Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Dual Boot ...


sem ideia p/ nick

Pergunta

fala galera beleza?

olha a situaçao e a seguinte. ------------------------------

eu tenho um hd de 13gb (samsung), eu tinha instalado nele o WinXp, ontem eu comprei um hd de 120gb(samsung) eu então passei as paradas para o de 120, no de 13gb eu botei o win98. agora..... meu problema e.

--------------------------------

como fazer para dar um DUAL BOOT, aquela telinha que eu escolho o 98 ou xp para que seja então dado o boot.

so que eles estao em HD'S diferenteS !!!!! ambos na mesma maquina como SLAVE e MASTER. (120 como master usando xp)

----------------------------------

soluçao ?!

hhaha não sei !!!

alguém pode ajudar ????

e urgente !!!

valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posts Recomendados

  • 0

E aê?! Olha eu aqui de novo!!! smile.gif

Então... O que eu sei é o seguinte:

Se você instalar primeiro o Win XP com NTFS num vai ter como instalar o Win 98 como FAT32, agora, isso no caso do mesmo HD né...

Agora instalar esses 2 sistemas em 2 HD's...... wacko.gif

Eu nunca fiz isso, mas... acho que num vai dar certo, por que no caso o HD Master é o que tá o XP, aí num vai reconhecer o Win 98 no outro HD Slave, aí ficaria como se fossem 2 sistemas no mesmo HD...

Agora, só uma observação:

120 GB??? Pra que tudo isso amigon??? Que exagero... tongue.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

hehehe ! eu comprei ontem !!!

e que eu sou frustrado com espaço com meu hd de 13 eu era doidao para instalar tudo e nunca tinha espaço !!!

mais voltando ao problema seguinte. o xp tem suporte a FAT 32 e o 98 não tem NTFS então o xp ve o hd slave como uma partiçao .... eu vejo meus arquivos do 98. agora o 98 como já era de se esperar não ve o xp.

agora o que quero mesmo e a tela para escolher qual usar na hora que eu for iniciar a maquina. como estao em hds separados eu não sei fazer !

<alguma ideia ae pessoal ?>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest Jonas Andrade

Indepedentemente dos dois discos rigidos !!! o dual pode ser dado nesta maquina desde que o windows 98 seja instalado primeiro !!! por que na verdade o que vai gerenciar o dois sistemas operacionais são os arquivos autoexec.bat e config.sys que ambos devem ficar na unidade C:\ e na unidade D:\ apenas a pasta WINDOWS. já passe por um problema parecido e foi resolvido.

Atenciosamente,

Jonas Andrade Gutiérrez

andrademsi@hotmail.com

wink.gifdry.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

deve ser por isso que o meu 98 so roda tendo o diquete de boot.

então o certo e eu desligar a maquina por o hd do xp como slave e o do 98 como master. religar a maquina e instalar por cima o 98.

mais ele vai reconhecer que na D:\ tem o xp , por acaso ele vai criar a telinha sozinho?

** eu reaparei que la no xp em: painel de controle\sistema (na guia, AVANÇADO la em baixo, inicializaçao de sistema e recuperaçao.

exite umas opçoes para isso. alguém sabe dizer se o 98 roda bem no d: (outro hd) sem que eu precise do disquete de boot para inicializalo ?

como eu configuro esse negocio que sitei acima do xp?! isso pode ser uma soluçao ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

para para para!!!

acordei!!!

abre o boot.ini (nas opções de pasta, ative Mostrar Pastas e Arquivos Ocultos e desative Ocultar Arquivos Protegidos do Sistema Operacional)

deve tar em C: ou D:

no meu diz assim:

[boot loader]
timeout=4
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect
timeout=x (segundos para você escolher ou ele caregar o "default" default=y (padrão de carregamendo) multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1) (essa coisa toda você substitui pela partição, por exemplo C:) agora um exemplo com XP em C: e 98 em D:
[boot loader]
timeout=10
default=C:\WINDOWS
[operating systems]
C:\WINDOWS="XP" /fastdetect
D:\WINDOWS="98"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

cole cara eu tentei mais não deu certo como eu já espera ele não encontra win98. seguinte:

o que eu tentei fazer foi, pegar a linha:

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect

e escrever da seguinte forma, pensando no seguinte:

multi(0)disk(1)rdisk(1)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /windir=win.exe

mult: não sei o que e !

disk: imagino que seja outro hd. como o C: tem 0 então o D: deve ter 1

Rdisk: acredito que seja: HARD DISK seguindo a logica anterior botei 1

partition: como não tem partiçao no outro hd assim como não tem no primeiro então eu repeti o 1 porque acho que 1 e igual a (sem partiçao)

o que voce acham do pensamento ?

alguém ae sabe configurar isso ?

aguardo resp:

fui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ola.

Acredito que você possa resolver com estas informações:

Normalmente, o arquivo Boot.ini contém os seguintes dados:

[boot loader]

timeout=30

default=scsi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\winnt

[operating systems]

scsi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\winnt = "Windows NT" /NODEBUG C:\ = "Sistema operacional anterior em C:\"

A lista seguinte descreve o significado dos dados do arquivo Boot.ini:

"timeout" especifica o tempo que o Windows aguarda antes de selecionar o sistema operacional padrão

"default" especifica o sistema operacional padrão.

"scsi(0)" significa que o controlador principal (normalmente este é o único controlador) é responsável pelo dispositivo. Se existirem dois controladores SCSI e o disco estiver associado ao segundo, o controlador é denominado "scsi(1)".

Se o sistema utilizar controladores IDE, EIDE (Enhanced IDE) ou ESDI (Enhanced Small Device Interface), ou se o sistema utilizar um adaptador SCSI que não tenha uma BIOS incorporada, substitua "scsi" por "multi".

