Não se procupem pessoal. Já estou terminando meu projeto. Falta só alguns detalhes finais =P
E um deles é esse...
Como fazer insert e update em sql em delphi?
Eu tentei fazer de um jeito aqui mas deu altos bugs
vou mostrar pra vocês
else
{if novoProduto = false. isso é uma continuação de um if...}
begin
linhas := 1;
while linhas < grdProdIngredientes.rowCount do
begin
sqlProdGrid := 'SELECT * FROM Ingredientes WHERE ingrCodigoProduto = '+mskProdCodigo.text+' and ingrTipoIngrediente = ''' +grdProdIngredientes.cells[0,linhas]+ ''' ';
qryProdGrid.sql.clear;
qryProdGrid.sql.add(sqlProdGrid);
qryProdGrid.open;
if qryProdGrid.recordCount = 1 then
begin
showmessage('editando');
qryProdGrid2.sql.clear;
qryProdGrid2.sql.add('UPDATE Ingredientes SET ingrCodigoProduto = '+mskProdCodigo.text+', ingrTipoIngrediente = '''+grdProdIngredientes.cells[0,linhas]+''', ingrQuantidade = '+grdProdIngredientes.Cells[1,linhas]);
showmessage(qryProdGrid2.sql.text);
qryProdGrid2.open;
qryProdGrid2.close;
end
else
begin
showmessage('adicionando novo registro');
qryProdGrid2.sql.clear;
qryProdGrid2.sql.add('INSERT INTO Ingredientes (ingrCodigoProduto, ingrTipoIngrediente, ingrQuantidade) VALUE ('+mskProdCodigo.text+', '''+grdProdIngredientes.cells[0,linhas]+''', '+grdProdIngredientes.Cells[1,linhas]+')');
showmessage(qryProdGrid2.sql.text);
qryProdGrid2.open;
qryProdGrid2.close;
end;
qryProdGrid.close;
linhas := linhas + 1;
end;
end;
explicação: os showmessages servem apenas pra eu acompanhar o q tá acontecendo enquanto tou testando
e tipassim
o meu problema é:
to fazendo certo?
é q eu fiz tudo isso com base apenas em uma apostilinha BEM básica q nem falava de delphi...
eu devo colocar alguma coisa entre o qryCoisa.open e o qryCoisa.close?
veja a mensagem de erro que estou tendo:
{essa vem na hora q to tentando editar}
Project veggie_burger.exe raised exception class ENoResultSet with message 'Error creating cursos handle'. Process stopped. Use SEP or RUN to continue
{essa vem na hora q to tentando adicionar}
project veggie_burger.exe raised exception class EDBEngineError with message 'General SQL error'. [Microsoft][Driver ODBC para microsoft Access] Syntax error in INSERT INTO statement.'. Process Stopped. Use Step or Run to continue.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Pergunta
Zolhos
"Putz esse Zólhos de novo fazendo pergunta!"
Não se procupem pessoal. Já estou terminando meu projeto. Falta só alguns detalhes finais =P
E um deles é esse...
Como fazer insert e update em sql em delphi?
Eu tentei fazer de um jeito aqui mas deu altos bugs
vou mostrar pra vocês
explicação: os showmessages servem apenas pra eu acompanhar o q tá acontecendo enquanto tou testando e tipassim o meu problema é: to fazendo certo? é q eu fiz tudo isso com base apenas em uma apostilinha BEM básica q nem falava de delphi... eu devo colocar alguma coisa entre o qryCoisa.open e o qryCoisa.close? veja a mensagem de erro que estou tendo: {essa vem na hora q to tentando editar} {essa vem na hora q to tentando adicionar}help plz?
como posso concertar?
Muito obrigado!
Paulo Ricardo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
9 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.