Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Vb Ou Delphi?

Gutto

Pergunta

12 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • 0

Sim, é possível. O VB e o Delphi permitem a criação de objetos COM (Common Object Model), daí qualquer linguagem que suporte COM (além dessas duas, existem outras como Python, C++, mIRC Scripting, e várias outras linguagens modernas possuem tal suporte) poderão usar os objetos criados.

No caso do VB você só pode criar DLLs (bibliotecas) do tipo COM (também chamadas ActiveX) e usá-las no Delphi. Já no caso do Delphi, se não me engano, ele permite tanto a criação de DLLs COM quanto DLLs comuns. Em ambos os casos é possível utilizá-las a partir do VB. Particularmente eu tenho usado bastante esse tipo de recurso, porém não com VB e Delphi e sim com VB e Python.

É bom lembrar também que a nova versão do VB é a .NET (por enquanto) e o Delphi 8 (se não me engano) vai sair (ou saiu) para esta plataforma. A .NET Framework é uma plataforma de desenvolvimento que visa a integração de diversas linguagens, tornando-a a mais transparente possível.

No que concerne a BDs existem objetos que visam essa independência (como o ADO, onde você pode usar desde de arquivos DBF até conexões com um SQL Server ou um MySQL, passando por Access e outros, sem uma alteração significativa nos códigos).

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 0
...Particularmente eu tenho usado bastante esse tipo de recurso, porém não com VB e Delphi e sim com VB e Python.

Valeu pelas explicações...

Só que tem mais...

porque você utiliza essas duas linguagens?

Sendo que nesses poucos dias que estou no fórum só vejo DELPHI e VB como as melhores linguagens.

Link para o comentário

• 0

Confesso que não sou fã de Delphi (a linguagem utilizada nele é Object Pascal.... arghhh!). Sou adepto da simplicidade (sem perda de poder) e nisso Python é ótima (pelo menos eu acho). No fórum de Python, estes dias, postei uma mensagem comentando sobre algumas (existem diversas outras que não escrevi a respeito) vantagens desta linguagem sobre VB. Você pode conferir pelo artigo que publiquei aqui: http://desenvolvedores.net/modules.php?nam...order=0&thold=0

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário

• 0

E aí Gray!!??

Rapaz, lí seu artigo sobre Python, bem interessante, apesar de não entender bem sobre Python nem VB, percebi que ela é mais clara, facilitando a vida de quem tem que utilizar.

Tenho um livro enorme sobre Clarion e outro sobre Clipper 5.0 (tem alguma coisa relacionada???), mas nunca lí. Achei que Python fosse uma linguagem tão antiga que nem fosse utilizada.

Vou procurar mais a respeito.

Valewww!

Link para o comentário

• 0
Tenho um livro enorme sobre Clarion e outro sobre Clipper 5.0 (tem alguma coisa relacionada???), mas nunca lí. Achei que Phyton fosse uma linguagem tão antiga que nem fosse utilizada.

biggrin.gif Adoro Clipper! Programo constantemente nela. Clarion, só conheço de nome, mas como é outra linguagem XBase (assim como Clipper e FoxPro), tenho idéia de como seja.

Python, apesar de ser bem antiga (data do começo de 1990, se não me engano) é atualizada até hoje, e a cada dia vejo que ganha novos adeptos.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...