Galera tava praticando um pouco aqui, fiz um programa que le 6 variaveis e imprime o maior e o menor valor, isso eu já fiz agora minha duvida é oque posso colocar caso o usuario entre com um valor em branco (clicando ok sem colocar nenhum numero).
tipo dando uma msg de erro, falando para ele colocar um numero..
eu acho que deve usar o if né, mas não sei oque colocar dentro dele!!
Pergunta
::Jhonys::
Galera tava praticando um pouco aqui, fiz um programa que le 6 variaveis e imprime o maior e o menor valor, isso eu já fiz agora minha duvida é oque posso colocar caso o usuario entre com um valor em branco (clicando ok sem colocar nenhum numero).
tipo dando uma msg de erro, falando para ele colocar um numero..
eu acho que deve usar o if né, mas não sei oque colocar dentro dele!!
ó o código esta aqui..ok?
import javax.swing.*; public class Seisvariaveis{ public static void main(String args[]){ int x1,x2,x3,x4,x5,x6; x1 = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("numero 1")); x2 = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("numero 2")); x3 = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("numero 3")); x4 = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("numero 4")); x5 = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("numero 5")); x6 = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("numero 6")); if ((x1 > x2) && (x1 > x3) && (x1 > x4) && (x1 > x5) && (x1 > x6)){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Maior -->" + x1);} else if ((x2 > x1) && (x2 > x3) && (x2 > x4) && (x2 > x5) && (x2 > x6)){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Maior -->" + x2);} else if ((x3 > x1) && (x3 > x3) && (x3 > x4) && (x3 > x5) && (x3 > x6)){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Maior -->" + x3);} else if ((x4 > x1) && (x4 > x3) && (x4 > x4) && (x4 > x5) && (x4 > x6)){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Maior -->" + x4);} else if ((x5 > x1) && (x5 > x3) && (x5 > x4) && (x5 > x5) && (x5 > x6)){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Maior -->" + x5);} else{ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Maior -->" + x6);} if ((x1 < x2) && (x1 < x3) && (x1 < x4) && (x1 < x5) && (x1 < x6)){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Menor -->" + x1);} else if ((x2 < x1) && (x2 < x3) && (x2 < x4) && (x2 < x5) && (x2 < x6)){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Menor -->" + x2);} else if ((x3 < x1) && (x3 < x3) && (x3 < x4) && (x3 < x5) && (x3 < x6)){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Menor -->" + x3);} else if ((x4 < x1) && (x4 < x3) && (x4 < x4) && (x4 < x5) && (x4 < x6)){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Menor -->" + x4);} else if ((x5 < x1) && (x5 < x3) && (x5 < x4) && (x5 < x5) && (x5 < x6)){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Menor -->" + x5);} else{ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Menor -->" + x6);} } }Valeu galera
Té+
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
7 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.