bitoinfo Postado Setembro 6, 2004 Denunciar Share Postado Setembro 6, 2004 e ai galera tudo bom! tenho um problema, estou migrando aguora para o firebird, e gostaria de saber como faço p/ acessar um banco de dados em rede?meu servidor tem o nome de: mdinfo e a pasta onde está o banco é:M:\sistema\cadastro.fbdpor favor podem me ajuda!!!!!!!!! obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Capablanca Postado Setembro 6, 2004 Denunciar Share Postado Setembro 6, 2004 Olá,1) Faça a instalação completa (FULL) do Firebird em seu servidor;2) Você precisa fazer a instalação MÍNIMA no computador cliente. Quando você estiver instalando o FB 1.5, existe uma tela com o título: SELECT COMPONENTS - Which components should be installed? Nela, existe um comboBox contendo diversas opções. Selecione "Minimum client install - no server, no tools".3) Se você estiver utilizando a biblioteca FBCLIENT.dll, verifique se a mesma está localizada na pasta C:\WINDOWS\SYSTEM32 ou C:\WINNT\SYSTEM32;4) Se você estiver utilizando a biblioteca GDS32.dll, verifique se a mesma está localizada na pasta C:\WINDOWS\SYSTEM32 ou C:\WINNT\SYSTEM32;5) Se sua rede estiver rodando em TCP/IP, para realizar a conexão, os computadores clientes devem referenciar o banco de dados pelo nome (poderia ser pelo IP também). Assim, no seu caso seria: mdinfo:M:\sistema\cadastro.fbd ou IPdoServidor:M:\sistema\cadastro.fbd Isto você pode especificar diretamente no componente de conexão (por exemplo, ZConnection, SQLConnection, etc.) do seu aplicativo que ficará no cliente. Na verdade, a melhor alternativa seria criar um arquivo com a extensão .INI o qual ficaria responsável por conter a localização do banco de dados no servidor. O seu aplicativo, ao fazer a conexão, obteria as informações da localização do BD através daquele arquivo .INI. 6) Localize o arquivo SERVICES tanto no servidor como no computador cliente, abra-o, e verifique se a linha que contém GDS_DB aponta para 3050/tcp 7) Por fim, no arquivo HOSTS de cada computador cliente, deverá constar o IP do Servidor e ao lado o Nome do Servidor, semelhante à: # Copyright (c) 1993-1999 Microsoft Corp. # # Este é um arquivo HOSTS de exemplo usado pelo Microsoft TCP/IP para Windows. # # Este arquivo contém os mapeamentos de endereços IP para nomes de host. Cada # entrada deve ser mantida em uma linha individual. O endereço IP deve # ser colocado na primeira coluna, seguido do nome de host correspondente. # O endereço IP e o nome do host devem ser separados por pelo menos um # espaço. # # Adicionalmente, comentários (como estes) podem ser inseridos em linhas # individuais ou após o nome de computador indicado por um símbolo '#'. # # Por exemplo: # # 102.54.94.97 rino.acme.com # servidor de origem # 38.25.63.10 x.acme.com # host cliente x 127.0.0.1 localhost 200.252.31.2 mdinfo Abs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Greed Postado Junho 30, 2008 Denunciar Share Postado Junho 30, 2008 Deixe-me aproveitar o mesmo tópico, pois estou com o mesmo problema!Eu criei um arquivo chamado conf.iniSe eu rodo local funciona legalzinho, mas se tento colocar em rede, ele da erro e não roda!estou utilizando os componentes InterBase, pois descobri o ZConnecton nesses dias e o meu projeto já estava com meio caminho andado e até agora eu não não mexer com o Zconnection, mesmo porque não tive tempo de fuçar nele e pretendo utilizá-lo com MySql!Voltando...o endereço do banco de dados é://Servidor/Programa/Banco.FDBQuando eu colo isso no arquivo ini, ele da erro!o componente IBDatabase recebe na sua propriedade DatabaseName o caminho gravado no arquivo conf.ini Estou achando que o IBDatabase não consegue entender o significado de //Servidor/Programa/Banco.FDBDetalhe importânte:Existe um outro sistema que eu desenvolvi a 1 ano atráz em paradox e ele roda legal em rede. Claro, fica dando uns erros meio retardados que são comuns no Paradox, mas funciona!Como eu faço para resolver este bug???Eu estava pensando em Mapear a unidade de rede, mas como o Windows XP não é um SO muito estável, ao contrario do Linux, me disseram que pode acontecer de algumas informações de perderem!!Se eu mapeasse a unidade que está no servidor, ela apareceria como um M: ou F: nas máquinas como se fosse uma partição do HD, dai acho eu que iria funcionar o programa, mas eu não quero fazer isso!Como eu posso resolver, tem uma outra maneira deu pegar o endereço??Os ips são fixos!e o servidor está localizado na recepção e a secretária utiliza ele no momento, mas no futuro ele vai ser separado e acho que em Linux!Aguardo um auxilio! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Greed Postado Julho 7, 2008 Denunciar Share Postado Julho 7, 2008 Alguém pode me ajudar?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 robinhocne Postado Julho 8, 2008 Denunciar Share Postado Julho 8, 2008 Alguém pode me ajudar??Eu faço assim para conectar....no caminho do banco de dados eu coloco como remoto, e coloco assim:10.1.1.4:c:\teste\teste.fdbe funciona certo, o ip seria do servidor, ou ai você faz umas configuraçoes para você colocar o caminho na hora da instalação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
bitoinfo
e ai galera tudo bom! tenho um problema, estou migrando aguora para o firebird, e gostaria de saber como faço p/ acessar um banco de dados em rede?
meu servidor tem o nome de: mdinfo
e a pasta onde está o banco é:
M:\sistema\cadastro.fbd
por favor podem me ajuda!!!!!!!!! obrigado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
4 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.