Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Combobox


André Gusmão

Pergunta

Meus caros,

Estou com um problema...

Na minha aplicação eu uso um combobox que lista uma tabela de funcionários, que no texto de cada item tem que aparecer "código - nome".

Até aí tudo bem...

O problema é que eu quero que, através de código retornar somente o código do item selecionado.

Não sei se em VB.NET tem isso, mas em VO eu usava a propriedade TEXTVALUE do combobox para colocar o que tem que ser mostrado e a propriedade VALUE para colocar somente o código, funcionava uma beleza, mas no VB.NET eu não tenho idéia.

Não tem nem um método AddItem, para eu adicionar tive que fazer assim:

ComboBox1.Items.Add(.....

Mas daí, como eu defino que o item adicionado tem determinado "value"?

No aguardo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

só você pegar o valor do combo que é o text exemplo:

ComboBox1.Text

eu não sei se era isso que você queria mas eu fiz um exemplo montei um combo

e quando eu escolho um intem do combo da uma mensagem com o item que eu escolhi era +- isso que você queria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Meus caros,

Estou com um problema...

Na minha aplicação eu uso um combobox que lista uma tabela de funcionários, que no texto de cada item tem que aparecer "código - nome".

Até aí tudo bem...

O problema é que eu quero que, através de código retornar somente o código do item selecionado.

Não sei se em VB.NET tem isso, mas em VO eu usava a propriedade TEXTVALUE do combobox para colocar o que tem que ser mostrado e a propriedade VALUE para colocar somente o código, funcionava uma beleza, mas no VB.NET eu não tenho idéia.

Não tem nem um método AddItem, para eu adicionar tive que fazer assim:

ComboBox1.Items.Add(.....

Mas daí, como eu defino que o item adicionado tem determinado "value"?

No aguardo....

Sim, de fato isso não existe mais. Porém, como as coisas evoluem (quase) sempre para melhor, um ComboBox agora armazena objetos e não mais meramente strings. Aliás, essa é a beleza de uma linguagem verdadeiramente OO (ok, joguem as pedras!). A título de exemplo criei um classe que representará o meu objeto:

    Class MeuObjeto
        Inherits System.Object

        Public título As String
        Public valor As String

        Public Overrides Function toString() As String
            Return Me.título
        End Function

        Public Sub New(ByVal título As String, ByVal valor As String)
            Me.título = título
            Me.valor = valor
        End Sub
    End Class
Note que eu substitui a função toString() original de System.Object pela minha, que retorna o "título" do objeto. Isso porque a ComboBox utiliza-se dessa função para saber qual a representação à ser mostrada visualmente. Daí, basta fazer:
ComboBox1.Items.Add(New MeuObjeto("primeiro", "a"))
ComboBox1.Items.Add(New MeuObjeto("segundo", "b"))
E teremos dois itens na ComboBox: primeiro e segundo. Mas, e para resgatar o "valor" deles, ou seja, "a" e "b"? Bastará fazer:
MsgBox(ComboBox1.SelectedItem.valor)

Isso mostrará o "valor" do item atualmente selecionado. Se for "primeiro", mostrará "a", se for "segundo", mostrará "b".

Certo? wink.gif

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest --Jonathan --

Cara, eu estava com o mesmo problema do amigo que postou da dúvida e não estava conseguindo resolver de forma nenhuma. Só consegui graças a sua ajuda, vlw!! Muito Bom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest --Lili --

Muito bom mesmo..

Tinha achado um outro exemplo colocando a lista em um array, porém o outro desenvolvedor usou o datasource e quando colocava .items.clear() Aparecia um erro falando que não poderia excluir a lista

porém dessa forma deu certinho...

Obrigaduuuuuuuuuuuuu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...