Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Vb.net


alexandremanowar

Pergunta

Estou trabalhando em uma empresa e os caras vão começar a usar vb.net, o visual studio.net é muito cara é possível comprar apenas o cd com vb.net, se for possível quantos cds são e se os esquema de ado.net vem todo completo nesse(s) cd(s)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posts Recomendados

  • 0
Estou trabalhando em uma empresa e os caras vão começar a usar vb.net, o visual studio.net é muito cara é possível comprar apenas o cd com vb.net, se for possível quantos cds são e se os esquema de ado.net vem todo completo nesse(s) cd(s)?

Sim, você pode comprar o Visual Basic .NET Standard (foi esse que eu comprei). Ele vem com Visual Studio .NET, mas você só pode utilizar o VB.NET no mesmo (o C# e o C++ você pode utilizar somente pela linha de comando). São 4 CDs (3 do VB.NET e 1 para atualização de componentes do Windows) e custou duzentos e alguma coisa (reais) na Brasoftware.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
só uma perguntinha:

o compilador do vb.net tem uma interface melhor/igual ao vb6?

eu nem conheço vb.net, se vocês acham melhor postem uma vantagem

quem sabe eu migro pro vb.net wink.gif

falou

O compilador do VB.NET pode ser usado a partir da linha de comando ou através do ambiente do Visual Studio .NET. Comparando com o ambiente do VB6, o ambiente do Visual Studio .NET é bastante semelhante. Quantos às diferenças entre o VB6 e o VB.NET dê uma procurada no fórum, pois já houveram diversos posts acerca disso.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O compilador do VB.NET é gratuito e vem junto com o .NET Framework. Você pode criar programas com o bloco de notas se quiser. Mas uma IDE facilita o trabalho, e é isso que o Visual Studio .NET é: simplesmente uma IDE pra ajudar na criação de programas.

Você pode utilizar tambem o SharpDevelop (http://www.sharpdevelop.net). Uma IDE gratis pra C#, VB.NET e C++.NET e open source... ainda estão implementando algumas coisas como debugger integrado, mas ele funciona legal. Sou mais ele que o VS.NET.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

também concordo com o Natan, hj em dia o negocio é economizar nenhuma empresa quer ou pode gastar dinheiro sem necessidade extrema,o mercado de trabalho esta muito competitivo e se você souber programar com ferramentas open source

alem do pessoal da sua empresa gostar de você por estar fazendo ela economizar

você ta tendo a chance de aprender mais e outra não fique preso a ferramenta de programação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

IDE = Integrated Development Environment, ou seja, um ambiente de desenvolvimento que integra ferramentas que facilitam a programação.

Visual Basic .NET é uma linguagem de programação, e como linguagem, ela não vem com IDE nenhuma. O compilador de VB.NET faz parte do .NET framework e é gratuito, ou seja, pra se programar em VB.NET, tudo que você precisa fazer é baixar o .NET Framework de graça no site da microsoft e começar.

Agora "Visual Basic .NET 2003 Standard" é um produto da microsoft, uma versão reduzida do Visual Studio .NET 2003 Professional para programar apenas com VB.NET. Este produto sim é uma IDE pra facilitar o desenvolvimento de programas nessa linguagem, já que criar tudo no bloco de notas tomaria muito tempo. E ele vem com o mesmo .NET Framework que você baixaria na internet, e ele vai instalar ele antes de instalar a IDE.

A IDE serve apenas pra te ajudar a programar, organizando seu codigo em projetos, tendo um editor com code completion, syntax highlightning, facilitando a compilação e etc, o Framework e a linguagem é exatamente a mesma, e isso independe de qual IDE você vai utilizar.

A IDE da microsoft por ser feita pela propria empresa que promove a linguagem, é bem mais completa, tem mais suporte de outras empresas (com addins, extensoes, etc).

O SharpDevelop foi criado por um time de programadores (patrocinado por uma empresa) como uma alternativa open source ao Visual Studio .NET, ou seja, se o framework é gratuíto e a plataforma é gratuita, porque alguém deveria ter que pagar pra poder criar algo em .NET? Ele tem muitos recursos legais que o VS.NET não tem, mas ainda falta um debugger integrado (que já está sendo providenciado pra versão 2.0).

Faça um teste... Pra aprender a programar em VB.NET você pode utilizar perfeitamente o #D, mas em geral os responsaveis pela programação em empresas preferem se fixar com o VS.NET porque já é um "padrão" e é microsoft. Questão de gosto, eu apesar de ter que trabalhar com VS.NET, em casa ainda uso o #D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

tem sim MadPatryk... quando você criar um projeto novo, escolhe um projeto Windows Forms (talvez esteja escrito Formulario se o seu estiver em portugues).

O proceso é identico ao VisualStudio, já que o Form Designer é o mesmo que é incluso no .NET.

