Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Envio De E-mail

fsphp

Pergunta

• Respostas 81
  • Created
  • Última resposta

Top Posters For This Question

Top Posters For This Question

Posts Recomendados

• 0

cara.. instala um server de mzail localmente.. ql configuração você usa pra rodar o apache???? instala o apache2triad que vem com server de mail... o XMail e com o UebiMiau.. tenta ai .. eu uso em casa e funciona...

Eu estou reinstalando meu 'pacote' de php, mysql e apache. Depois que eu reinstalar ele, aí quero ver se volto nessa questão. Nesse caso irei lembrar e verificar isso que você falou. wink.gif

Quer dizer que a sintaxe para utilizar esporadicamente javascript no php (básicamente falando) é:

echo "<script language=\"javascript\">funcao(atributo);</script>

Não entendi diteito o que você quis dizer com:

"o focus é para colocar o ponteiro no campo escolhido, entendeu?

para começar a digitar la e o campo já vai estar pronto pra digitar"

Como assim, "colocar o ponteiro no campo escolhido"? Qual é esse campo? Por exemplo?

Fabyo, tira essas dúvidas minhas, que já irei postar a segunda parte, certo? wink.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 0

Show de bola, ou melhor, show de teclado!!! biggrin.gif

Você usou javascript para as mensagens de alert(), né?

Já entendi o ponteiro. O exemplo foi muito bom.

Bom, na segunda parte dos códigos, temos o seguinte:

<body onLoad="document.email.nome.focus();">

01- Trata-se de uma função javascript, certo? Ela diz o seguinte: quando carregar o arquivo (onLoad), posicionar o ponteiro no campo 'nome' do formulário 'email', certo?

<form onsubmit="return checa_formulario(this)" action="envia.php" method="post" enctype="multipart/form-data" name="email">

02- Quando o formulario for submetido, será lançada uma verificação dos dados utilizando a função 'checa_formulario(neste_documento[ou seja, this]).

03- Esse código: onsubmit="return checa_formulario(this)" é também uma 'função' de javascript, certo?

04- Apenas não entendi o enctype, o que ele quer dizer, qual a tradução disso?

Até o final do formulário eu entendi tudo. Após a resolução dos exercícios acima, poderemos ir para a outra aula, a analise do documento 'envia.php', certo "professor"?

Valeu Fabyo!

smile.gif

Link para o comentário

• 0

02- Quando o formulario for submetido, será lançada uma verificação dos dados utilizando a função 'checa_formulario(neste_documento[ou seja, this]).

Correto

pergunta:

03- Esse código: onsubmit="return checa_formulario(this)" é também uma 'função' de javascript, certo?

resposta:

Correto lembre-se dentro das tag html não é php e sim javascript ou vbscript

pergunta:

04- Apenas não entendi o enctype, o que ele quer dizer, qual a tradução disso?

resposta:

ENCTYPE

Indica o tipo de codificação dos dados enviados através do formulário. O tipo default é application/x-www-form-urlencoded. Outro tipo aceito por alguns browsers é text/plain.

Link para o comentário

• 0

Essa ENCTYPE é para fazer algum tipo de criptografia das variáveis enviadas pelo formulário?

Ou indica apenas o tipo de dado que está sendo enviado (igual que no <meta http-equiv="Content-Type" content .....> indicando o conteúdo).

Link para o comentário

• 0

Quando faço um form no DW para enviar variáveis para uma página de php, eu não especifico isso.

Seria um aviso ao html com que tipo de informações ele estará lidando? (acho que foi mais ou menos o que eu entendi quando li a introdução do link que você colocou). E mais ou menos o que eu entendi no seu tópiuco anterior.

Esse enctype é próprio para ser usado em linguagem javascript e vbscript? Existe algum problema se não for especificado o enctype de um formulário nessas condições, ou ele assume, automaticamente, sua condição default?

huh.gif

Link para o comentário

• 0

mas de resto por padrão se você usa o dream não precisa se preoculpar que ele já cria isso

01- Mas isso é informação enviada para o html que se trata de elementos de javascript ou vbscript?

