Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

O Inverso De _parent

Senshi

Pergunta

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

é só você dizer o caminho relativo ou absoluto para o próx nivel.

Tipo, você um mov "campo" e dentro dele outro mov "gol". Se você está dentro de "gol" e quer executar uma ação em "campo" você irá usar _parent.ação ....agora se você está em "campo" e quer executar algo dentro de "gol" você vai fazer this.gol.ação ou o caminho absoluto (usando _root).

Pelo q eu entendi foi isso q você perguntou, se eu entendi errado me corrija por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 0

não num é assim.

o this e pra se referir ao mesmo nivel ou seja ao prorpio objeto que esta sendu anexado o script!!

o que eu queru é um nivel a baixo intendi??? se parent e ára nivel acima eu queria algu para um nivel abaixo!!

EX: tenho 3 MCs.. o 2 esta dentro do 1 e o 3 esta dentro do 2...

dai eu vou colocar um script no MC3 e mandar ele parar no frame 5 se eu clica-se no mc: dai eu ia usar o ...... _parent.gotoplay(5)........ algu assim...

mas se eu tivesse me referindo ao time line do MC1 ou do MC2 cmo eu ia fazer?

eu sei que eu possu usar o _root.Mc1...... e tal.. mas num tem outro jeito não???

Link para o comentário

• 0
Guest - Thuran -

Então, seguindo o seu exemplo q temos a seguinte arvore _root.mov1.mov2.mov3 .Como você disse se eu colocar um cod no mov3 para q ele vá para o quadro 5 do mov1 eu usaria: _parent._parent.gotoAndPlay(5); ...ou seja, no nivel q eu estava eu voltei dois para aí executar a ação.

Agora se eu estivesse no mov1 e gostaria de mandar o mov3 para o quadro 5 eu poderia fazer dessa forma: this.mov2.mov3.gotoAndPlay(5); ....nesse caso esse seria uma maneira correta de se fazer porque com o this ele foca o mov onde o script está sendo executado (não querendo saber se o mov1 está dentro de algum outro movieClip ou simplesmente no palco).

Mas e dai!? tem um comando q faça o contrário do _parent???? ...eu acredito q não porque quando você está voltando níveis em direção a raiz ele já sabe o caminho do do local de onde o seu script está sendo executado e basta fazer o caminho inverso. Mas se eu tenho um mov q contém mais 3 por exemplo. Se existisse um comando para avançar um nivel acima como ele saberia por qual dos três caminhos (movs) ele seguiria? ....por isso de você especificar o caminho q você quer q ele faça, usando tando de notaão relativa como absoluta.

Nós entendemos!? rs huh.gifrolleyes.gif

Link para o comentário

• 0
Então, seguindo o seu exemplo q temos a seguinte arvore _root.mov1.mov2.mov3 .Como você disse se eu colocar um cod no mov3 para q ele vá para o quadro 5 do mov1 eu usaria: _parent._parent.gotoAndPlay(5); ...ou seja, no nivel q eu estava eu voltei dois para aí executar a ação.

Agora se eu estivesse no mov1 e gostaria de mandar o mov3 para o quadro 5 eu poderia fazer dessa forma: this.mov2.mov3.gotoAndPlay(5); ....nesse caso esse seria uma maneira correta de se fazer porque com o this ele foca o mov onde o script está sendo executado (não querendo saber se o mov1 está dentro de algum outro movieClip ou simplesmente no palco).

Mas e dai!? tem um comando q faça o contrário do _parent???? ...eu acredito q não porque quando você está voltando níveis em direção a raiz ele já sabe o caminho do do local de onde o seu script está sendo executado e basta fazer o caminho inverso. Mas se eu tenho um mov q contém mais 3 por exemplo. Se existisse um comando para avançar um nivel acima como ele saberia por qual dos três caminhos (movs) ele seguiria? ....por isso de você especificar o caminho q você quer q ele faça, usando tando de notaão relativa como absoluta.

Nós entendemos!? rs huh.gifrolleyes.gif

opa!! ue Thuran..

achu que ta fazednu confusão!! o _parent SOBE (avança) e não DESCE (retorna) um nivel que nem você falou!!

pelo mesno pleo que eu estudei, e quandu eu uso é isso que acontece!! ^^

Link para o comentário

• 0

subir ou descer é relativo depende de como você esta acostumado, eu costumo dizer que o _parent sobe um nivel e que o _root é o nivel mais alto, mas já vi muitas pessoas que dizem que o _parent desce e que o _root é o nivel mais baixo

só ocnfirmando a resposta do Thuran: não existe nenhum comnado que faça isso pois se você tiver um mc com 2 mcs dentro dele qual o flash escolheria?

tem como dar uma enganada no flash, algo do tipo

for(i in _root.mc){

_root.mc.qualquer coisa

}

assim ou com um comando parecido ele acessa todos os mcs dentro do mc que está no nivel root...

usado com um função recurciva e algumas verificações (if else) da pra fazer um script que varra a sua animação inteira... se não me engano o for in ( for(i in _root) ) pega inclusive objetos não instanciaveis, tipo se você desenhar um quadrado e não transforma-lo em nada deixar como forma você não pode acessa-lo (oficialmente) pelo action script, mas com esse recurso é possivel sim.

Link para o comentário

• 0

isso aí vizus!

...e esclarecendo um dúvida aqui: Para mim, como o _root é a mesmo coisa q nivel zero, quando eu uso _parent eu vou para um nivel mais baixo, ou seja, eu volto um nivel. Se eu etiver no nivel 5 e der um _parente eu volto para o 4.

E no caso eu uso this para garantir q ele vá voltar um nivel a partir do qual eu estou (no caso eu estou no 5 e quero q ele volte para o 4)

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...