kafunga Postado Outubro 13, 2004 Denunciar Share Postado Outubro 13, 2004 eu quero saber qual é o erro da conexão com o banco, ele fala q deu erro no comando sql!ajue ai!$sql = mysql_query(" SELECT A.ID_USUARIO, A.NOME_USUARIO FROM tb_usuarios A WHERE A.USUARIO = '$usuario' AND A.SENHA = '$senha'") or die("ERRO NO COMANDO SQL"); Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Error404 Postado Outubro 13, 2004 Denunciar Share Postado Outubro 13, 2004 Err.. porque você está botando um alias na sua tabela se você só seleciona coisas de 1 tabela? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 bigodines Postado Outubro 13, 2004 Denunciar Share Postado Outubro 13, 2004 qual o erro? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 eduard0 Postado Outubro 13, 2004 Denunciar Share Postado Outubro 13, 2004 no alias você colocou "A.campo" e na hora do FROM você colocou "tb_usuarios A".. não seria só A ?mas como o 404 já disse não precisa de alias se você só ta selecionando de uma tabela... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kafunga Postado Outubro 13, 2004 Autor Denunciar Share Postado Outubro 13, 2004 vou posta os codigo todo para vocês verem tudo:<?//CONECTA COM O BANCO DE DADOSrequire_once("conecta.php");//RECEBE OS DADOS DO FORMULÁRIO$usuario = $_POST[txtUser];$senha = $_POST[txtSenha];//VERIFICA$sql = mysql_query(" SELECT A.ID_USUARIO, A.NOME_USUARIO FROM tb_usuarios A WHERE A.USUARIO = '$usuario' AND A.SENHA = '$senha'") or die("ERRO NO COMANDO SQL");//LINHAS AFETADAS PELA CONSULTA$row = mysql_num_rows($sql);//VERIFICA SE RETORNOU ALGOif($row == 0) echo "Usuário/Senha inválidos";else { //PEGA OS DADOS $id = mysql_result($sql, 0, "ID_USUARIO"); $nome = mysql_result($sql, 0, "NOME_USUARIO"); //INICIALIZA A SESSÃO session_start(); //GRAVA AS VARIÁVEIS NA SESSÃO $_SESSION[id] = $id; $_SESSION[nome] = $nome; //REDIRECIONA PARA A PÁGINA QUE VAI EXIBIR OS PRODUTOS Header("Location: resultado.php");}//FECHA ELSE?>?eagora? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Woody Postado Outubro 13, 2004 Denunciar Share Postado Outubro 13, 2004 Olha,Na parte VERIFICA, eu costumo colocar assim://VERIFICA $sql = mysql_query(" SELECT A.ID_USUARIO, A.NOME_USUARIO FROM tb_usuarios A WHERE A.USUARIO = '".$usuario."' AND A.SENHA = '".$senha."'") or die("ERRO NO COMANDO SQL"); É porque eu estou concatenando strings com variáveis, então tenho que separá-las....Testa e se não for isso poste novamente...Até+ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Error404 Postado Outubro 13, 2004 Denunciar Share Postado Outubro 13, 2004 Olha,Na parte VERIFICA, eu costumo colocar assim://VERIFICA $sql = mysql_query(" SELECT A.ID_USUARIO, A.NOME_USUARIO FROM tb_usuarios A WHERE A.USUARIO = '".$usuario."' AND A.SENHA = '".$senha."'") or die("ERRO NO COMANDO SQL"); É porque eu estou concatenando strings com variáveis, então tenho que separá-las....Testa e se não for isso poste novamente...Até+ Cara... você postou alguma coisa errada... o seu código está igual ao dele... Quanto ao problema, kafunga, você sabe o que é um alias de uma tabela e quando usar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kafunga Postado Outubro 13, 2004 Autor Denunciar Share Postado Outubro 13, 2004 não, eu não sei o que é um alias de uma tabela e quando usar.me explique por favor! eu ainda estou aprendendo php!ok?deu error no comando $sql, sabe o q foi!?porque será que esta dando error no comando $sql? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Error404 Postado Outubro 13, 2004 Denunciar Share Postado Outubro 13, 2004 Claro... mas não custa perguntar se você já sabe... pouparia explicação... Aliás é assim... é um apelido pra tabela...Ao invés de fazer um:SELECT tabela.id,tabela.user FROM tabela;Você faz um:SELECT alias.id,alias.tabela FROM tabela as alias;SELECT alias.id,alias.tabela FROM tabela alias; //os 2 jeitos dão na mesmaAgora, isso só é usado quando você faz um select entre 2 tabelas, com o seguinte motivo: as 2 tabelas podem ter um campo com o mesmo nome. Exemplo:SELECT t01.id,t02.id FROM tabelaUM as t01,tabelaDOIS as t02 WHERE t01.id = t02.id;Entendeu?Só que quando você faz uma busca em só uma tabela, não tem necessidade de usar o alias, ficaria mais fácil fazer assim:SELECT id,user FROM tabela;Agora, não acho que isso esteja causando o erro...era só uma parte redundante no script.Faz o seguinte: coloca um echo "ERRO: '.mysql_error().'