Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Dúvida Em Uma Função


Guest Murilo Carlos Cardoso

Pergunta

Guest Murilo Carlos Cardoso

Bom, estou criando layout de tela em delphi, para uma tela de cadastro. Tenho alguns campos que são de necessário preenchimento, por exemplo o nome, ai para eu saber se o nome está preenchido eu uso ao seguinte código

procedure TFrmCadCliente.BitBtnOkClick(Sender: TObject);

begin

if (Length(trim(DBEdtNomCli.text))) = 0 then //Conta o número de caracteres.

begin

Application.MessageBox('Por Favor Preencha O Campo Nome do Cliente','Aviso',mb_ok + mb_iconerror);

DBEdtNomCli.SetFocus;

Abort;

end;

end;

Funciona tudo direitinho na boa, porém eu gostaria de criar uma função que fizesse isso pra mim, porque imagina eu ter que digitar isso tudo +/- umas 15 vezes em cada tela. Consegui criar a função.

function ContaCaracter (Texto : String) : real;

begin

//Função para contar número de caracteres nos campos necessários, evitando assim informações em branco

if (Length(Trim(Texto))) = 0

then Application.MessageBox(Pchar('Não Informada'),'Aviso',mb_Ok + mb_iconerror);

Abort;

end;

A dúvida é a seguinte. Gostaria que na hora de informar que existe um campo em branco, eu pudesse dizer qual o campo está em branco

Agradeço desde já Murilo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Guest Murilo Carlos CARDOSO

BOM AMIGO, sou eu dinovo, a sua resposta não deu para resolver meu problema, vou tentar explicar para você dinovo.

Boom, eu gostaria de informar O NOME DO CAMPO (que ficou vazio) E A MENSAGEM por exemplo ' POR FAVOR PREENCHA O CAMPO MATRÍCULA'. O problema é que um obejto Edit, não tem uma propriedade chamada CAPTION por exemplo, porque dai ficaria fácil eu faria a funcção e colocaria na parte de enviar mensagem de erro +/- assim 'EDIT.CAPTION ESTÁ VAZIO". Porém ele não tem um campo caption, então gostaria de saber se tem um outro jeito Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

o que foi dito antes é interessante, mas se você quiser colocar o nome na mensagem, tenta apontar para a propriedade caption do label que identifica o campo(se houver) ou até mesmo para o name do componente edit...mas eu não sei o código para fazer isso em uma função...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...