Guest JMASCIOLI Postado Outubro 5, 2004 Denunciar Share Postado Outubro 5, 2004 Pessoal, estou tentando fazer uma tela de login onde o usuario digita o nome e senha.Uso o ADO, e banco Access, com o seguinte codigo:procedure TfrLogin.BitBtn1Click(Sender: TObject);beginqlogin.Close;qLogin.Sql.Clear;qLogin.Sql.Add('select * from Login where Usuario.asstring =' +txtUsuario.text);qLogin.SQL.Add('and Senha.asstring = ' +txtSenha.text );qLogin.Open; if qLogin.RecordCount = 0 then begin ShowMessage('Usuário ou Senha inválidos!'); txtUsuario.SetFocus ; end; frCadastro.showmodal;end;Mas ele da erro em :qLogin.Sql.Add('select * from Login where Usuario.asstring =' +txtUsuario.text);qLogin.SQL.Add('and Senha.asstring = ' +txtSenha.text );alguém pode me ajudarabraços...Junior Mascioli Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Progr'amador Postado Outubro 5, 2004 Denunciar Share Postado Outubro 5, 2004 Se você gosta de usar esse monte de aspas , faça assim:qlogin.Close; qLogin.Sql.Clear; qLogin.Sql.Add('select * from Login '); qLogin.Sql.Add('where Usuario ='+''''+txtUsuario.text+''''+''); qLogin.SQL.Add('and Senha = '+''''+txtSenha.text+''''+''); qLogin.Open; ou então use parametros: qlogin.Close; qLogin.Sql.Clear; qLogin.Sql.Add('select * from Login '); qLogin.Sql.Add('where Usuario = :usuario '); qLogin.SQL.Add('and Senha = :senha '); qLogin.ParamByName('usuario').AsString := txtUsuario.text; qLogin.ParamByName('senha').AsString := txtSenha.text; qLogin.Open;falou!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 MartinsBios Postado Outubro 5, 2004 Denunciar Share Postado Outubro 5, 2004 você pode fazer assim tb... qlogin.Close; qLogin.Sql.Clear; qLogin.Sql.Add('select usuario, senha from Login '); qLogin.Sql.Add('where Usuario ='+QuotedStr(txtUsuario.text)); qLogin.SQL.Add('and Senha = '+QuotedStr(txtSenha.text)); qLogin.Open; Assim como citado pelo nobre colega Program-amador, fica bem legal, pois você não foge as regras de uma boa sql qlogin.Close; qLogin.Sql.Clear; qLogin.Sql.Add('select Usuario, Senha from Login '); qLogin.Sql.Add('where Usuario = :usuario '); qLogin.SQL.Add('and Senha = :senha '); qLogin.ParamByName('usuario').AsString := txtUsuario.text; qLogin.ParamByName('senha').AsString := txtSenha.text; qLogin.Open;Eu particularmente não gosto de usar o (*), prefiro declarar quais campos quero q a SQL me traga, tendo em vista o ganho na performance do BD.Boa sorte.Espero ter contribuído.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Guest JMASCIOLI
Pessoal, estou tentando fazer uma tela de login onde o usuario digita o nome e senha.
Uso o ADO, e banco Access, com o seguinte codigo:
procedure TfrLogin.BitBtn1Click(Sender: TObject);
begin
qlogin.Close;
qLogin.Sql.Clear;
qLogin.Sql.Add('select * from Login where Usuario.asstring =' +txtUsuario.text);
qLogin.SQL.Add('and Senha.asstring = ' +txtSenha.text );
qLogin.Open;
if qLogin.RecordCount = 0 then
begin
ShowMessage('Usuário ou Senha inválidos!');
txtUsuario.SetFocus ;
end;
frCadastro.showmodal;
end;
Mas ele da erro em :
qLogin.Sql.Add('select * from Login where Usuario.asstring =' +txtUsuario.text);
qLogin.SQL.Add('and Senha.asstring = ' +txtSenha.text );
alguém pode me ajudar
abraços...
Junior Mascioli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
2 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.