Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Derivada

Guest rickab7

Pergunta

Guest rickab7

E ai pessoal td bom??...

queria ver c vocês podem me ajudar + uma vez...

to precisando fazer um progama que faça a derivada.....

derivada 3x^2 + 3x + 1

fica assim 6x + 3

porque??

porque você pega o espoente e multiplica vezes a base ou seja 3x^2, 2x3=6...depois você pega esse espoente e sobtrai menos um ficando assim 6x....

3x ficou 3 porque como não tem espoente é 1...1x3=3

O 1 desapareceu porque não tem x e nem espoente.....

galera eu preciso fazer esse programa...+ não to conseguindo fazer...eu faço uma string e pesso para o usuario digitar a função ... mais na hora da busca da erro....

c alguém puder me ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

eu acho que pra você fazer isso o ideal seria pedir para o usuário, quando ele for inserir a função, inseri-la de forma completa.... exemplo:

3x^3 + x +2

3x^3 + 0x^2 + 1x^1 +2x^0

ai você vai lendo os termos de um em um....... perceba que todos os termos são compostos por um multiplicador, o x^ e o expoente.... ai você tem um padrão..... (eu não sei direito como ler isso em virtude da variavel X, ainda estou começando no C).........

Ah, acho que a primeira coisa a ser feita depois de pedir pro usuário inserir a função é contar quantas vezes o "x^" se repete..... ai você sabe o número de termos........ facilita um pouco as coisas.........

ai depois de ler você vai fazendo a operação, termo a termo.........

if (expoente==1)

printf("%d = 0\n",multiplicador*expoente);

else if (expoente !=0)

printf("%dx^%d + ",multiplicador*expoente,expoente-1);

algo mais ou menos assim.........................

Link para o comentário

• 0
Guest rickab7

Cara consegui...putz..rodo d boa...ai depois fiz mais uns negocio...valeu pela ajuda...c você quiser eu mando pro seu e-mail pra você ver como eu fiz

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...