A unica coisa que falta mesmo é um debugger incluso, de resto ele ta legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

po kras, eu não sei si eu sou muito burro, parece que sim...

mas eu não to conseguindo por no design mode...

eu já criei os arquivos no layout "formulario", tanto como em VB como em outros... e tanto como aplicação aspx quanto do programa... e nada!!!

desculpa a ignorancia, mas aonde especificamente é?

ah, natan, é que também eu nunca usei vbnet... não sei no #develop e menos ainda no vbnet!!! heheh

valeus galera

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
po kras, eu não sei si eu sou muito burro, parece que sim...

mas eu não to conseguindo por no design mode...

eu já criei os arquivos no layout "formulario", tanto como em VB como em outros... e tanto como aplicação aspx quanto do programa... e nada!!!

desculpa a ignorancia, mas aonde especificamente é?

ah, natan, é que também eu nunca usei vbnet... não sei no #develop e menos ainda no vbnet!!! heheh

valeus galera

[]'s

Aqui no meu também não aparece isso não. unsure.gif Qual a versão que vocês estão utilizando? Eu estou aqui com a Fidalgo 1.0 RC1.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Mas vocês complicam hein? taí um passo a passo.. o proceso é bem semelhante ao VS.NET, a diferença é o modo como ele organiza as barras de componentes só, mas isso você pode arrastar e arrumar como quiser.

O designer do #D é o mesmo do VisualStudio, já que o .NET fornece as classes do Root Designer pro windows forms, e funciona do mesmo modo, ele depende do seu código estar no formato correto e com os métodos corretos pra poder gerar a tela, então qualquer erro que você ver ao alternar proo designer ai aconteceria tambem no VS.NET.

1. Crie um projeto novo de Windows Forms: user posted image

2. Veja que em baixo da janela do código aparece duas tabs, "Source" e "Design". Clique em "Design" pra alternar.

user posted image

3. Selecone a barra "Tools" no painel da esquerda, e depois selecione Windows Forms na lista, e você verá os componentes.

user posted image

Falando nisso, parece que o .NET 2.0 tem um root designer pra ASP.NET, então parece que o #D 2.0 vai ter suporte a asp.net igual o vs 2005.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

NATAN!!! HELP!!!

hehe

po cara, olha só a imagem abaixo

user posted image

não mostra o Coder/Design la embaixo...

por isso que eu não to sabendo como!!!

não é possivel que eu fosse tão burro em não ver essas tabs...

heheh

mas o lance é esse cara, no meu, não tem essas tabs...

sera que eu fechei ela sem querer?

si for isso, como que eu faço pra ela voltar?... eu tentei ver em editar/ferramentas, mas não é...

vlwz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

OPa.. sobre esse negócio de não ver as tabs em baixo, sinceramente eu vo ficar devendo. Um amigo meu me mostrou iso no micro dele, e não faz sentido, a instalaçção é a mesma...

Eu vou dar um chute: você tem o SDK instalado? o SharpDevelop roda só com o runtime, mas o SDK é necessário pra fazer algumas coisas. Pode ser que sem o SDK não apareça o designer, já que faz sentido o root designer ser incluido só no sdk.

qualquer coisa dá um toque!

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu fiz o download do SharpDevelop_1.0.3.1768_Setup, tentei instalar mas ele deu a mensagem que eu preciso do .Net framework onde eu baixo ele? fora ele é preciso mais alguma coisa? Como falei no inicio estou iniciando nessa área estou com os cds do studio.net, mas se tem uma ferramenta free prefiro usar ela.

Teria problema se eu instalar o studio.net e o SharpDevelop? Gostaria de testar os dois

Vocês podem me dar essa força?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

MadPatryk, o .NET que você baixa (chamado simplesmente de .NET Framework) é o ambiente de execução do .NET. Pra rodar aplicações .NET, você precisa desse pacote ainda.

Já o SDK (Software Development Kit / Kit de Desenvolvimento de Software) é um pacote com algumas ferramentas e bibliotecas extras necessárias para desenvolver programas. O SDK tambem vem com a documentação do .NET que é extremamente necessária pra fazer qualquer coisa em .NET.

E pra vocês que vão começar a desenvolver em .NET, por favor, aprendam a usar o manual, procurem as coisas nele antes. 90% das dúvidas da pra tirar lendo.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

é cara, eu vi no site da microsoft a descrição doq é o SDK e vim correndo aki postar!!! mas você já tinha tomado frente!!! heheh

sobre as duvidas... po, malz cara... malz mesmo, mas é que eu pensei que o .net não tinha esse manual, como eu mesmo disse, eu nem sabia da existencia do SDK...

mas vlw pela dica...

e sobre o #D, deve ser esse mesmo o problema...

vo ver aki..., vou até reinstalar o #D...

qualquer coisa eu posto...

valeus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...