Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Carregar Dados De Uma Tabela (mysql)


mds

Pergunta

Opa! :]

A dúvida é a seguinte: como carregar os dados de uma tabela (cliente, por exemplo) de um banco de dados mySQL em uma DBGrid usando os componentes dbExpress?

Sei que se eu me conectar ao banco e criar uma query "select * from cliente" e depois ir varrendo todos os campos e dando append no dataset eu consigo gravar. Mas eu queria fazer isso linkando a grid com o componente da query, entendem? Assim você só dá um Select.. e o cara já carrega a dbgrid!

Para entenderem minha dúvida, crei um exemplo do que eu quero fazer. Abaixo segue o código do evento Click de um button qualquer. Esse código seleciona todos os reg. da tabela cliente e pega o código e nome e grava num dataset para poder aparecer na grid.

  SQLQuery1.sql.Clear;
  SQLQuery1.sql.add('select * from clientes');
  SQLQuery1.open;
  SQLQuery1.first;

  ClientDataSet1.EmptyDataSet;
  while not SQLQuery1.Eof do
    begin
      ClientDataSet1.Append;
      ClientDataSet1id.AsInteger    := SQLQuery1.FieldByName('id').AsInteger;
      ClientDataSet1nome.AsString := SQLQuery1.FieldByName('nome').AsString;
      ClientDataSet1.Post;
      SQLQuery1.Next;
    end;

Como vocês viram a passagem dos dados para a interface é manual. Como que eu faria isso ai linkando a grid com algum componente (dataset, talvez) que carregasse todos os dados logo depois do .Open ?

[]´s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

A query direto pra DBGrid não, mas se eu usar um data source no meio "deveria" funcionar.

Bom, o que acontece é o seguinte, to usando o componente do dbExpress para fazer a query, e ele é um "unidirectional dataset", ou seja, não pode ser feito esse tipo de operação com ele (linkar a um data source, e o ds a grid).

Tens alguma solução?

Não queria usar componentes de terceiros para este caso ;(

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...