Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Instalação De Servidores


SPX

Pergunta

Estou com uma dúvida primária... mais estou começando agora no ramo de Redes...

É o seguinte:

Estou montando uma pequena Rede com 20 estações de trabalho, um servidor de arquivos, um servidor de banco de dados e um computador que será do Administrador de Rede e rodará o Win XP...

Como eu faço para só o administrador da rede gerenciar os servidores??? Ele usa diretamente os servidores como se fosse uma estação ou o PC dele é ligado diretamente ao servidor??? Como é feita a instalção do PC do administrador(física e lógica)???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Olá.

Isso depende muito da estrutura que você irá utilizar..

Por exemplo. Se seu servidor for Windows 2000, existe o Terminal Server.

Se for XP, tem área de trabalho remota.

Tem a opção de VNC, para qualquer sistema operacional..

E assim vai.. cada opção tem suas particularidades..

Depende de sua estrutura, e do que pretende fazer!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Fala IPX/SPX bele?

Bom so complementando q nossos amigos falaram, como você falou q esta comecando no submundo de redes, vai uma dica, para facilitar sua vida e causar transtornos decorrentes de usuarios irritados com o pleno funcionamento da rede, caso seja necessario alguma configuracao adicional, nunca acesse o server fisicamente mais sim remotamente, parece ser uma coisa banal e repetitiva, mais é sempre bom esta salientando este tipo aspecto, para evitar problemas futuramente.

Em relacao ao aceso remoto recomendo o Metaframe Terminal Service.

Atenciosamente,

Junior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

E aí dark0, beleza?

Valeu pela dica... mais me ajuda só em mais uma coisa? Como eu utilizo(aonde está pelo menos) a "área de trabalho remota" no Windows XP Professional que você mencionou? Acredito que isso já resolva o meu problema... pois assim não precisarei instalar nenhum programa...

Se mais alguém puder me ajudar eu agradeço... valeu rapaziada?!

Uma abraço!!!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

SPX,

Área de Trabalho Remota.:

1. Propriedades do meu computador, selecione a aba [Remoto];

2. Habilite a opção Permitir que Usuários se Conectem remotamente a este computador;

3. Adicione os usuarios que terao acesso remotamente a maquina q esta sendo configurada;

4. Iniciar -> Todos os Programas -> Acessorios -> Comunicacoes -> Conexao de área de trabalho remota -> Entre com os usuarios(objetos) q são trustee da maquina que fez o procedimento de 1 a 3, Endereco IP e Dominio (Se o mesmo for membro de um, se não for deixe em branco este campo).

Plus.:

http://www.baboo.com.br/absolutenm//anmviewer.asp?a=6170

http://www.laercio.com.br/site2/artigos/SOFT/soft-009/soft-009.htm

http://www.laercio.com.br/site2/artigos/SOFT/SOFT-005/soft-005.htm

Atenciosamente,

Junior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

ph34r.gif

Fala galera,

Acredito que este post acabou um pouco desviado do ato principal requerido. "Administrar um Rede" contempla uma série de requisitos e ítens e necessidades e funções que não se limitam em apenas ter acesso à console do servidor. Como o nosso companheiro Junior falou, não é interessante que se acesse a console do servidor diretamente, e completo, não é interessante o acesso à esta console física nem remotamente. Quanto menos acessos o administrador tiver à console, mais segurança.

Por exemplo, na cartilha de procedimentos de segurança, ítens como "Não utilizar o usuário Administrator a não ser que seja estritamente necessário" "Criar um usuário comum com poucos acessos administrativos para ser utilizado pelo Administrador de Redes" "Alterar o nome de login do user Administrator" entre outros, fazem parte de mais uma série de procedimentos.

Acesso remoto à console não é recomendada a não ser para tarefas fundamentais. Softwares como VNC e outros monte de aplicações Freeware, possuem bugs conhecidos e abrem portas inseguras para outras pessoas fazerem uso dos recursos disponibilizados.

Acho que primeiramente, nosso amigo deveria fazer uma lista de atividades que fará parte da sua rotina diária de administração. Para 95% das tarefas, apenas instalar o KIT de administração (Uma snap-in de MMC disponibilizada no CD do windows e que instala todas os ítens "Ferramentas Administrativas" na estação de trabalho XP/W2K Pro) já resolve o problema. No seu painel Gerenciamento do Computador você pode "Conectar-se a outro computador" e tb utilizar as snap-ins para administrar o server remotamente. Por ultimo, se necessário, instale o Terminal Services que disponibiliza 2 licenças para conexão remota à console do server, utiliza de maneira segura o acesso à console.

O Administrador não tem UM micro específico, ele deve montar seu kit de administração para que possa gerenciar a rede de qualquer lugar. Os Snap-in de MMC e o TS (Terminal service) cobrem 95 % das atividades tranquilamente.

"Administrar Redes é igual gosto e time de futebol, cada um tem a sua escolha" Por isso, todas as respostas servem de auxílio, mas terá de encontrar a sua, eu era um usuário assiduo de softwares como VNC mas a experiencia me levou para outras soluções mais seguras..

Espero ter ajudado, qualquer coisa entre em contato.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...