Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Internet


sem ideia p/ nick

Pergunta

fala galera ...eu tava pensando numa coisa aqui hoje.

se eu tiver conectado a alguém pelo delphi. num chat por ex. eu posso por a seguinte linha de comando.

ex: 
Duvida := < comando que retorna o ip do cara> . <nome de uma variavel que eu sei que tem no programa>;

isso funciona ?

como faço para pegar valores do outro prog. valores de variaveis;

valeu ae

aguardo resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

hein eu tentei mais deu errado não funcionou como isso deve ser feito ?!

a funçao que retorna o ip do outro cara e REMOTE ADRESS ne?

eu botei assim: ...tal ...... remoteadress + '.' + memo2.text ....... tal tal....

resumindo não funcionou !!! tem que ter esse ponto ae ?! como fica uma linha de comando usando o ip remoto ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

No TClientSocket coloque o ip do servidor na propriedade Address e a porta do servidor na propriedade Port.

No TServerSocket, quando o cliente se conecta e o servidor aceita a conexão, é gerado o evento onAccept. Neste evento utilize Socket.RemoteAddress que é uma string contendo o ip do cliente conectado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

ola tudo bom?

cara ...eu tava jantando quando vi que voce me falou uma coisa realmente que ajudou mais não e tudo seguinte:

como eu vou pegar o texto da variavel string remotamente?!?1?

Socket.RemoteAddress + <nome da variavel?>

entendeu o negocio?!?!!?

como eu pego o conteundo de uma variavel remotamente!??!?!

como fica mais ou menos um ex da linha de comando ????

brigadao ae desculpa ae a dor de cabeça

valeu !

fui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

cara não entendi oque voce falou eu quero saber linha de comando para saber o contudo de uma variavel string.

ex:

nos progs vai ter uma variavel chamada USER. eu quero puxar o conteudo da variavel user do outro prog?!?!?!

fica  assim:


var
   user_remoto : string;


begin
      user_remoto := remoteAdress.user;
end;

isso ae em cima e so um ex; eu queria saber se pode ser assim ....

valeu ae

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Por Sockets você consegue saber todos os ips conectados ao TServerSocket. Por ex, você se conecta ao servidor, manda um comando via SendText ou SendBuf; este recebe através do ReceiveText ou ReceiveBuf; processa e envia o resultado p/ o seu Socket conectado. É você quem define os comandos e a forma como vão ser lidos e processados.

Se você for utilizar Sockets, deve saber também conceitos de threads para que um cliente não fique esperando terminar o processamento de outros clientes antes de ser atendido. Aí você cria uma classe descentente de TThread e coloca um TCustomWinSocket que vai referenciar o Socket daquele cliente naquela thread.

No evento onAccept do servidor, você instancia a tthread e deixa que ela processe.

Espero ter ajudado !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

aeeee

olha como a duvida tem haver com esses componentes ae o Server Socket e o Client Sock e não quis abrir mais um tópico...

seguinte.. .eu tentei encerrar a conexao pelo:

ClientSocket1.Close; não deu certo!!!

clientesocket1.socket.close; não deu certo!!!

clientesocket1.active := false não deu certo!!!

e tentei = com o ServerSocket;

por favor como encerra a conexao tanto do cliente como do server Socket ?!?!?!

aguardo resposta

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Não entendí sua dúvida. Quando um TClientSocket está conectado a um TServerSocket a desconexão pode ocorrer de 4 maneiras:

1-TClientSocket.Close - é gerado o evento onClientDisconnect no TServerSocket.

2-TServerSocket dá um Close no Socket do Cliente - é gerado o evento onDisconnect no TClientSocket.

3-O TClientSocket sai do ar de forma anormal (por reset, desligar a máquina, matar o aplicativo pelo Task, etc...) - é gerado o evento onClientError no TServerSocket.

4-O TServerSocket sai do ar. - é gerado o evento onDisconnect no TClientSocket.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

seguinte galera...

eu to sem tel então estou sem net tambem ....

estou postando do trab...

agora o problema era como encerrar conexao com o outro programa.

eu consegui fazendo

server.close;

server.active:=false

client.close;

client.active := false;

ae na hora de conectar eu abro e ponho TRUE

agora meu prog esta dando ERRO DE MEMORIA ele trava minha maquina.

eu uso muito registro do windows eu andei liberando memoria com o comando .FREE mais acho que não esta adiantando.

tem alguma coisa que eu possa fazer ?

isso costuma acontecer muito ae com voces?

valeu

aguardo resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

agora meu prog esta dando ERRO DE MEMORIA ele trava minha maquina.

eu uso muito registro do windows eu andei liberando memoria com o comando .FREE mais acho que não esta adiantando.

tem alguma coisa que eu possa fazer ?

isso costuma acontecer muito ae com voces?

Não entendí muito bem esse 'ERRO DE MEMORIA', como assim? que tipo de erro?

ele dá o erro e trava a máquina?

O registro do Windows é o TRegistry, mas a memória que ele consome é irrelevante a não ser que você instancie vários milhões de TRegistry sem liberá-los.

Não sei, mas acredito que isso não tem muita relação com Sockets.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

eu estou postando como quest porque em casa to sem net

seguinte esse erro de memoria e incrivel porque no xp profissional nunca deu isso so deu agora com meu prog...

aparece uma tela azul. escrito erro de memoria, sei la o que..tal...

olha eu abro alguns Tregistry eu tenho 256 de ram realmente não sei oque pode estar acontecendo voce tem alguma ideia ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

olha e impossivel descrever o erro ele acontece da seguinte forma..

eu durante a execuçao do programa em momentos aleatorios (isso e so com prog meu pc não da esse erro em nenhuma outra ocasiao) esse erro costuma dar quando uso a parte de CHAT do prog. mais em fim aparece uma tela azul dizendo erro de memoria. ae aparece o numero enorme correspondente... e reinicia a maquina.

eu uso XP Profissional - SP2.

valeu ae

aguardo resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

É estranho um XP reiniciar intermitentemente quando você coloca seu programa no ar. No momento, a única explicação 'possível' que vejo para isso é você estar conectado na rede e um intruso entra no seu servidor e lhe envia um buffer de dados, onde seu TServerSocket não está lendo e também não está dando um Close no Socket do intruso.

Bom, se for isso, quando da conexão dos clientes, solicite uma senha para continuarem conectados, senão você dá um Close no Socket.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

sim a sua ideia e muito boa eu vou pensar nela. agora quando ninguém pode testar meu prog eu digito no ip: 127.0.0.1 (meu ip) minha maquina sendo tanto cliente como servidor tudo bem que o chat fika maluko. mais a janela do chat so pode ser aberta se o cara receber uma conexao ou fizer uma então eu digito isso para abri-la.

meu prog costuma dar pirikaque geralmente quando estou com o ip 127.0.0.1 agora ele tambem da esse trecos quando estou conectado realmente a alguém mais as chances disso acontecer são menores.

isso ajuda ae na sua ideia ?!?!?!

heheheh porque na minha, não muda não. eu continuo sem saber o que é.

heehehhe

aeee RUFLES voce pode procurar na internet explicaçao sobre o Tserversocket e o Tclientsocket são servidores e clientes de um chat em geral... tem isso la no delphi de uma olhada vai postando ae conforme for surgindo as duvidas .... seja chato que nem eu jaahuahauah....

www.txt.org (bom site para apostila), apostilando.com.br

valeu ae

fui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...