre deu motivo de alegria, não há porque abandoná-lo agora.

A minha sugestão é exportar 10 linhas lá para o Microsoft Access, veja se você consegue montar um formulário, uma consulta e um relatório. Gaste no máximo 30 minutos. Depois de uma semana, veja se você consegue fazer uma conexão entre o Excel e Access, faça o Excel importar dados ou exportar dados para o Access.

O problema do Excel e do Access é que você precisa pagar R$ 459,00 por ano para a Microsoft. Vale a pena pagar.

Na internet tem um programa inteiramente grátis, ele se chama WampServe. Você precisa ter uma enorme paciência com ele, ver vários tutoriais, ler bastante, consultar amigos. Se você conseguir instalar, ele trás de graça o banco de dados MySQL e o PHP. Ao contrário do Access, o MySQL é o banco de dados, e o PHP é a ferramenta que você vai utilizar para criar formulário, consulta e relatórios, mas tudo será publicado na janela do navegador. Em 2020 eu experimentei e gostei, principalmente porque o meu celular também tem um navegador.

Mas eu devo muito para o Microsoft Access, eu não manjo nada de SQL. Para mexer no MySQL e no PHP você tem que saber como funciona a sintaxe do SQL, e isso eu consegui com a ajuda do Access. O Access tem bastante facilitadores que criam a consulta para  você. Depois de pronto e funcionando, você pede para ele mostrar como fazer a mesma consulta em SQL.

Editado por Frank K Hosaka
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...