Kikonanet Postado Junho 29, 2004 Denunciar Share Postado Junho 29, 2004 Eu estou começando com a usar a palheta Interbase....Eu queria uma ajuda: Como faço para usar os comandos SQL com os componentes desta Palheta?Detalhando...Com ADOQuery eu usava ADOQuery1.SQL.Add('') como eu uso no IBTable, IBQuery,....Valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Capablanca Postado Julho 1, 2004 Denunciar Share Postado Julho 1, 2004 Para uma dúvida rápida nada melhor que uma resposta longa ().Bem, vou demonstrar como fazer a conexão que você quer com o uso dos componentes IBX (Interbase Express). Vale lembrar que a conexão IBX possui componentes especialmente desenvolvidos para dar acesso nativo ao banco de dados Interbase, não utilizando nenhuma engine de acesso aos dados.Os componentes a serem utilizados são:- IBDataBase: responsável pela conexão entre a aplicação e o banco de dados Interbase;- IBTransaction: responsável pelo controle das transações efetuadas pela aplicação;- IBDataSet (ou IBQuery junto com IBUpdateSQL);- DataSource.Vou dar o exemplo utilizando o IBDataSet ao invés do IBQuery mais IBUpdateSQL. Eu estou utilizando o DELPHI 7.Descrição de cada componente:- IBDataBase: responsável pela conexão entre a aplicação e o banco de dados Interbase;- IBTransaction: responsável pelo controle das transações efetuadas pela aplicação;- IBDataSet: componente responsável pela manutenção dos dados contidos em uma tabela. O IBDataSet deve ser ligado ao IBTransaction por intermédio da propriedade 'Transaction', e ao IBDataBase por intermédio da propriedade 'Database';- DataSource: componente responsável pela ligação entre a fonte que contém os dados (no nosso caso, o IBDataSet) e os componentes DataWare (por exemplo, DBEdit, DBGrid, etc.)1) Insira no seu form o componente IBDataBase, que se encontra na guia Interbase;2) Agora é necessário configurar o IBDataBase1 para acessar o seu banco de dados interbase. Para tanto, dê um duplo-clique sobre o IBDataBase1 e uma caixa de diálogo será aberta. Na caixa De texto 'Database' digite o caminho e o nome do banco de dados (.GDB) a ser utilizado. Na caixa de texto 'UserName' digite 'SYSDBA' e na caixa de texto Password digite 'masterkey'. Configure a caixa de seleção 'LoginPrompt', habilitando ou não a necessidade de se fazer login para acessar o banco de dados. Teste a conexão clicando em TEST e se tudo der certo, aparecerá uma mensagem dizendo que a conexão foi realizada com sucesso;3) Insira no seu form o componente IBTransaction que se encontra na guia Interbase e Altere a sua propriedade 'DefaultDatabase' do object inspector para 'IBDatabase1';4) Selecione novamente o componente IBDatabase1 e altere a sua propriedade DefaultTransaction para IBTransaction1;5) Insira no seu form o componente IBDataSet1 que se encontra na guia Interbase e um componente DataSource que se encontra na guia DataAccess;6) Selecione o componente IBDataSet1 e altere a sua propriedade 'DataBase' para IBDataBase1 (isto liga o DataSet ao banco de dados). Observe que a propriedade 'Transaction' do IBDataSet1 já foi automaticamente preenchida para IBTransaction1;7) Selecione o componente DataSource1 e altere a sua propriedade 'DataSet' para IBDataSet1.PRONTO, a conexão está feita.8) Para fazer a consulta SQL, selecione o componente IBDataSet1, clique com o botão direito do mouse e, ao abrir o menu suspenso, clique sobre a opção EDIT SQL. Basta digitar sua sentença SQL no quadrao do lado direito;9) Com o IBDataSet você poderá fazer isto que você comentou sobre o ADOQuery, só que da seguinte forma:- IBDataSet1.Close;- IBDataSet1.SelectSQL.Clear;- IBDataSet1.SelectSQL.Add(SuaVariavelQueContemASentencaSQL);- IBDataSet1.Open;OBSERVAÇÕES:1) Este tipo de conexão serve também para acessar um banco de dados Firebird. No entanto, é necessário observar que ela não é recomendada para o FireBird 1.5. Caso vc. queira usar o Firebird, minha sugestão é não utilizar componentes IBX, mas sim os componente DBExpress;2) Na minha opinião, o uso do IBDataSet ao invés da dupla IBQuery mais IBUpdateSQL é melhor é mais rápido;3) Caso você queira usar o IBQuery mais o IBUpdateSQL, basta retirar o IBDataSet e fazer os ajuste necessários, os quais você conseguirá fazer sem problemas;4) Clicando com o botão direito do mouse sobre o IBDataSet você encontra opções já conhecidas como o FIELDS EDITOR. Outras opções bem úteis são EDIT SQL e o DATASET EDITOR.Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Kikonanet Postado Julho 1, 2004 Autor Denunciar Share Postado Julho 1, 2004 Valeu Capablanca!! Valeu mesmo.kikonanet ;-) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Kikonanet
Eu estou começando com a usar a palheta Interbase....
Eu queria uma ajuda: Como faço para usar os comandos SQL com os componentes desta Palheta?
Detalhando...
Com ADOQuery eu usava ADOQuery1.SQL.Add('') como eu uso no IBTable, IBQuery,....
Valeu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
2 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.