Bem, como tenho programado com o dream, vamos passar para a última parte. biggrin.gif

As variáveis são recebidas no documento envia.php, e são declaradas globalmente logo no início.

02- Minha primeira dúvida nessa parte é essa função wordwrap(), eu vi no manual que ela serve para quebrar o texto de acordo com os parâmetros especificados. Para que você usou ela? É para o efeito de estética, para quando ela for mostrada?

03- Para voltar a página do formulário você usou \"javascript:history.go-(1)\", o que traduzindo significa para ir para a página -1 (uma anteiror), do histórico?

04- Eu poderia usar também isso em php, declarando o path, ou url da página, certo? Você não fez isso por segurança?

Obrigado por enquanto Fabyo e boa noite. smile.gif

Link para o comentário

• 0

01- Mas isso é informação enviada para o html que se trata de elementos de javascript ou vbscript?

não ele quer dizer sobre o tipo de dados que sera enviado e não sobre a linguagem

02- Minha primeira dúvida nessa parte é essa função wordwrap(), eu vi no manual que ela serve para quebrar o texto de acordo com os parâmetros especificados. Para que você usou ela? É para o efeito de estética, para quando ela for mostrada?

isso mesmo pura estetica e formatação

03- Para voltar a página do formulário você usou \"javascript:history.go-(1)\", o que traduzindo significa para ir para a página -1 (uma anteiror), do histórico?

usei javascript porque ele traz de volta pelo historico todos os campos digitados

dai a pessoa não precisa digitar tudo novamente

04- Eu poderia usar também isso em php, declarando o path, ou url da página, certo? Você não fez isso por segurança?

pra voltar com o php basta usar header

mas o usuario teria que digitar todos os campos de novo

Link para o comentário

• 0

$arquivo = isset($_FILES["arquivo]) ? $_FILES["arquivo"] : FALSE;

01- Esse é um script de verificação, onde se o arquivo foi definido (isset), ele será passado "globalmente??" (é isso, ele será passado globalmente?). Achei extranho ele não ser declado junto com as outras variáveis sueprglobais $_POST.

02- Porque ele não foi declarado inicialmente como $_POST, e foi declarado agora como $_FILE? É tratamente de arquivos anexados?

if(file_exists($arquivo["tmp_name]) and !empty($arquivo)){

03- Se o arquivo existir e não estiver vazio, dá-se início à função. Não entendi esse "tmp_name". Também pergunto, isso é tratamento necessário quando se trabalha com arquivos? Qual o significado?

Enquanto isso vou dar uma pesquisada no Manual. smile.gif

Link para o comentário

• 0

$arquivo = isset($_FILES["arquivo]) ? $_FILES["arquivo"] : FALSE;

isset = verifica se existe o arquivo ou se ele foi seta ou enviado

e para pegar dados vindo pelo metodo POST você usa $_POST

para pegar dados vindo por GET usa $_GET

para pegar arquivos enviados pelo <input type=file" name="file"> usa $_FILES

$_FILES['userfile]['name']

O nome original do arquivo no computador do usuário.

$_FILES['userfile']['type']

O tipo mime do arquivo, se o browser deu esta informação. Um exemplo pode ser "image/gif".

$_FILES['userfile']['size']

O tamanho, em bytes, do arquivo.

$_FILES['userfile']['tmp_name']

O nome temporário do arquivo, como foi guardado no servidor.

$_FILES['userfile']['error']

http://www.php.net/manual/pt_BR/reserved.v...variables.files

http://www.php.net/manual/pt_BR/features.f...oad.post-method

http://www.php.net/manual/pt_BR/features.f...load.errors.php

Link para o comentário

• 0

"tmp_name" é o nome temporário do arquivo enquanto ele está no servidor. Como disse no Manual, esse arquivo terá de ser renomeado.

