thescente Postado Julho 15, 2004 Denunciar Share Postado Julho 15, 2004 <script language="JavaScript">//validação formulariofunction valida() {var nome=document.contato.nome.value;var email=document.contato.email.value;var area=document.contato.area.value;var assunto=document.contato.assunto.value;var mensagem=document.contato.mensagem.value;/* Nome */ if (nome<1) {window.alert("Digite seu nome");document.contato.nome.focus();return false;}/* Email */if (email=="") {window.alert("Digite seu e-mail");document.contato.email.focus();return false;}if (email.indexOf("@") == -1 || email.indexOf(".") == -1) {window.alert("E-mail inválido.");document.contato.email.focus();return false;}/* Área de Interesse */if (area.selectedIndex == -1) {alert("Selecione a área de interesse");document.contato.area.focus();return false;}/* Assunto */if (assunto<1) {window.alert("Digite o assunto do email.");document.contato.assunto.focus();return false;}/* Mensagem */if (mensagem<1) {window.alert("Digite sua mensagem.");document.contato.mensagem.focus();return false;}return true;document.contato.submit();}</script>não to conseguindo validar a Área de Interesse, ela é um campo select, alguém pode me ajudar por favor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Fabi SP Postado Julho 15, 2004 Denunciar Share Postado Julho 15, 2004 Bom, não sei como você fez o select... mas se o valor padrão for "-1", valide assim:if (document.contato.area.value == "-1") { alert("Selecione a área de interesse"); document.contato.area.focus(); return false; } Se o valor padrão for nulo, faça assim: if (document.contato.area.value == "") { alert("Selecione a área de interesse"); document.contato.area.focus(); return false; } Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 thescente Postado Julho 15, 2004 Autor Denunciar Share Postado Julho 15, 2004 o valor é nulo, o script funcionou perfeitamente, obrigado.radiobuttondentro da minha validação, se eu colocasse radiobutton, ex: Sexo ()masc ()fem, como eu validaria?checkboxdentro da minha validação, se eu colocasse checkbox, ex: Receber News? []sim []não, como eu validaria?ateh mais e agradeço a ajuda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Fabi SP Postado Julho 15, 2004 Denunciar Share Postado Julho 15, 2004 Para radio button é simples... basta colocar 1 dos valores checado por padrão:<input type="radio" name="option1" checked="checked" /> Sim <input type="radio" name="option1" /> Não Para checkbox: function valida() { if (document.nomeDoForm.nomeDoCampo.checked == false) { alert("Preencha o campo X"); } } Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 thescente Postado Julho 15, 2004 Autor Denunciar Share Postado Julho 15, 2004 certo, funcionou legal, obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 madson Postado Julho 16, 2004 Denunciar Share Postado Julho 16, 2004 Neste caso, gostaria de passar o nome do formulario como parametro para a funcaofunction valida() { if (document.nomeDoForm.nomeDoCampo.checked == false) { alert("Preencha o campo X"); } } mais ou menos assim, mas não funciona: function valida(NomeDoForm) { if (document. + nomeDoForm + .nomeDoCampo.checked == false) { alert("Preencha o campo X"); } } Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Anonymous Postado Julho 16, 2004 Denunciar Share Postado Julho 16, 2004 Tenta assim dude: functin valida(NomeDoForm) {if(eval("document."+NomeDoForm+".nomeDoCampo.checked==false")){alert("Preencha o campo X");}}Se não funcionar faz com um loop Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Fabi SP Postado Julho 16, 2004 Denunciar Share Postado Julho 16, 2004 madson,Acabo de postar algo que te ajude. Veja este tópico:http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=29297 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
thescente
não to conseguindo validar a Área de Interesse, ela é um campo select, alguém pode me ajudar por favor.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
7 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.