Denis Bittencourt Muniz Postado Fevereiro 8, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 8, 2005 Olá galera!Tudo bem?Eu gostaria saber algumas coisas sobre Linux, porque sou iniciante:1. O que é Wine?2. O código do fonte fica aberto para o usuário alterar?3. O Linux 7.0 é bom?4. Fale programas famosos do Linux5.. Existe emulador de Windows para Linux?Falow galera Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Vinícius Postado Fevereiro 8, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 8, 2005 Eu sou iniciante em Linux mas vou tentar te ajudar.1. O que é Wine?É um emulador para fazer programas que só rodam em windows rodarem no Linux.2. O código do fonte fica aberto para o usuário alterar?Sim.3. O Linux 7.0 é bom?No caso o linux tem diversas distribuições a sua escolha, pelo que eu sei não existe esse Linux 7.0.4. Fale programas famosos do LinuxNão existe programas do Linux, existe programas que rodam no Linux.Alguns de código aberto famosos são OpenOffice, Mozilla Firefox, etc.5.. Existe emulador de Windows para Linux?Acho que a resposta 1 serve para essa dúvida sua. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Nêutron Postado Fevereiro 8, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 8, 2005 O-oh...WINE = Wine Is Not an Emulator (Wine Não É um Emulador)Pode ver, tá na página do projeto.. eu só não lembro qual é Bom, o Wine é considerado beta, ele ainda não oferece suporte a todas as APIs (rotinas de acesso de hardware, ou seja, o "jeito" com que o windows "mexe" com o hardware) do windows, mas ainda chegam lá.Caso você PRECISE rodar algum programa que não vá pelo Wine nem com macumba, você pode rodar o windows dentro de uma window hauahua pelo VMWare, pelo Qemu, ou outros programas parecidos (não conheço o funcionamento do cross-over office). Dizem por aí que o VMWare é o melhor, mas ele é pago (tem trial de 30 dias). O grande problema do VMWare são os jogos 3D. Não, não é fácil rodar jogos 3D for Windows no Linux; é muito f. por sinal. Alguns jogos são compilados para Linux, e alguns não são 3D Inclusive OO e os Mozilla têm versão para Windows! Yeah! (Eu prefiro o Opera ao FF, mas gosto é gosto...) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Vinícius Postado Fevereiro 8, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 8, 2005 Eu disse que era iniciante.Foi mal pela informação errada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Nêutron Postado Fevereiro 8, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 8, 2005 Que nada, eu também sou iniciante. E é justamente por isso que temos que nos ajudar para aprender! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Vinícius Postado Fevereiro 8, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 8, 2005 Falando em Wine, já me falaram que os programas rodados atraves dele não tem a mesma perfomance do que no Windows. É verdade isso?Alguém aqui já rodou o Dreamweaver através do Wine? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 tiagomadeira Postado Fevereiro 9, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 9, 2005 É que o Wine é bem difícil de ser configurado... Quem faz um bom config consegue até rodar Warcraft, Counter Strike, etc. mas é complicado.Eu consegui emular o Flash MX. Não tenho o Dreamwaver pra testar, mas acredito que seja possível.3. O Linux 7.0 é bom?O Linux é formado pelo Kernel (a última versão é a 2.6.10 - www.kernel.org), Shell e aplicativos (entre eles o X - modo gráfico). O conjunto disso é uma distribuição. Existem várias distribuições. Algumas antigas e ainda conhecidas são Slackware, Debian, Red Hat, Mandrake e Conectiva, mas existem inúmeras. Aqui no Brasil, tem o Kurumin que o pessoal iniciante gosta bastante. Eu adoro o Slackware, que tem uma fama de ser um pouco difícil mas também não é tão assim. Cada um escolhe a sua devido a sua necessidade. Ultimamente eu estive testando o Debian que também é bem interessante.Considerando que você está iniciando, sugiro uma das seguintes:- Debian BR CDD- Kurumin- Conectiva... mas sinta-se a vontade pra escolher a que quiser e pode perguntar o que for necessário.4. Fale programas famosos do LinuxXMMS: Reprodutor de música (na minha opinião superior/mais prático e eficiente do que Winamp, WinMediaPlayer, etc.)Xchat: Cliente IRCaMSN: Cliente MSNLicq: Cliente ICQGaim: Cliente AIMKDE, Gnome, WindowMaker, Fluxbox: Gerenciadores de janelas bastante usados.Gimp: Alguns comparam com Photoshop (embora eu não ache que seja tão bom quanto)F4L: Um "Flash for Linux" que está em desenvolvimentoOpenOffice: Um "Office" para Linux.Samba: Programa que consegue fingir "ser um Windows", entrando em redes Windows compartilhando, imprimindo, etc.Mplayer, Kaffeine: Programas utilizados para assistir vídeos.Mozilla Firefox: Sem dúvidas, o melhor browser. Uso e recomendo para o Linux e para o Windows. Não é como certos browsers que não interpretam XHTML nem CSS válido Mozilla Thunderbird, Evolution, Kmail, Mutt, Pine: Ótimos clientes de e-mail.Tem alguns programas que rodam no Windows e no Linux, como o Acrobat Reader (mesmo alguns não sabendo e/ou preferindo usar XPDF, Kghostview, etc)Espero ter ajudado. É sempre legal ter um novo membro na comunidade Linux e espero que utilize, goste e divulgue este excelente sistema operacional desenvolvido por uma grande comunidade e muito superior a alguns por aí... Falou... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Nêutron Postado Fevereiro 10, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 10, 2005 pra rodar jogos tb tem o winex... bem configurado ele pode rodar um monte de títulos, mas o processador tem que ser bom, porque ele tem que transformar as instruções directx em instruções opengl (e não é a coisa mais fácil do mundo, consome um pouco de processamento) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 KingOfGod Postado Fevereiro 10, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 10, 2005 A Linux esta cada vez mais proxima do publico amador das novas tecnologias deixou de ser so para experts... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Denis Bittencourt Muniz
Olá galera!Tudo bem?
Eu gostaria saber algumas coisas sobre Linux, porque sou iniciante:
1. O que é Wine?
2. O código do fonte fica aberto para o usuário alterar?
3. O Linux 7.0 é bom?
4. Fale programas famosos do Linux
5.. Existe emulador de Windows para Linux?
Falow galera
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
8 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.