Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Trabalahndo Com Dbcombobox


eroshands

Pergunta

Boa tarde.

Para quem sabe, esta é mole.

Estou diante de uma coisa tola, mas necessária. Tenho um programa com acesso restrito, na qual, o usuario chefe poderá acessar todas as senhas e ver quais podem acessar o que...

EU só gostaria de saber como fazer com que os DBComboBox1, ficassem com seus valores atuais, na hora que abrir a tela.

No DBComboBox1 na propriedade value eu coloquei SIM/NÂO. PReciso ainda fazer mais alguma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Bem, desculpa a demora para responder.

Como mensionado antes, minha tela de cadastros de funcionario tem alguns RadioButton, mostrando o que cada funcionario pode acessar no programa.

Sendo assim, eu apenas gostaria de usar um DBLookupComboBox, contendo SIM/NÃO.

ATé aew tudo bem, mas eu não estou conseguindo fazer com que se por exemplo, os campos que foram gravados como sim ou não, ficassem do jeito que esta, quando eu voltar para aquele regsitro.

Tentei ser o mais claro possivel.

Brigado pela atenção.

Sem mais

SDs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Bem, desculpa a demora para responder.

Como mensionado antes, minha tela de cadastros de funcionario tem alguns RadioButton, mostrando o que cada funcionario pode acessar no programa.

Sendo assim, eu apenas gostaria de usar um DBLookupComboBox, contendo SIM/NÃO.

ATé aew tudo bem, mas eu não estou conseguindo fazer com que se por exemplo, os campos que foram gravados como sim ou não, ficassem do jeito que esta, quando eu voltar para aquele regsitro.

Tentei ser o mais claro possivel.

Brigado pela atenção.

Sem mais

SDs

Oi,

Eu estou sem o DELPHI no momento... Vou tentar criar um exemplo pra você. Qual o banco de dados que vc. está usando (só pra saber)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá,

Conforme mencionado, eu criei um exemplo completo (com os arquivos-fonte), utilizando um banco de dados em Access.

Instalação:

========

1) Baixe o EXEMPLO (arquivo zipado com fontes) no seguinte endereço: http://www.cordeirorodrigues.com.br/capabl.../forum/r_07.zip ;

2) Você precisa ter o Microsoft Jet instalado em sua máquina (com certeza deve ter). Caso não tenha, visite o seguinte endereço http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;pt;282010 ;:

3) A vinculação com o banco de dados é dinâmica (você não precisa recompilar o programa). Desta forma, dê um duplo-clique no arquvio "AccessADO.udl" e no campo "1. Selecione ou insira o nome de um banco de dados", localize o diretório onde você descompactou o arquivo ZIP e selecione o arquivo "MeuBD.mdb";

4) Clique em "Testar Conexão". Se o caminho digitado estiver correto, aparecerá a mensagem "Teste de conexão concluído com êxito";

5) Pronto. Pode testar o programa ou modificá-lo à vontade no Delphi que o banco de dados estará sempre vinculado à localização que você especificou.

Observações:

==========

1) Geralmente, quando se quer utilizar este modelo que você está querendo fazer, é utilizado um DBCheckBox. No entanto, já que você quer utilizar um objeto 'DBComboBox' com algumas opções previamente definidas, para alcançar o resultado que você deseja, utilize em seu lugar um objeto 'DBLookUpComboBox';

2) As propriedades principais do 'DBLookUpComboBox' são:

- DataSource: corresponde ao 'DataSource' da sua tabela principal, que no seu caso corresponderia à tabela contendo o cadastro dos funcionários;

- DataField: campo da sua tabela principal a ser preenchido (e posteriormente armazenado um valor nele);

- ListSource: deve ser preenchido com um outro DataSource contendo uma lista de valores. Por esta razão, utilizei uma tabela auxiliar contendo um campo chamado opções, o qual tem dois registros contendo os valores 'Sim' e 'Não'... Se estes registros contivessem as palavras 'Amarelo', 'Azul' e 'Verde', estas seriam as opções as quais seriam listadas no objeto 'DBLookUpComboBox';

- ListField: campo da tabela auxiliar a ser exibido;

- KeyField: chave primária da tabela auxiliar;

Em síntese, o funcionamento é assim: O objeto 'DBLookUpComboBox' irá listar o conteúdo do campo 'opcoes' da 'TabelAuxiliar'. O conteúdo selecionado (no caso 'Sim' ou 'Não') será armazenado no campo preenchido na propriedade 'DataField' (campo este correspondente à sua tabela principal).

Por ter muitos detalhes, achei necessário fazer o exemplo completo senão ficaria difícil o entendimento. Estude o exemplo e você irá entender melhor o funcionamento.

Qualquer esclarecimento é só falar.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...