DataSet Postado Setembro 19, 2004 Denunciar Share Postado Setembro 19, 2004 Olá Pessoal... estou precisando ler o último registro de uma tabela... é um autonumerador, eu preciso gravar essa valor numa outra tabela para fazer um relacionamento....Como pegar o último registro de uma tabela?Obrigado... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Graymalkin Postado Setembro 19, 2004 Denunciar Share Postado Setembro 19, 2004 Mova o ponteiro do Recordset para o final (com MoveLast). Porém, existe uma maneira de você pegar o maior valor de um campo, através de SQL (com a função agregada MAX).Abraços,Graymalkin Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 DataSet Postado Setembro 19, 2004 Autor Denunciar Share Postado Setembro 19, 2004 Graymalkin, eu dei um select na minha tabela e usei order by desc, daí dei um response.write pra ver se tinha pego o último registro mas ele pegou todos... não deu certo...Eu não sei usar esse comando com ponteiro que você me disse MoveLast, nem a função MAX, ficaria grato se você me mostrasse um exemplo, pois não dei geito de fazer com order by desc...obrigadão... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Graymalkin Postado Setembro 19, 2004 Denunciar Share Postado Setembro 19, 2004 Sim, com o ORDER DESC e fazendo um SELECT você terá todos, mas não só te interessa o primeiro (que era o último)? Por que não usar só ele, independentemente de ter outros? De qualquer forma, com a função agregada MAX seria assim:maior = cn.Execute("SELECT MAX(campo) AS maior FROM tabela").Fields("maior").valueSupondo que "cn" é o seu objeto ADODB.Connection; o resultado ficará na variável "maior".Abraços,Graymalkin Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 DackAle Postado Setembro 19, 2004 Denunciar Share Postado Setembro 19, 2004 Se for Access é só usar:SQL="SELECT TOP 1 * FROM tabela ORDER BY id DESC"trocando tabela pelo nome da tabela e id pelo campo autonumerico =)E o TOP serve para você pegar quantos registro quiser se você colocar 5 por exemplo ele iria pegar os ultimos 5 registros ordenados pela ID...Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 DataSet Postado Setembro 20, 2004 Autor Denunciar Share Postado Setembro 20, 2004 Eu usei sql="select top 1 * from users order by codigo desc" e ele está pegando o penultimo...users é a tabelacodigo é uma coluna autonumeradorse o autonumerador da coluna codigo gravou 120, ele grava na tabela responsavel o 119.Parece que ele pega sempre o penúltimo registro....Como resolvo essa coisa ??Obrigado... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 dark0 Postado Setembro 20, 2004 Denunciar Share Postado Setembro 20, 2004 brother !!!Após o findi.. estou de volta na área : )Vamos lá:Faz um select comum:Sql = "select * from users" executa o sql: set rs = conexao.execute(sql) agora, move o cursor para o ultimo registro: rs.MoveLast daí, mostra ele: response.write rs("codigo")Claro, que no lugar do response.write você pode fazer o que quiser.. heheAbraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
DataSet
Olá Pessoal... estou precisando ler o último registro de uma tabela... é um autonumerador, eu preciso gravar essa valor numa outra tabela para fazer um relacionamento....
Como pegar o último registro de uma tabela?
Obrigado...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
6 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.