<br>'; depois da query ser executada, no seu script e diz pra gente o que apareceu... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Woody Postado Outubro 13, 2004 Denunciar Share Postado Outubro 13, 2004 Não, não está igual não...Eu separei o que é string e o que é variável...Agora, não seria o Alias que afetaria a query....Kafunga, você pode testar da seguinte maneira e postar o código para darmos uma olhada://VERIFICA $sql = mysql_query(" SELECT A.ID_USUARIO, A.NOME_USUARIO FROM tb_usuarios A WHERE A.USUARIO = '$usuario' AND A.SENHA = '$senha'") or die("ERRO NO COMANDO SQL:[".mysql_error()."]"); Aí você reporta pra gente o que está escrito entre os colchetes...Até+ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kafunga Postado Outubro 13, 2004 Autor Denunciar Share Postado Outubro 13, 2004 vai ficar assim?//VERIFICA$sql = mysql_query(" SELECT A.ID_USUARIO, A.NOME_USUARIO FROM tb_usuarios A WHERE A.USUARIO = '".$usuario."' AND A.SENHA = '".$senha."'") or die("ERRO NO COMANDO SQL");echo "ERRO: '.mysql_error().'<br>'; Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Woody Postado Outubro 13, 2004 Denunciar Share Postado Outubro 13, 2004 Acho que não vai funcionar.. porque o comando die não executa mais nada caso de um erro....Testa do jeito que eu postei... quem sabe não funciona...Até+ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Error404 Postado Outubro 13, 2004 Denunciar Share Postado Outubro 13, 2004 Não, não está igual não...Eu separei o que é string e o que é variável...Agora, não seria o Alias que afetaria a query....Kafunga, você pode testar da seguinte maneira e postar o código para darmos uma olhada://VERIFICA $sql = mysql_query(" SELECT A.ID_USUARIO, A.NOME_USUARIO FROM tb_usuarios A WHERE A.USUARIO = '$usuario' AND A.SENHA = '$senha'") or die("ERRO NO COMANDO SQL:[".mysql_error()."]"); Aí você reporta pra gente o que está escrito entre os colchetes...Até+ Tem razão... não tinha percebido...Mas o jeito mais garantido mesmo é://VERIFICA$sql = mysql_query(" SELECT A.ID_USUARIO, A.NOME_USUARIO FROM tb_usuarios A WHERE A.USUARIO = '".$usuario."' AND A.SENHA = '".$senha."'") or die("ERRO NO COMANDO SQL:[".mysql_error()."]");O Woody também tem razão quanto ao die, por isso teste dessa forma e diga pra gente o erro... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kafunga Postado Outubro 13, 2004 Autor Denunciar Share Postado Outubro 13, 2004 o error foi o seguinte:ERRO NO COMANDO SQL:[Table 'teste.tb_usuarios' doesn't exist]mais eu quero saber como que ele consegui criar essa table: 'teste.tb_usuarios' para pedila,porque o o q o banco de dados esta assim:# Host: localhost Database: exercicio#--------------------------------------------------------# Table structure for table 'tb_produtos'#drop database exercicio;creat databese exercicio;use exercicio;CREATE TABLE `tb_produtos` ( `ID_USUARIO` int(3) NOT NULL default '0', `ID_PRODUTO` int(3) NOT NULL auto_increment, `PRODUTO` varchar(30) NOT NULL default '', `QTDE_PRODUTO` int(3) default NULL, PRIMARY KEY (`ID_PRODUTO`)) TYPE=MyISAM;## Dumping data for table 'tb_produtos'#INSERT INTO tb_produtos VALUES("2", "1", "Cadeira", "10");INSERT INTO tb_produtos VALUES("2", "2", "Mesa", "20");INSERT INTO tb_produtos VALUES("2", "3", "Tapete", "5");INSERT INTO tb_produtos VALUES("3", "4", "Mouse Pads", "15");## Table structure for table 'tb_usuarios'#CREATE TABLE `tb_usuarios` ( `ID_USUARIO` int(3) NOT NULL auto_increment, `NOME_USUARIO` varchar(50) NOT NULL default '', `USUARIO` varchar(30) NOT NULL default '', `SENHA` varchar(15) NOT NULL default '', PRIMARY KEY (`ID_USUARIO`)) TYPE=MyISAM;## Dumping data for table 'tb_usuarios'#INSERT INTO tb_usuarios VALUES("2", "Fulano de Tal", "fulano", "123456");INSERT INTO tb_usuarios VALUES("3", "Ciclano de Tal", "ciclano", "abcd");lembre -se que isso eu importei para o banco!aqui vai o q está escrito no conectar.php:<?