Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Primeira Letra Maiuscula

DackAle

Pergunta

E ae galera beleza ?

Seguinte no meu site eu fiz o sistema de login e guardo o nome do usuario numa session e mostro ela no bem vindo do site <% responde.write session("usuario") %>

Dai aparece "Bem vindo alexandre"

Só que querem que apareça maiuscula, pensei em pegar a primeira letra e usar o UCASE, mas dai ele só pega literalmente a primeira letra tipo "Bem vindo A"

Tem alguma função que eu poderia pegar o primeiro caractere, aplicar UCASE só nele e mostrar ainda o resto do nome ?

Bom é isso

Abraçosss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Brow,

No ASP, como em qualquer outra linguagem dinâmica, você deve pensar calmamente em tudo, requer lógica. É simples!

Quer ver? Então, vamos por partes:

- Pegue o nome da pessoa e jogue numa variavel fixa, onde guardará todo o nome do mesmo.

- Depois crie uma variavel que guarde apenas o primeiro caracter do nome.

- E depois guarde numa outra variavel os caracteres restantes, ou seja, apartir do 2ºcaracter até o final do nome.

Você usará funções simples como:

- Left

- Mid

- Len

Agora é só pensar um pouquinho. biggrin.gif

Link para o comentário

• 0

faça isto:

dim usuario,usuario2
usuario = session("usuario")
usuario2=Ucase(left((usuario),1))+Lcase(right((usuario),len(usuario)-1))

response.write "Bem-Vindo " & usuario2

Deve resultar...

Editado por Code
Link para o comentário

• 0

Eu editei o meu post, que tava com uns pequenos erros na função (função essa que encontrei neste fórum...)

Agora deve estar a funcionar. Mas tenta fazer a tua própria função (não deve ficar muito diferente da que eu coloquei), assim você treina e percebe melhor a lógica.

Link para o comentário

• 0

A sua funcao não sei se tá correta Code, olhei rápido por cima, mas tá meia estranho o right ali...to com pressa, tenho q durmi agora, facul di manhã...

mas voltando ao assunto...

ao invés de usar o mais (+), use o & (e-comercial) q serve pra concactenar strings.

Pode o sinal positivo funcionar, mas acho que pelo ASP semântico, o correto é o &.

porque no ASP semântico o sinal de adição (+) é relaciona á cálculos com inteiros/números, não a strings.

E dá pra fazer de uma maneira menor, porém digamos "não correta", apesar de funcionar:

<%=Ucase(Left(str,1))&Lcase(Mid(str,2))%>
e a correta:
<%=Ucase(Left(str,1))&Lcase(Mid(str,2,Int(Len(str)-1)))%>

Notem a diferença e testem biggrin.gif

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...