Ø£¡vë¡®'§® Postado Janeiro 23, 2005 Denunciar Share Postado Janeiro 23, 2005 Gostaria de uma boa apostila em pascal para entender sobre ponteiros...vlw Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Graymalkin Postado Janeiro 23, 2005 Denunciar Share Postado Janeiro 23, 2005 Procure no todo-poderoso Google e você deverá achar algo. Se você der uma olhada no fórum de C/C++ encontrará (no tópico Estruturas de Dados) algumas informações sobre ponteiros. Apesar de estar em C/C++ o conceito é o mesmo. Abaixo vou colocar um exemplo:program t; var p : ^integer; i : integer; begin i := 65; p := @i; writeln(p^); writeln(i); readln; end.Veja que "i" é um inteiro e "p" é um ponteiro para um inteiro (note o ^ na frente do tipo, na declaração de "p"; isso indica que ele é um ponteiro). Um ponteiro só armazena endereços, ou seja, ele "aponta" para um endereço (daí o nome "ponteiro"). No caso acima, eu atribuo 65 à "i" e atribuo o endereço de "i" (ou seja, "@i") ao ponteiro p. Dessa maneira, "p" está apontando para o mesmo endereço de "i". A linha seguinte pega o valor referente ao endereço apontado por "p" (por isso o ^ após) e escreve na tela. Em seguinda eu pego o valor do próprio "i" e escrevo também na tela. O resultado é que deverão aparecer duas vezes o número 65 na tela. O que acontece exatamente: o valor 65 só existirá uma vez na memória, representado ali pelo "i", porém eu faço com que uma outra variável minha (no caso o "p") fique se referindo ao mesmo endereço de "i". Sacou? Abraços,Graymalkin Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Ø£¡vë¡®'§®
Gostaria de uma boa apostila em pascal para entender sobre ponteiros...
vlw
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
1 resposta a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.