Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0
Sign in to follow this  
Ceh

Fazer Banco Em Oracle

Question

Pessoal, vocês conhecem algum tutorial para fazer (criar) o bd no oracle?!?

Eu já sei muitas funções de Oracle, mas num sei o que eu acho primordial criar o banco, porque sem o banco eu num crio tabelas não é??!?!?

Bom se alguém souber...

[ ]'s

6 answers to this question

Recommended Posts

• 0
Guest Joe

############################################################################################

# Compartilhe conhecimento. #

# Este é o verdadeiro sentido do crescimento. #

############################################################################################

0- O primeiro passo é copiar uma pasta de um banco já existente em C:\oracle\admin

, Copie com as subpastas, e limpe-as , exceto a pfile.Na pasta pfile,coloque o

arquivo init.ora do seu banco. Caso esteja copiando o arquivo,também pode acessá-lo e então mudar o nome do banco.

0.1 - EM C:\oracle\oradata crie uma pasta com o nome do seu banco.

1 - no cmd digite SET ORACLE_SID=DBJOE

2 - verificar se a variável oracle_home está setada como variável de ambiente.Painel de controle, botão direito em SISTEMA.

Guia Avançado,variáveis de sistema, e verifique se existe o ORACLE_HOME, e se ele está setado da maneira

correta.

3 - no CMD oradim -new -sid DBJOE -intpwd oracle (neste comando é criado o arquivo de senha(pwd) e a instancia(serviço))

4 - sqlplus "sys/oracle as sysdba" --> COM AS ASPAS

6 - startup nomount PFILE='C:\oracle\admin\DBJOE\pfile\initjoe.ora' -- colocar em /admin/dbname/pfile/init.ora

7 - Certifique-se que a tablespace de undo indicada no init.ora é a mesma indicada

no create database do seu banco. Executa script @C:\Scripts\createdbjoe.sql

8 - Executar com o privilégio "sys as SYSDBA", provavelmente você já estará logado:

@c:\oracle\ora92\rdbms\admin\catalog.sql Aqui são criadas as views de dicionario de dados mais usadas.

@c:\oracle\ora92\rdbms\admin\catproc.sql executa todos os scripts necessários no. servidor para suporte ao PL/SQL

9 - Conectar como SYTEM

CONN SYSTEM/ORACLE (CONN USUÁRIO/PASSWORD) ---> se não conseguir se logar vá para o passo 10

10 - Executar: @c:\oracle\ora92\sqlplus\admin\pupbld.sql as vezes ao se logar ocorre um erro, então rode este script.

11 -Se não conseguir se logar, conecte-se como sys (conn sys/oracle as sysdba):. Neste caso sem aspas.

<====== criar tablespace -- create tablespace data

datafile 'c:\oracle\oradata\DBJOE\data.dbf' size 50m

extent management local uniform size 1m;

12 - create tablespace indx datafile 'c:\oracle\oradata\dbjoe\indx.dbf' size 50m autoextend on extent management local;

13 - create spfile from pfile='C:\oracle\admin\DBJOE\pfile\initjoe.ora';

14 - CREATE TABLESPACE USERS DATAFILE 'C:\oracle\oradata\DBJOE\Users.dbf' SIZE 500M REUSE AUTOEXTEND ON MAXSIZE UNLIMITED;

16 - no caminho C:\oracle\ora92\network\admin entre nos arquivos listener.ora e tsname.ora. Provavelmente já existe algum banco criado, é só copiar a informação. Se isso não for feito, você não conseguirá

se conectar no banco.

15 - Criar o usuário scott e todas as suas tabelas.

Antes mudar no arquivo o parametro CONNECT SCOTT/[email protected] lembre-se de indicar o nome do seu bancoo

@ C:\oracle\ora92\rdbms\admin\scott.sql

Só para testar se realmente foi criado: SELECT TABLE_NAME FROM DBA_TABLES WHERE OWNER='SCOTT';

• 0
Pessoal, vocês conhecem algum tutorial para fazer (criar) o bd no oracle?!?

Eu já sei muitas funções de Oracle, mas num sei o que eu acho primordial criar o banco, porque sem o banco eu num crio tabelas não é??!?!?

Bom se alguém souber...

[ ]'s

É só comandar.

CREATE DATABASE nomedobanco;