"disk(0)" refere-se ao disco físico 1.

"rdisk(0)" refere-se à unidade lógica (LUN, logical unit) da SCSI a ser utilizada. Esta pode ser um disco separado, mas a grande maioria das configurações SCSI têm apenas uma LUN para cada ID de SCSI.

"partition(1)", neste exemplo, é a única partição da primeira unidade deste computador. Se existirem duas partições, C e D, C será a primeira partição [partition(1)] e D a segunda partição [partition(2)].

Um parâmetro de inicialização múltiplo, caso exista, verifica a pasta Winnt para inicializar a partir de um disco ou de uma partição de um controlador SCSI específico.

"/NODEBUG" especifica que não estão serão monitoradas quaisquer informações de depuração. As informações de depuração são úteis apenas para programadores.

Adicione a opção /SOS para visualizar nomes de drivers enquanto estes estiverem sendo carregados. Por padrão, a tela de carregamento do sistema operacional apenas apresenta pontos de progresso.

"Sistema operacional anterior em C:\" implica que o "sistema operacional anterior" é o MS-DOS, dado que "C:\" é um caminho de MS-DOS.

Segundo estas informações, provavelmente seu boot.ini deve ficar assim:

[boot loader]

timeout=30

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(1)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Windows XP Professional" /fastdetect

multi(0)disk(2)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Windows 98"

Falow cool.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

vish, muito bom esse post, agora a minha duvida, q eu axo q é a mesma do sem nick, se ele ainda não resolveu não é?...............

como fazer q o win98 se instale no D:

onde q se muda o dir de instalacao dele??

se você resolveu sem nick...posta ae por favor...

falow!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

fala ae galera !

beleza?

olha eu vou testar tudo isso em casa hoje ainda se conseguir. (ficar acordado hehehe) eu estou agora no trab !

agora outra duvida alem do nosso amigo GUEST (cadastre-se no forum vale a pena)

o .ini vai ficar assim:

[boot loader]

timeout=30

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(1)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Windows XP Professional" /fastdetect

multi(0)disk(2)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Windows 98"

certo?

agora essa linha: .......WINDOWS="Windows 98".... não deve levar um /FastDetect ???? ou eu não devo especificar o lacal da pasta do windows 98 no segundo hd?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
fala ae galera !

beleza?

olha eu vou testar tudo isso em casa hoje ainda se conseguir. (ficar acordado hehehe) eu estou agora no trab !

agora outra duvida alem do nosso amigo GUEST (cadastre-se no forum vale a pena)

o .ini vai ficar assim:

[boot loader]

timeout=30

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(1)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Windows XP Professional" /fastdetect

multi(0)disk(2)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Windows 98"

certo?

agora essa linha: .......WINDOWS="Windows 98".... não deve levar um /FastDetect ???? ou eu não devo especificar o lacal da pasta do windows 98 no segundo hd?

Sem ideia.. o local da pasta já ta especificado na linha:

multi(0)disk(2)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Windows 98"

Faz tempo q não instalo o Win98... mas se não me engano, logo no inicio da instalção o setup pergunta se quer instalar na pasta windows mesmo ou em outra. acredito q este é o mento de especificar o caminho da instalação.

sobre o "/fastdetect" só testando.. tipo.. faz sem primeiro, se num funcionar, acressenta.

De qqer forma, posta ae o resoltado... falow cool.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

aeeee

e realmente ele pergunta. mais vamos por parte.

o essa linha que eu mudei, DISK(2) sei l mais o que. não de certo não ele diz que tenho que reinstalar o 98 e o cacete depois disso ele reinicia.

seguinte: no hd de 13gb, que esta como SL (slave) ele so tera o 98 para o XP ele fica como D:\ porque o xp da suporte a FAT32 tambem. agora para o 98 que não da suporte a NTFS ele fica como C:\

sacaram a diferença. então na hora de instalar o 98 ele não tem D:\ so C:\ agora como eu fico em relaçao a isso? eu devo deixar o XP na D:\ porque assim talvez funfe. agora tem programas que são escrotos e vao direto para o C:\ então ele vai para o hd do 98 quando instalado no XP !!!!!

olha ate eu me confundi agora.

eu queria uma ideia sobre isso alguém sabe resolver?

olha desculpa ae a exceçao de saco galera !!!

mais isso e importante mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Caraca, que doidera!!! wacko.gif

Amigon, eu falei com um Professor de Informática, o cara é fera, ele disse que num vai ter como instalar o Win98 depois do XP, quer saber o porque? Você mesmo já disse:

"na hora de instalar o 98 ele não tem D:\ so C:\"

Ou seja, se você fizer isso vai instalar em cima do XP no C:

Mas, sei lá, como diz esse meu Professor: - TEM CAMARADA QUE CONSEGUE TUDO!!! biggrin.gif

Falowww...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olha, tendo o windows 98 instalado, e instalando o xp depois, ele sempre cria o setor de boot, na boa.

você tem certeza que não deu?

faça um boot por disquete, e recrie o setor de BOOT do windows 98.. deoxando apenas o 98 inciando direto. (para isso, dê boot por dos, e digite: SYS C:)

depois, instale o xp normalmente.

apenas fazendo isso, deveria funcionar!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

é.. mudando a resolução reinicia sozinho?

pode ser problema na placa de video..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

olha eu gostaria de confirmar tudo porque eu vou fazer tudo amanha (formatando)

olha seguinte: o win98 reinicia quando eu tento clicar em CONFIGURAÇOES, não e video porque eu tenho jogos progs tudo no xp.

então confirmando:

config de hardware: hd de 13gb(win98) - SL

hd de 120(winXP) - MS

config de software. instalar primeiro o win98 depois o XP.

que o dual boot vai aparecer la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...