O arquivo será excluído do diretório temporário ao fim do script se não tiver sido movido ou renomeado.

01- Quando ele foi renomeado, à primeira vista eu não ví nenhuma renomeação de arquivo no decorrer do script?

$fp = fopen($_FILES["arquivo"]["tmp_name"], "rb");

Será aberto o arquivo para ser lido "r" e "b", o que é essa letra b?

Depois será feita a verificação do tamanho do arquivo anexo em:

$anexo = fread($fp, filesize($_FILES["arquivo]["tmp_name"]));

03- Opa! Essa verificação do tamanho está servindo para renomear o nosso arquivo que será agora o atributo da variável "$anexo"?

04- Não entendi essa parte do código: $anexo = base64_encode($anexo); O que significa essa função?

Link para o comentário

• 0

"tmp_name" é o nome temporário do arquivo enquanto ele está no servidor. Como disse no Manual, esse arquivo terá de ser renomeado.

não precisa ser renomeado principalmente tratando de arquivos anexo a pessoa manda um doc e o nome tem que ser preservado

01- Quando ele foi renomeado, à primeira vista eu não ví nenhuma renomeação de arquivo no decorrer do script?

não renomeei nada usei o nome original do arquivo

b = binario

04- Não entendi essa parte do código: $anexo = base64_encode($anexo); O que significa essa função?

http://br2.php.net/manual/pt_BR/function.base64-encode.php

Link para o comentário

• 0

A função para ler arquivos "normais" é assim:

$fp = fopen('nome_do_arquivo', 'r');

Normalmente isso serve para leitura de arquivos, certo?

No caso de arquivos enviados pelo usuário, é necessário usar 'b', para definir que se trata de um binário, é isso?

Tipo assim, se eu pedir para a função acima ler um arquivo e eu souber que o arquivo é binário, então eu tenho que especificar isso na função, senão dá erro, né?

Link para o comentário

• 0

isso é para ler um arquivo binario ,mas se você for ler um txt basta usar o r

nesse caso a gente ta falando de envio de arquivos por anexo junto com o email certo?

então esse arquivo precisa ser codificado e enviado como se fosse um texto criptografado

faça um teste você mesmo envie um arquivo em anexo pelo outlook

e salve esse email como .eml e visualize esse email com um bloco de notas

você vai entender o que precisa ser feito para o arquivo chegar ao destino dele

Editado por fabyo
Link para o comentário

• 0

Enviei dois arquivos anexados. Um .doc e outro .jpg.

No primeiro aparece um monte de ícones ilegíveis, e o texto do documento inserido aí dentro. Já no segundo, aparecem apenas os ícones ilegíveis.

Link para o comentário

• 0

Primeiro nós apontamos para um arquivo, abrimos ele e dizemos que queremos ler esse arquivo:

Segundo, lemos o arquivo que apontamos e medimos seu tamanho, sendo que atribuímos à variável $anexo, esses valores de leitura e tamanho:

$anexo = fread($fp, filesize($_FILES["arquivo"]["tmp_name"]));

Terceiro, codificamos esse arquivo (anexo) para ser lido e traduzido posteriormente:

$anexo = base64_encode($anexo);

Posteriormente, fechamos o ponteiro:

fclose($fp);

E, finalmente, decodificamos com a função chunk_split();

Está certo esse raciocínio?

Link para o comentário

• 0

Eu já havia consultado o Manual à respeito da função chunk_splint(), mas está muito técnico e um pouco confuso para mim, no momento.

Daí eu perguntei se essa função vai decodificar o arquivo para ele ser lido.

E, finalmente, decodificamos com a função chunk_split();

Está certo esse raciocínio?

Link para o comentário

• 0
Pode dividir uma string em pequenos pedaços que são úteis para e.g. converter base64_encode output para compatibilizar com semânticas RFC 2045 . Ela insere end (padrão para "\r\n") cada caracater chunklen (padrão para 76). Ela retorna uma nova string deixando a string original intocada.
Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,4k
  • Criar Novo...