Não se procupem pessoal. Já estou terminando meu projeto. Falta só alguns detalhes finais =P
E um deles é esse...
Como fazer insert e update em sql em delphi?
Eu tentei fazer de um jeito aqui mas deu altos bugs
vou mostrar pra vocês
else
{if novoProduto = false. isso é uma continuação de um if...}
begin
linhas := 1;
while linhas < grdProdIngredientes.rowCount do
begin
sqlProdGrid := 'SELECT * FROM Ingredientes WHERE ingrCodigoProduto = '+mskProdCodigo.text+' and ingrTipoIngrediente = ''' +grdProdIngredientes.cells[0,linhas]+ ''' ';
qryProdGrid.sql.clear;
qryProdGrid.sql.add(sqlProdGrid);
qryProdGrid.open;
if qryProdGrid.recordCount = 1 then
begin
showmessage('editando');
qryProdGrid2.sql.clear;
qryProdGrid2.sql.add('UPDATE Ingredientes SET ingrCodigoProduto = '+mskProdCodigo.text+', ingrTipoIngrediente = '''+grdProdIngredientes.cells[0,linhas]+''', ingrQuantidade = '+grdProdIngredientes.Cells[1,linhas]);
showmessage(qryProdGrid2.sql.text);
qryProdGrid2.open;
qryProdGrid2.close;
end
else
begin
showmessage('adicionando novo registro');
qryProdGrid2.sql.clear;
qryProdGrid2.sql.add('INSERT INTO Ingredientes (ingrCodigoProduto, ingrTipoIngrediente, ingrQuantidade) VALUE ('+mskProdCodigo.text+', '''+grdProdIngredientes.cells[0,linhas]+''', '+grdProdIngredientes.Cells[1,linhas]+')');
showmessage(qryProdGrid2.sql.text);
qryProdGrid2.open;
qryProdGrid2.close;
end;
qryProdGrid.close;
linhas := linhas + 1;
end;
end;
explicação: os showmessages servem apenas pra eu acompanhar o q tá acontecendo enquanto tou testando
e tipassim
o meu problema é:
to fazendo certo?
é q eu fiz tudo isso com base apenas em uma apostilinha BEM básica q nem falava de delphi...
eu devo colocar alguma coisa entre o qryCoisa.open e o qryCoisa.close?
veja a mensagem de erro que estou tendo:
{essa vem na hora q to tentando editar}
Project veggie_burger.exe raised exception class ENoResultSet with message 'Error creating cursos handle'. Process stopped. Use SEP or RUN to continue
{essa vem na hora q to tentando adicionar}
project veggie_burger.exe raised exception class EDBEngineError with message 'General SQL error'. [Microsoft][Driver ODBC para microsoft Access] Syntax error in INSERT INTO statement.'. Process Stopped. Use Step or Run to continue.
Pergunta
Zolhos
"Putz esse Zólhos de novo fazendo pergunta!"
Não se procupem pessoal. Já estou terminando meu projeto. Falta só alguns detalhes finais =P
E um deles é esse...
Como fazer insert e update em sql em delphi?
Eu tentei fazer de um jeito aqui mas deu altos bugs
vou mostrar pra vocês
explicação: os showmessages servem apenas pra eu acompanhar o q tá acontecendo enquanto tou testando e tipassim o meu problema é: to fazendo certo? é q eu fiz tudo isso com base apenas em uma apostilinha BEM básica q nem falava de delphi... eu devo colocar alguma coisa entre o qryCoisa.open e o qryCoisa.close? veja a mensagem de erro que estou tendo: {essa vem na hora q to tentando editar} {essa vem na hora q to tentando adicionar}help plz?
como posso concertar?
Muito obrigado!
Paulo Ricardo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
9 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.