Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Programa Em Rede


Arlon

Pergunta

Bem, bem, bem... meu gigantesco problema é o seguinte:

Eu fiz um programa pra um cidadão aqui de Niterói, uma coisa básica: cadastro de produtos, clientes, lojas, um form de pedidos de mercadorias, uns relatórios, essas paradas.

Só que é o seguinte, a parada é pra funcionar em rede, e é aí que tá o problema:

eu não sei como fazer um sistema rodar em rede!! Tem um DataModule com um TDataBase (nele eu ligo todas as tabelas e ele por si está ligado ao alias que eu criei no BDE), uns TTable, uns TDataSources e uns TQuery. O que eu quero é fácil de se entender, só sinceramente não sei se é tão fácil de se executar: na loja do meu cliente tem oito máquinas (1 servidor e mais 7 clientes), eu queria instalar o banco de dados no servidor, assim cada vez que fosse adicionado um registro em qualquer cliente, os dados seriam armazenados no servidor. Eu tenho que utilizar mais algum componente específico pra rede, ou existe a possibilidade de eu ajustar alguma propriedade dos TTable ou dos TDataSource, ou do TDataBase??

estou usando Delphi 6 versão Interprise e Paradox.

É por isso que eu digo: o cliente nunca tem razão!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

O cliente nunca tem razão mas ele é que manda...

Arlon... Como você sabe não conheço muito de BDE, mas a meu ver o que você tem que fazer é utilizar um servidor BDE para rede e somente fazer a conexão dos clientes nele...

De www.delphi.eti.br, dei uma procurada, tem bastante coisa por lá é só procurar por BDE wink.gif

Paradox em Rede

1) Todas as máquinas deverão ter o BDE instalado.

2) No servidor, configure o BDE da seguinte forma:

NET DIR - C: - Ou o drive onde o banco de dados está residindo. Este driver deverá ter

permissão para que todos possam escrevê-lo. Caso não tenha, coloque o NET DIR como C:BANCO_DE_DADOS

Onde BANCO_DE_DADOS é o diretório dos dados. Obviamente, este diretório será público para todos.

Obs: A propriedade Net Dir se encontra em Configuration, Drivers, Native, Paradox.

3) LOCAL SHARE - TRUE. A propriedade Local Share se encontra em Configuration, System, Init.

4) Nas máquinas clientes, configure o BDE da seguinte forma:

NET DIR - CAMINHO DO SERVIDOR, EQUIVALENTE AO NETDIR CONFIGURADO NO MESMO.

Ex: Se o Net Dir do servidor foi configurado como C:, o NET DIR da máquina cliente poderia ser

configurado como:

NOME_DO_SERVIDORC

Onde:

Nome_Do_Servidor - Nome da máquina servidor, na rede

C - Nome do compartilhamento para o drive C do servidor.

Se o Net Dir do servidor estivesse apontado para o diretório de banco de dados, o cliente poderia

estar configurado como:

NOME_DO_SERVIDORCDIRETORIO_DO_BANCO

Em Configuration, System, Init configure:

LOCAL SHARE - TRUE.

By

Alessandro Araujo

ufgnet@pop.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...