Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Vbmaniacos Me Ajudem!


eugeniots

Pergunta

Caros amigos, estou desenvolvendo um software para ajudar a escola na qual estou fazendo um trabalho voluntário, pelo projeto Escola da Família, não trabalho com VB há muito tempo e estou com algumas dúvidas, claro que nem todas irão ser sanadas aqui, porém, as que foram já me ajudarão muito mesmo.

Desde já muito obrigado.

1) Calculo de idade pela data de nascimento. Ex, tenho um text onde entraremos com a data de nascimento e um label que apresentara a idade, isso para trabalharmos a faixa etaria.

2) Carregar informacoes de uma tabela em um combo box. Exemplo: Um combo chamado professores, ao clicar neste combo exibir a listas dos professores existentes, que foram incluidos no banco.

3) relacionar o combo professores com um data grid ou flex (tanto faz), de forma que ao selecionar o professor eu veja os alunos daquela turma.

4) um determinado aluno deseja mudar de turma, hoje eu deleto ele do banco e incluo novamente, mas perco o historico, eu gostaria de alguma forma de migra-lo para a nova tabela.

5) Preciso fazer um controle de presenca, como estou usando grid, como vou usar o check? ou tem outra alternativa melhor?

6) incluir foto 3x4 do aluno em seu cadastro.

7) Como gerar um codigo de cadastro aleatorio.?

8) temos o cadastro de alunos e o cadastro de atividades, quando um determinado aluno faz a opcao por uma atividade eu gostaria de selecionar em um combo ou mesmo fazer um pesquisa pelo seu codigo ou documento e efetivar a matricula por este dado, sem ter que digitar tudo novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Colega, no caso de datas faça o seguinte:

lbldata=DateDiff(interval, date1, date2) Calcula a diferença entre datas

Exemplo: lbldata = DateDiff(d, Now, "12/05/96")

Obs.: lbldata seria a sua label

---------------

Combobox

cboprofessores.additem "tbprofessores("nome") ' estou utilizando no método DAO

' tbprofessores (nome da sua tabela)

' ("nome") campo que contém o nome da sua tabela

Algumas propriedades da combo:

Style: Escolhe o tipo de Caixa de Combinação que será usado no formulário:

0 - Dropdown Combo: é a opção padrão do Objeto. Aqui pode-se digitar qualquer nome na área de digitação, clicar a seta para baixo e escolher qualquer um dos itens que ele será automaticamente inserido na área de texto.

1 - Simple Combo: Caixa de Combinação simples. Aparece em destaque a área de edição de texto, onde podemos digitar algum item; ou selecionar qualquer um que esteja na caixa de lista, que será inserido na área de texto. O botão em forma de seta para baixo não existe neste tipo de ComboBox. Se aumentarmos o tamanho da Caixa de Combinação na vertical, aparecerá a lista e esta ficará fixa. Caso deixamos ela somente do tamanho da área de texto, então a lista não aparecerá, e se quisermos saber quais nomes existe teremos que apertar no teclado a seta para baixo ou para cima, para que os itens existentes dentro da Lista apareçam.

2 - Dropdown List: Neste tipo de Caixa de Combinação o usuário pode somente escolher um item relacionado na lista, não podendo digitar nada. A área de texto não aceitará digitação.

Text: Nesta propriedade digita-se um texto que ficará, como padrão, fixo na área de texto na caixa de combinação. Geralmente deixa-se em branco. Pode-se usar essa propriedade também, em tempo de execução, para saber qual texto o usuário digitou ou selecionou.

-----------------------------

Para utilizar o DBRIG consulte http://www.macoratti.net/vb_dbgt2.htm . Você poderá obter informações detalhadas.

Sou novato em VB, mas espero poder ter ajudado

Um abraço

biggrin.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Para calcular a idade você pode usar essa função:

Private Function calcula_idade(nascimento As Date) As String

Dim dias As Single

Dim anos As Integer

Dim meses As Integer

Dim resto As Integer

dias = DateDiff("d", CVDate(nascimento), Now)

anos = Int(dias / 365)

resto = dias Mod 365

meses = Int(resto / 30)

dias = resto Mod 30

calcula_idade = anos & " anos " & meses & " mes(es)

End Function

-----------------------------

Você está querendo inserir a foto dos alunos no BD, você está usando o Access?

Se você estiver, insira um campo tipo Objeto OLE e no VB você pode utilizar um objeto OLE para exibir as fotos do seu Banco de Dados

--------------------------------

Quando você vai fazer o cadastro de atividades de um aluno, você pode fazer o seguinte:

Primeiro você selecionará a atividade e depois o aluno ? Neste caso talvez seria interessante você listar os nomes dos alunos em um combo ou em uma listbox. Depois de selecionado o nome em um destes objetos, você pode fazer uma função que procure o código do aluno e guarde este código em um campo da tabela de matrícula do aluno, algo +ou- assim:

tbaluno.seek ("="), nomedoaluno

if tbaluno.nomatch = false then

variavel = tbaluno("codigo")

end if

' O nome selecionado na listbox ou combo será armazenado na variável ou no campo do seu Banco de Dados.

smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...