Enio Postado Outubro 25, 2004 Denunciar Share Postado Outubro 25, 2004 olá amigos,me ajudem nisso por favor:Olhem esse programa:# despdom1.py - Calculadora de despesas domesticasprint 'Balanco de despesas domesticas'ana = raw_input('Quanto gastou Ana? ')bia = raw_input('Quanto gastou Bia? ')total = float(ana) + float(bia)print 'Total de gastos = R$ %s.' % totalmedia = total/2print 'Gastos por pessoa = R$ %s.' % mediaSe eu uso um editor de texto o programa roda normalmente (usando arquivo txt).Contudo se tento criar o programa na linha de comando ou IDLE, usando o modo interativo, ele sempre acusa erros:>>> ana = raw_input('Quanto gastou Ana? ')Quanto gastou Ana? >>> bia = raw_input('Quanto gastou Bia? ')Quanto gastou Bia? >>> total = float(ana) + float(bia)Traceback (most recent call last): File "<pyshell#4>", line 1, in -toplevel- total = float(ana) + float(bia)ValueError: empty string for float()>>> O que está acontecendo? Eu estou usando uma versão do python mais recente que a usada no tutorial que vem este exemplo. Pode ser isso?Grande abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Graymalkin Postado Outubro 26, 2004 Denunciar Share Postado Outubro 26, 2004 Veja a mensagem de erro: "empty string for float()". Traduzindo: "sequência de caracteres vazia para a função float". Teste aí:print float("") e print float("2")Veja que o primeiro acusará esse mesmo erro. O raw_input() serve justamente para a *entrada* de dados, portanto você deveria escrever algo ali e não simplesmente teclar ENTER (deixando assim as variáveis vazias).Abraços,Graymalkin Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 thb_matrix Postado Outubro 30, 2004 Denunciar Share Postado Outubro 30, 2004 Isso você resolve facilmente com isto:Abaixo do raw_input de ana:while ana=="": raw_input("Você não pode deixar a resposta em branco!")Faça o mesmo para Bia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Rob Gomez Postado Novembro 3, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 3, 2004 Já eu acho que simplesmente não pode só ir teclando enter no modo interativo, tem que dar um valor para ana e bia, além de que se não tivermos o restante do código isto pode afetar... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Enio
olá amigos,
me ajudem nisso por favor:
Olhem esse programa:
# despdom1.py - Calculadora de despesas domesticas
print 'Balanco de despesas domesticas'
ana = raw_input('Quanto gastou Ana? ')
bia = raw_input('Quanto gastou Bia? ')
total = float(ana) + float(bia)
print 'Total de gastos = R$ %s.' % total
media = total/2
print 'Gastos por pessoa = R$ %s.' % media
Se eu uso um editor de texto o programa roda normalmente (usando arquivo txt).
Contudo se tento criar o programa na linha de comando ou IDLE, usando o modo interativo, ele sempre acusa erros:
>>> ana = raw_input('Quanto gastou Ana? ')
Quanto gastou Ana?
>>> bia = raw_input('Quanto gastou Bia? ')
Quanto gastou Bia?
>>> total = float(ana) + float(bia)
Traceback (most recent call last):
File "<pyshell#4>", line 1, in -toplevel-
total = float(ana) + float(bia)
ValueError: empty string for float()>>>
O que está acontecendo? Eu estou usando uma versão do python mais recente que a usada no tutorial que vem este exemplo. Pode ser isso?
Grande abraço.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.