Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Firebird Em Rede?


bitoinfo

Pergunta

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Olá,

1) Faça a instalação completa (FULL) do Firebird em seu servidor;

2) Você precisa fazer a instalação MÍNIMA no computador cliente. Quando você estiver instalando o FB 1.5, existe uma tela com o título: SELECT COMPONENTS - Which components should be installed? Nela, existe um comboBox contendo diversas opções. Selecione "Minimum client install - no server, no tools".

3) Se você estiver utilizando a biblioteca FBCLIENT.dll, verifique se a mesma está localizada na pasta C:\WINDOWS\SYSTEM32 ou C:\WINNT\SYSTEM32;

4) Se você estiver utilizando a biblioteca GDS32.dll, verifique se a mesma está localizada na pasta C:\WINDOWS\SYSTEM32 ou C:\WINNT\SYSTEM32;

5) Se sua rede estiver rodando em TCP/IP, para realizar a conexão, os computadores clientes devem referenciar o banco de dados pelo nome (poderia ser pelo IP também). Assim, no seu caso seria:

mdinfo:M:\sistema\cadastro.fbd ou
IPdoServidor:M:\sistema\cadastro.fbd
Isto você pode especificar diretamente no componente de conexão (por exemplo, ZConnection, SQLConnection, etc.) do seu aplicativo que ficará no cliente. Na verdade, a melhor alternativa seria criar um arquivo com a extensão .INI o qual ficaria responsável por conter a localização do banco de dados no servidor. O seu aplicativo, ao fazer a conexão, obteria as informações da localização do BD através daquele arquivo .INI. 6) Localize o arquivo SERVICES tanto no servidor como no computador cliente, abra-o, e verifique se a linha que contém GDS_DB aponta para 3050/tcp 7) Por fim, no arquivo HOSTS de cada computador cliente, deverá constar o IP do Servidor e ao lado o Nome do Servidor, semelhante à:
# Copyright (c) 1993-1999 Microsoft Corp.
#
# Este é um arquivo HOSTS de exemplo usado pelo Microsoft TCP/IP para Windows.
#
# Este arquivo contém os mapeamentos de endereços IP para nomes de host. Cada
# entrada deve ser mantida em uma linha individual. O endereço IP deve
# ser colocado na primeira coluna, seguido do nome de host correspondente.
# O endereço IP e o nome do host devem ser separados por pelo menos um
# espaço.
#
# Adicionalmente, comentários (como estes) podem ser inseridos em linhas
# individuais ou após o nome de computador indicado por um símbolo '#'.
#
# Por exemplo:
#
#      102.54.94.97     rino.acme.com           # servidor de origem
#       38.25.63.10     x.acme.com              # host cliente x

127.0.0.1       localhost
200.252.31.2    mdinfo

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Deixe-me aproveitar o mesmo tópico, pois estou com o mesmo problema!

Eu criei um arquivo chamado conf.ini

Se eu rodo local funciona legalzinho, mas se tento colocar em rede, ele da erro e não roda!

estou utilizando os componentes InterBase, pois descobri o ZConnecton nesses dias e o meu projeto já estava com meio caminho andado e até agora eu não não mexer com o Zconnection, mesmo porque não tive tempo de fuçar nele e pretendo utilizá-lo com MySql!

Voltando...

o endereço do banco de dados é:

//Servidor/Programa/Banco.FDB

Quando eu colo isso no arquivo ini, ele da erro!

o componente IBDatabase recebe na sua propriedade DatabaseName o caminho gravado no arquivo conf.ini

Estou achando que o IBDatabase não consegue entender o significado de //Servidor/Programa/Banco.FDB

Detalhe importânte:

Existe um outro sistema que eu desenvolvi a 1 ano atráz em paradox e ele roda legal em rede. Claro, fica dando uns erros meio retardados que são comuns no Paradox, mas funciona!

Como eu faço para resolver este bug???

Eu estava pensando em Mapear a unidade de rede, mas como o Windows XP não é um SO muito estável, ao contrario do Linux, me disseram que pode acontecer de algumas informações de perderem!!

Se eu mapeasse a unidade que está no servidor, ela apareceria como um M: ou F: nas máquinas como se fosse uma partição do HD, dai acho eu que iria funcionar o programa, mas eu não quero fazer isso!

Como eu posso resolver, tem uma outra maneira deu pegar o endereço??

Os ips são fixos!

e o servidor está localizado na recepção e a secretária utiliza ele no momento, mas no futuro ele vai ser separado e acho que em Linux!

Aguardo um auxilio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Alguém pode me ajudar??

Eu faço assim para conectar....

no caminho do banco de dados eu coloco como remoto, e coloco assim:

10.1.1.4:c:\teste\teste.fdb

e funciona certo, o ip seria do servidor, ou ai você faz umas configuraçoes para você colocar o caminho na hora da instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...