Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Como Imprimir No Msdos Pelo Sistema Operacional Xp


lord_e

Pergunta

ohmy.gif Tento imprimir no MSdos pelo XP em uma impressora de rede mais ele não imprime, sei que o dos só imprime na porta LPT1, porem não consigo alterar a configuracao e o XP não da a opcao de imprimir em modo Dos.... porem consigo imprimir normalmente no Windows......

alguém pode me ajudar????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
ohmy.gif Tento imprimir no MSdos pelo XP em uma impressora de rede mais ele não imprime, sei que o dos só imprime na porta LPT1, porem não consigo alterar a configuracao e o XP não da a opcao de imprimir em modo Dos.... porem consigo imprimir normalmente no Windows......

alguém pode me ajudar????

tenta isso

net use lpt1: \\nome_do_comp\Nome_da Impressora_compart

se o comando for concluido

teste com

dir >lpt1

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

é o modo net use já tinha tentado, porem quando o micro é reniciado ele volta para a configuracao normal, preciso que seja feita alguma alteracao no sitema operacional para que possa utilizar, sem ter que fazer a alteracao via Dos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest - Pablito -

ph34r.gif O comando enviado anteriormente está correto...faltou um parâmetro para manter a conexão na porta.

net use lpt1 \\nome_computador\compartilhamento /persistent:yes

e seja feliz....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

ohmy.gif Seguinte pessoal, eu trabalho em uma empresa que desenvolve sistema via Cobol, o sistema geralmete é todo em DOS, porem em sistema operacional windows XP, não conheco a configuracao para imprimir em rede via DOS, anteriormente já havia executado a funcao "NET USE", porem toda a vez que e reniciado o computador ele perde a configuracao, por isso necessito de configuracao via windows...

Ao contrario de outro sistemas operacionais o windows XP não permite a configuracao de porta "LPT1".

E fica meio ruim repassar informacoes para clientes, td a vez que o pc é reniciado....

se alguém puder me ajudar agradeco desde já....!!! biggrin.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

na verdade, o ideal, é você colocar na pasta INICIAR do windows um atalho:

Net use LTP1 \\nome_do_micro\nome_compartilhamento

Assim, toda vez que você ligar o micro, a unidade vai ser mapeada automaticamente.

Eu, pelo menos, sempre faço assim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

biggrin.gif Valeu dark , nisso ainda não tinha pensado, porem para clientes talvez não seja a melhor solucao, estamos pensando em criar um path vai compricar um pouco mais... não vamos correr o risco de o cliente deletar o arquivo...

se alguém tiver uma solucao via configuracao de impressora no Sistema Operacional XP, pode me mandar... mais valeu pelas opçoes....

Elton K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

hehe

cê que sabe..

Mas, o modo que eu mostrei, sempre funcionou bem aqui pra mim..

O que você poderia fazer tb..

É:

- Agendar uma tarefa, com o agendados de tarefas do windows.. que a cada reinicialização do sistema, ele execute esse 'net use'.

- criar um script .bat, e mandar executar ao inicializar o sistema, nas ferramentas administrativas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

lolz

mas funciona, hehe

Eu fiz isso em alguns clientes (mapear lpt1 no iniciar do windows), e até hoje, rodando direto, nunca tive nenhum problema em não funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
net use lpt1 \\nome_computador\compartilhamento /persistent:yes

e seja feliz....

brother, este comando até que funciona..

Mas, quando eu usava windows 98, e usava esse comando aí, eu tinha problemas, porque se eu entrasse no windows, e o micro que tem as impressoras estivesse desligado, a impressora ficava eternamente em 'offline', e assim nunca funcionava ..!

Tendeu?

Por isso sempre preferi criar o .bat.. que se desse problema, bastava reiniciar que funcionava

Mas, talvez no xp funcione bem, porque ele é melhor nesse tipo de coisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest - Pablito -

ph34r.gif Realmente Dark, no Windows 98 o comando pode não ser como esperado.

Que tal atualizar o Sistema Operacional? eheheeeh Brincadeiras a parte, o bat é algo simples de ser criado e adicionado no iniciar do Windows não tem erro.

Sendo assim, ainda é a melhor alternativa.

...e seja feliz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
ph34r.gif Realmente Dark, no Windows 98 o comando pode não ser como esperado.

Que tal atualizar o Sistema Operacional? eheheeeh Brincadeiras a parte, o bat é algo simples de ser criado e adicionado no iniciar do Windows não tem erro.

Sendo assim, ainda é a melhor alternativa.

...e seja feliz!

é isso aí brother!

Por isso, me espelhando no 98.. eu nem tentei usar este comando no XP..

Mas, vem cá.. porque você não se cadastra no forum?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
ph34r.gif Cadastrei hoje......vamu ver o que dá....heeheh

hehe

Bem vindo ao Fórum então!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest Carlos Alberto Almeida

:D Coloque o comando: net use lpt1 \\nome_computador\compartilhamento /persistent:yes

dentro do arquivo autoexec.nt que fica no c:\windows\system32. Toda vz que o windows iniciar carrega automaticamente...Boa Sorte!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest - Luis Fernando -

Tento imprimir no MSdos pelo XP em uma impressora local mais ele não imprime por completo de imediato, porem não consigo alterar a configuracao e o XP não da a opcao de imprimir em modo Dos.... porem consigo imprimir normalmente no Windows......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...