Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

CTRL-C, CTRL-V: como criar campos vazios no MySQL


Frank K Hosaka

Pergunta

Com a ajuda do suporte da Bling, finalmente eu consegui exportar a tabela de produtos do MySQL para o servidor da Bling.

Eu estava tentando trabalhar com o arquivo Excel xls, mas esse formato é muito antigo, e acredito que o meu Office não conseguiu simular tal tipo de formato.

A minha melhor chance foi usar o formato Excel CSV. Não sei como criar um arquivo desse tipo aqui no Office, então eu pedi para a Bling me mandar um arquivo exemplo, e eu trabalhei em cima dele.

Só que o arquivo trabalha com dezenas de campos, e a minha tabela só tem meia dúzia de campos. Para resolver isso, eu criei o campo "vazio" varchar(1) default NULL.

Eu também criei um novo campo chamado "pvenda", e pedi para o PHP preencher esse campo para mim.

Para o MySQL ter a mesma configuração da planilha exemplo, eu criei 12 campos vazios, assim:

CREATE 
    ALGORITHM = UNDEFINED 
    DEFINER = `root`@`localhost` 
    SQL SECURITY DEFINER
VIEW `vw_produto` AS
    SELECT 
        `tbprod`.`codprod` AS `codprod`,
        `tbprod`.`prod` AS `prod`,
        `tbprod`.`un` AS `un`,
        `tbprod`.`cf` AS `cf`,
        `tbprod`.`origem` AS `origem`,
        `tbprod`.`venda` AS `preço`,
        `tbprod`.`vazio` AS `vazio`,
        `tbprod`.`vazio` AS `vazio2`,
        `tbprod`.`vazio` AS `vazio3`,
        `tbprod`.`vazio` AS `vazio4`,
        `tbprod`.`vazio` AS `vazio5`,
        `tbprod`.`vazio` AS `vazio6`,
        `tbprod`.`vazio` AS `vazio7`,
        `tbprod`.`vazio` AS `vazio8`,
        `tbprod`.`vazio` AS `vazio9`,
        `tbprod`.`vazio` AS `vazio10`,
        `tbprod`.`vazio` AS `vazio11`,
        `tbprod`.`vazio` AS `vazio12`,
        `tbprod`.`codbar` AS `codbar`
    FROM
        `tbprod`
    WHERE
        (`tbprod`.`loc` <> 'a24')
    ORDER BY `tbprod`.`codprod`

Usei uma planilha do Excel XLSM para conectar com o vw_produto do MySQL. Eu não lembro como criar o driver ODBC para conectar o Excel para o MySQL, mas ele conseguiu resgatar 2.016 registros.

Com um Excel XLSM de um lado e um Excel CSV do outro, tudo o que eu precisei fazer é usar o comando copiar e colar.

O problema é que a Bling só aceita 1000 registros de cada vez.

Eu uso o Excel há muito tempo, mas só ontem é que eu fui capaz de selecionar 1.000. Eu usei o seletor de células assim "A2:S1000" sem as aspas. Copiei e colei no Excel CSV. Pedi para o Bling importar os dados na forma "atualização/cadastrar novo produto", a Bling disparou um monte de erro e afirmou que só iria importar os dados que são válidos.

Depois selecionei as células A1001:S2000, e finalmente A2001:S2016.

Tem um outro provedor que me cobrou R$ 520,00 para fazer esse tipo de serviço, mas a vendedora não conseguiu explicar se é possível atualizar o banco de dados. Já a Bling me deixou fazer o teste sem cobrar nada, ainda estou em fase de teste, e eu fiquei contente com a solução deles, o único problema é que o banco de dados fica hospedado no servidor, e nada garante que qualquer pessoa possa olhar para os dados, mas o mais importante é emitir a nota fiscal. Não sei se é possível executar o Bling pelo celular, eu usei um monitor de 30 polegadas, e achei bem difícil enxergar.

O meu desafio agora é instalar uma impressora térmica, o SAT Fiscal, uma extensão virtual do roteador num notebook que só tem uma porta USB. O notebook usa a rede WiFi que muita gente reclama que é bastante instável. Estou me esforçando ao máximo para o meu irmão não gastar tanto dinheiro com o sistema de nota fiscal, mas como eu não tenho nenhuma experiência, estou apanhando com o meu método de tentativa  e erro.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Até agora não há respostas para essa pergunta

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...