//DADOS PARA CONEXÃO$servidor = "localhost"; //SERVIDOR$bd = "teste"; //DATABASE$usuario = "root"; //USUÁRIO$senha = ""; //SENHA//CONECTANDO@mysql_connect($servidor, $usuario, $senha) or die("ERRO NA CONEXÃO");//SELECIONA O DATABASE A SER UTILIZADO@mysql_select_db($bd) or die("ERRO NA SELEÇÃO DO DATABASE");?>aqui vai o q está escrito no autentica.php:<?//CONECTA COM O BANCO DE DADOSrequire_once("conecta.php");//RECEBE OS DADOS DO FORMULÁRIO$usuario = $_POST[txtUser];$senha = $_POST[txtSenha];//VERIFICA$sql = mysql_query(" SELECT ID_USUARIO, NOME_USUARIO FROM tb_usuarios WHERE USUARIO = '$usuario' AND SENHA = '$senha'") or die("ERRO NO COMANDO SQL:[".mysql_error().]");//LINHAS AFETADAS PELA CONSULTA$row = mysql_num_rows($sql);//VERIFICA SE RETORNOU ALGOif($row == 0) echo "Usuário/Senha inválidos";else { //PEGA OS DADOS $id = mysql_result($sql, 0, "ID_USUARIO"); $nome = mysql_result($sql, 0, "NOME_USUARIO"); //INICIALIZA A SESSÃO session_start(); //GRAVA AS VARIÁVEIS NA SESSÃO $_SESSION[id] = $id; $_SESSION[nome] = $nome; //REDIRECIONA PARA A PÁGINA QUE VAI EXIBIR OS PRODUTOS Header("Location: resultado.php");}//FECHA ELSE?> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Woody Postado Outubro 13, 2004 Denunciar Share Postado Outubro 13, 2004 Aí fica fácilVéio, você esqueceu de mudar uma variável no conecta.php...Veja:$bd = "exercicio"; //DATABASESó pode ser isso.... você cria um DB com um nome e o chama com outroTesta e posta aí Até+ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kafunga Postado Outubro 13, 2004 Autor Denunciar Share Postado Outubro 13, 2004 foi, vlw ai caras...mais que erro mais bobo, coisa de iniciante...tipo..eu acho q eu errei isso porque eu tenho mais de 25 banco diferentes no meu pc, ai eu posse ter me confundido...mais de qualquer forma vlw por tudo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Woody Postado Outubro 13, 2004 Denunciar Share Postado Outubro 13, 2004 Nádegas,Precisou, posta aí....Até + Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kafunga Postado Outubro 13, 2004 Autor Denunciar Share Postado Outubro 13, 2004 tipo,agora eu quero criar um cadastro...para adicionar os login, eu começo assim:<form action="adiciona.php" method="POST"> login:<input type="text" name="name"><br> senha:<input type="text" name="senha"><br> nome:<input type="text" name="nome"><br> <input type="submit" name"btnEnviar" value="Enviar"></form>é mais ou menos assim? e como eu vou fazer para que eo banco aceite os dados?me da uma aluda ae por favor. estou precisando agora, mais qo eu aprender eu vou ajudar tb.!lembre-se! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Woody Postado Outubro 13, 2004 Denunciar Share Postado Outubro 13, 2004 Bom,Lembre-se de que você está submetendo um formulário com alguns valores.Como você possui 2 métodos de submissão, você tem dois tipos de internpretação desses métodos.São eles:o Array $_POST, que serve para os formulários submetidos ao método POSTEx:$nome = $_POST['nome do campo no form']; //olha a aspas simples o Array $_GET, que serve para os formulários submetidos ao método GET $nome = $_GET['nome do campo no form'];//novamente aspas simples No caso do seu form, o método é POST, então você utiliza $_POST... Ficaria +_ assim: $login = $_POST['name']; //recebe o valor do loginE assim sucessivamente....Primeiro identifique os valores dos campos no form. Depois escolha um SGBD que você queira trabalhar que o resto fica facin...Até+ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
kafunga
eu quero saber qual é o erro da conexão com o banco, ele fala q deu erro no comando sql!
ajue ai!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
18 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.